Portal:Zâmbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Zâmbia
Flag of Zambia
Flag of Zambia
Location on the world map

Zâmbia (AFI[ˈzæmbɪə]), oficialmente conhecida como República da Zâmbia, é um país sem costa marítima da África austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Maláui, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. Sua capital é Lusaca, localizada no sudeste do país. A população concentra-se principalmente em torno da capital e de Copperbelt, a noroeste.

Zâmbia foi habitada há milhares de anos por caçadores-coletores e tribos migratórias. Após visitas esporádicas por exploradores europeus a partir do século XVIII, a Zâmbia foi gradualmente reivindicada e ocupada pelos britânicos como protetorado da Rodésia do Norte no final do século XIX. Em 24 de outubro de 1964, o protetorado ganhou a independência com um novo nome derivado do rio Zambezi que flui através de Zâmbia. Após a independência do país mudou-se para um sistema unipartidário com Kenneth Kaunda como presidente. Kaunda dominou a política da Zâmbia até as eleições multipartidárias que foram realizadas em 1991.


 ver · editar Artigo em destaque

O lago Kariba é um grande lago artificial na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, sobre o rio Zambeze. Nasceu com a construção da barragem de Kariba, realizada pela empresa italiana Torno Internazionale SpA, entre 1955 e 1959. O fecho da barragem ocorreu em 2 de Dezembro de 1958, e a data oficial do enchimento foi 22 de Janeiro de 1959.

O lago tem 220 km de comprimento e até 40 km de largura, cobrindo uma área de 5 400 km². A sua profundidade média é de 31 m e máxima de 78 m. Inclui 190 ilhas do Zimbábue e 103 da Zâmbia, com o total das ilhas a cobrir cerca de 147 km² e 604 km de litoral.


 ver · editar Você sabia…
Did you know?

...que a língua oficial da Zâmbia é o inglês, porém entre 43 e 73 idiomas são falados?

... que em 1964 a Zâmbia tornou-se o primeiro país a mudar seu nome e bandeira entre a abertura e encerramento de uma Olimpíada? O país entrou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964 como Rodésia do Norte e partiu na cerimônia de encerramento como Zâmbia em 24 de outubro, o dia que a independência foi formalmente declarada.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Mapa tribal e linguístico da Zâmbia

 ver · editar Imagem selecionada

A ponte ferroviária entre a Zâmbia e o Zimbábue em Cataratas Vitória.


 ver · editar Biografia selecionada

Levy Patrick Mwanawasa (Mufulira, 3 de Setembro de 1948Paris, 19 de Agosto de 2008) foi um advogado, político e presidente de Zâmbia.

Mwanawasa nasceu em Mufulira, e foi o segundo de 10 irmãos. Formou-se em direito pela Universidade da Zâmbia, e trabalhou para várias firmas de advogados de 1974 a 1978, quando criou o seu próprio escritório, Mwanawasa & Company. Em 1985, Mwanawasa foi nomeado Procurador-Geral no governo zambiano, regressando à atividade privada em 1986. O Presidente Frederick Chiluba nomeou-o vice-presidente em Dezembro de 1991.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia
Zâmbia no Commons Zâmbia no Commons
Imagens e mídia
Zâmbia no Wikcionário Zâmbia no Wikcionário
Definições
Zâmbia no Wikilivros Zâmbia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Zâmbia no Wikinotícias Zâmbia no Wikinotícias
Notícias
Zâmbia no Wikiquote Zâmbia no Wikiquote
Citações
Zâmbia no Wikisource Zâmbia no Wikisource
Biblioteca
Zâmbia na Wikiversidade Zâmbia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar