Saltar para o conteúdo

Frederico Chaves Guedes: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 29: Linha 29:
}}
}}


'''Frederico Chaves Guedes''' <ref name="fluoficial" />, mais conhecido como '''Fred''' ([[Teófilo Otoni]], [[3 de outubro]] de [[1983]]), é um [[futebolista]] [[brasil]]eiro que atua como [[atacante (futebol)|atacante]]. Atualmente, joga pelo [[Fluminense FC|Fluminense]].
'''Frederico Chaves Guedes''' <ref name="fluoficial" />, mais conhecido como '''Fred''' ([[Teófilo Otoni]], [[3 de outubro]] de [[1983]]), é um [[futebolista]] [[brasil]]eiro que atua como [[atacante (futebol)|atacante]]. Atualmente, joga pelo [[Fluminense FC|Fluminense]].Insatisfeito com sua mulher tentou procurar homens no Rio de Janeiro


== Carreira ==
== Carreira ==

Revisão das 23h25min de 8 de julho de 2012

Fred
Informações pessoais
Nome completo Frederico Chaves Guedes
Data de nascimento 3 de outubro de 1983 (40 anos)
Local de nascimento Teófilo Otoni (MG),  Brasil
Altura 1,85 m [1]
Destro
Apelido Fred, Fredgol, O Predestinado
Informações profissionais
Clube atual Brasil Fluminense
Número 9
Posição Atacante
Site oficial http://www.fredgol.com/
Clubes de juventude
20012003 Brasil América Mineiro
Clubes profissionais2
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
20032004
20042005
20052009
2009
Brasil América Mineiro
Brasil Cruzeiro
França Olympique Lyonnais
Brasil Fluminense
0051 000(45)
0071 000(53)
0126 000(41)
0128 000(86)
Seleção nacional3
2005 Brasil Brasil 0018 0000(6)


2 Partidas e gols totais pelos
clubes, atualizadas até 8 de Julho de 2012.
3 Partidas e gols pela seleção nacional estão atualizadas
até 1 de Março de 2012.

Frederico Chaves Guedes [1], mais conhecido como Fred (Teófilo Otoni, 3 de outubro de 1983), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Fluminense.Insatisfeito com sua mulher tentou procurar homens no Rio de Janeiro

Carreira

América Mineiro

Começou sua carreira no América-MG, em 2003, após passar pelas categorias de base. Ainda neste mesmo ano, Fred, ainda pouco conhecido, chamou a atenção do país ao marcar o gol mais rápido da história do futebol brasileiro, num chute do meio-de-campo aos três segundos da partida entre o América e o Vila Nova, de Goiânia, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Era o gol mais rápido da história do futebol mundial até 7 de novembro de 2009, quando o árabe Nawaf al Abed marcou aos dois segundos do jogo contra o Al Shoalah, pela Copa do Príncipe Faisal bin Fahad Sub-23.

Cruzeiro

Notando o destaque de Fred num clube do mesmo estado, o Cruzeiro o contratou em meados de 2004.

Com a camisa celeste, o atacante participou de 28 jogos e foi o principal goleador do time no Campeonato Brasileiro, com 14 gols. Marcou ainda 2 gols na Copa Sul-Americana.

No ano seguinte, foi artilheiro do Campeonato Mineiro com 14 gols e da Copa do Brasil com 15 gols, sendo o recordista do número de gols em uma única edição do torneio. No Campeonato Brasileiro marcou 12 gols, totalizando 57 gols em sua passagem pelo clube.

Com todo esse currículo, o artilheiro conquistou a admiração da torcida cruzeirense e se tornou um grande ídolo contemporâneo do clube. A recíproca também é verdadeira, o que pode ser atestado por uma declaração do atleta em 14 de fevereiro de 2009:

Lyon

Em 2005, suas boas partidas lhe renderam uma transferência de 15 milhoes de euros para o Lyon, time da Ligue 1 francesa, onde atuaria ao lado dos brasileiros Juninho Pernambucano e Cris, que também viriam a ser convocados para a Copa do Mundo de 2006.

No Lyon, participou da campanha de três títulos da Ligue 1, que fizeram o clube tornar-se heptacampeão nacional de forma consecutiva. Fred era titular absoluto do time até meados de 2007, época do surgimento do craque francês Karim Benzema, que foi promovido como uma das grandes promessas das categorias de base do clube e assumiu a vaga que era do brasileiro quando este se lesionou.

Seu relacionamento conturbado com a diretoria e os técnicos da equipe francesa, aliado a grande fase de Benzema, impediram que seu futebol brilhasse ainda mais na Europa, e Fred saiu do Lyon de forma polêmica em 2009.

Fluminense

Neste mesmo ano, Fred acertou sua transferência para o Fluminense. Insatisfeito no antigo clube, o Lyon, devido ao fato de ser reserva, declarou que queria sair do clube antes do término do contrato, em maio. O presidente do Lyon, Jean-Michel Aulas, dificultou sua ida para o clube carioca. Mesmo assim, a vontade de Fred falou mais alto, e ele então assinou contrato com o clube por cinco anos.

Fred marcou dois gols logo em sua estreia pelo Fluminense, no dia 15 de Março, na vitória por 3-1, sobre o Macaé. Em julho de 2009, o jogador sofreu uma grave lesão muscular na região da virilha, ficando quase três meses em recuperação.[3][4] Ao retornar aos gramados, em outubro, o artilheiro comandou a equipe em uma série invicta de dez partidas pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa Sul-Americana (entre 10 de outubro e 15 de novembro), mantendo um média de um gol por partida.[5] O jogador foi considerado a peça principal no rendimento da equipe, ajudando esta a escapar do rebaixamento, que poucas rodadas antes parecia improvável, visto que o time tinha 98% de chances de ser rebaixado. A partir deste feito, o Fluminense foi apelidado pela torcida como o "Time de Guerreiros", tendo Fred como o principal líder da equipe.

Em 2010, a equipe deu sequência ao ótimo momento vivido em 2009, e Fred iniciou o ano marcando sete gols em nove jogos pelo Campeonato Carioca e mais seis gols em cinco jogos pela Copa do Brasil, onde o Fluminense terminou eliminado pelo Grêmio na fase quartas-de-final. No segundo semestre, teve a oportunidade de escrever o seu nome na história do Fluminense. Apesar de ter articipado de apenas 14 das 38 partidas do Fluminense na competição, em oposição ao maior nome daquele torneio, também do Fluminense, Conca, que participou de todos os jogos do time. A frustração do ano ficou por conta de uma declaração dada em janeiro, em que prometia fazer 60 gols na temporada, tendo marcado apenas 18.

No ano seguinte, 2011, Fred já iniciou a temporada com destaque, marcando um hat-trick contra o Duque de Caxias. Ao fim do Campeonato Carioca, se tornou artilheiro do torneio com 10 gols, mas viu o Fluminense perder o título para o seu grande arquirrival Flamengo. Novamente fez história na emocionante partida que garantiu a classificação do Fluminense as oitavas-de-finais da Copa Libertadores de 2011. Com apenas 8% de chances de classificação na última rodada, contra o Argentinos Juniors, Fred ajudou o Flu a vencer, marcando dois gols, numa partida que terminou com a vitória de 4-2 e garantiu a classificação para o Fluminense,[6] que necessitava vencer exatamente pelos dois gols de diferença, além de torcer por combinações de resultados de outras equipes do grupo. Porém, o clube acabou eliminado nas oitavas, após derrota por 4-3 no placar agregado contra o Libertad, do Paraguai,[7] naquela noite que ficou conhecida como uma das piores para o futebol brasileiro na história do torneio continental, já que o Fluminense e mais três clubes do país.

Em agosto, Fred foi flagrado alcoolizado após ter consumido mais de 60 doses de bebida em um bar no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Curiosamente após a repercussão do caso o desempenho do atleta no restante do ano foi bastante superior ao que vinha sendo apresentado.

No dia 13 de outubro de 2011, marcou o gol de número 200 na carreira, de bicicleta, no jogo contra o Coritiba, válido pelo Campeonato Brasileiro.[8]

No dia 16 de novembro na partida contra o Grêmio, na qual o Fluminense perdia em duas ocasiões do jogo, Fred faz 4 gols e o Fluminense vence a partida por 5-4 em uma atuação de gala do atacante. Já no jogo seguinte, dia 20 de novembro, Fred fez 3 dos 4 gols marcados na vitória do Fluminense por 4-0, no Orlando Scarpelli, o que garantiu a vaga antecipada do Fluminense na Taça Libertadores da América.

Com os 22 gols marcados em 25 jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2011 (média de 0,88 gol por partida), Fred tornou-se o maior artilheiro do Fluminense em uma única edição do Campeonato Brasileiro.

Seleção Brasileira

Ele tem 15 partidas com a Seleção Brasileira, entre os mais marcantes, os amistosos contra a Guatemala, em 27 de Abril de 2005, e contra os Emirados Árabes Unidos, em 12 de Novembro de 2005. Neste jogo contra os Emirados Árabes Unidos, Fred marcou dois gols depois de entrar na etapa final da partida, e contra a Rússia, marcou um gol, mas foi anulado. Dos 15 jogos, 5 foram na Copa do Mundo de 2006, 4 pela Copa América 2011 e outros 6 jogos através de amistosos.

Copa do Mundo de 2006

Mesmo com pouco tempo na Seleção, em 15 de Maio de 2006, Fred foi um dos 23 jogadores convocados pelo técnico Carlos Alberto Parreira para jogarem a Copa do Mundo de 2006. Foi reserva da dupla Adriano e Ronaldo, juntamente com Robinho.

Fred marcou o seu primeiro gol em Copas do Mundo na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Austrália, no dia 18 de Junho de 2006, quando entrou aos 41 minutos do segundo tempo e aos 43, dois minutos após entrar em campo, marcou o segundo gol brasileiro.

Pós-Copa

Depois da Copa, foi convocado pelo técnico Dunga para integrar o time da Copa América de 2007, onde o Brasil foi campeão. Após este torneio, porém, não foi mais convocado pelo treinador.

A volta à Seleção Brasileira

Em 19 de maio de 2011, devido a suas boas atuações pelo Fluminense, retornou à Seleção Brasileira após quase quatro anos, agora sob o comando de Mano Menezes, para dois amistosos visando montar o grupo para a Copa América de 2011, que acontece no mês seguinte.[9] No segundo jogo da seleção no torneio, contra o Paraguai, Fred entrou no segundo tempo da partida substituindo Neymar. O Brasil perdia por 2-1 até os 44 minutos do segundo tempo, quando ele marcou o gol de empate, salvando o Brasil de um vexame.[10] O Brasil terminou eliminado nas quartas-de-final, exatamente contra o Paraguai, após desperdiçar todas as cobranças na disputa por pênaltis, inclusive a de Fred.

Estatísticas

Até 28 de Fevereiro de 2012.

Clubes

Clube Temporada Campeonato
nacional
Copa
nacional
Copa da
Liga
Competições
continentais¹
Campeonato
estadual
Total
Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols Jogos Gols
América Mineiro 2001
2002
2003 19 7 10 18 29 25
2004 7 2 3 2 12 16 22 20
Total 26 9 3 2 22 34 51 45
Cruzeiro 2004 24 14 1 1 25 15
2005 19 10 9 14 1 0 17 14 46 38
Total 43 24 9 14 1 0 18 15 71 53
Lyon 200506 32 14 1 0 9 2 42 16
200607 20 11 2 0 5 2 27 13
200708 21 7 4 1 2 0 3 0 30 8
200809 15 2 0 0 1 0 4 2 20 4
Total 88 34 4 1 6 0 21 6 119 41
Fluminense

2009 20 12 6 2 6 5 4 3 36 22
2010 14 5 5 6 9 7 29² 18
2011 25 22 5 2 13 10 43 34
2012 1 1 6 7 7 8
Total 59 39 11 8 12 8 32 22 115 78
Total na Carreira 216 106 27 25 6 0 34 14 72 72 356 217

¹Em competições continentais, incluindo a Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e a UEFA Champions League.
²Inclui um amistoso realizado em 2010.

Seleção Brasileira

Ano
Jogos Gols
2005 2 2
2006 5 2
2007 2 0
2011 9 2
Total 18 6

Títulos

Lyon


Fluminense


Seleção Brasileira


Outras Conquistas

Fluminense


Seleção Brasileira

Prêmios individuais

Fluminense

Artilharias

Referências

Campeonato Brasileiro 2011 (22 gols)

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Frederico Chaves Guedes