Situado no interior da península da Indochina, no continente asiático, o Laos (ou Laus), oficialmente República Democrática Popular do Laos, é um país convulsionado por guerras sangrentas ocorridas na segunda metade do século XX, onde as tradições folclóricas e religiosas continuam vivas. Sem saída para o mar, limita-se ao norte com a República Popular da China, a nordeste e a leste com o Vietnã, ao sul com o Camboja e a oeste com a Tailândia e Myanmar. Seus mais de seis milhões de habitantes falam oficialmente o idioma laociano e seguem majotariamente o budismo e crenças animistas. O Laos ocupa uma superfície de 236 800 km2 (2% destes cobertos por água). Tornou-se independente da França em 1953.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, sob a liderança do rei Sisavang Vong, o Laos proclamou o fim do protetorado francês. No entanto, a França apenas em 1949 aceitou alterarar o estatuto do país: primeiro como estado associado da República Francesa e finalmente com o Tratado Franco-Lao em 1953 estabeleceu-se um Laos soberano e independente, mas não estipulou quem iria governar o país. Nos anos que se seguiram, três grupos disputaram o poder: o neutralista sob Príncipe Souvanna Phouma, o partido de direita sob o príncipe Boun Oum de Champassak: e o de esquerda, apoiado pelo Vietnã do Norte, a Frente Patriótica (atualmente chamado de Pathet Lao) sob Príncipe Souphanouvong e o futuro Primeiro-ministro Kaysone Phomvihane.
... em 2010 um Saola (boi selvagem extremamente raro), foi capturado por aldeões do Laos e especialistas da IUCN conseguiram recuperar os seus restos mortais, que é o único intacto conhecido?