Portal:Catar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Qatar)
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Portal Catar

Flag of Qatar.svg

Catar (também escrito Qatar, e mais raramente Quatar ou Katar) é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica. É rodeado por esta extensão marítima, excepto a sul, onde tem pequenas fronteiras terrestres com os Emirados Árabes Unidos e com a Arábia Saudita. Tem fronteiras marítimas com o Irão, a norte, o com o Bahrein, a oeste. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.

O Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou-se emir após depor seu pai, Khalifa bin Hamad al Thani, em um golpe de Estado​​.

Localização do Qatar.

Foi um protetorado britânico até ganhar a independência em 1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas oriundas do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás). Antes da descoberta do petróleo, sua economia era baseada principalmente para a extração de pérolas e comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo pela revista Forbes Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dos Estados Unidos da América e atualmente abriga a sede do Comando Central da superpotência na região.


Recarregue o conteúdo desta página


Artigos selecionados

Mapofqatar1849.jpg

A Guerra barenita-catarense foi um conflito armado que ocorreu entre 1867 e 1868 no Golfo Pérsico. O conflito colocou de lados opostos Bahrein e Abu Dhabi contra o povo de Catar. O conflito foi a mais flagrante violação da trégua marítima de 1835, exigindo a intervenção britânica. Os dois países concordaram com uma trégua, mediada pelo Reino Unido, o que levou a Grã-Bretanha a reconhecer a família real do Catar, Al Thani, como governante semi-independente do Catar. O conflito resultou em destruição em larga escala em ambos os países.


Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada

Modern Doha.jpg

Doha, capital do Catar.


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Catar no Wikinotícias     Catar no Wikiquote     Catar no Wikilivros     Catar no Wikisource     Catar no Wikcionário     Catar na Wikiversidade     Catar no Wikivoyage     Catar no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/CatarWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/CatarWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/CatarWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/CatarWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/CatarWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatarWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatarWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:CatarCommons-logo.svg

Recarregar