Portal:Hong Kong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Flag of Hong Kong.svg Hong Kong Hong Kong SAR Regional Emblem.svg

Bem-vindo ao Portal de Hong Kong

Flag of Hong Kong.svg Hong Kong SAR Regional Emblem.svg
Hong Kong Location.png
Hong Kong in Chinese 2.svg

Hong Kong é uma das duas regiões administrativas especiais (RAE) da República Popular da China (RPC), sendo a outra Macau. Uma Região Administrativa Especial da República Popular da China situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional, é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Com uma área de 1 104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo. A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa e 5% de outros grupos étnicos. A maioria chinesa Han da cidade é originária, principalmente, das cidades de Guangzhou e Taishan, na vizinha província de Guangdong.

Hong Kong tornou-se uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Originalmente confinada à Ilha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon em 1860 e, em seguida, para os Novos Territórios, em 1898. Foi ocupada pelo Império do Japão durante a Guerra do Pacífico, após a qual o controle britânico foi retomado até 1997, quando a China reassumiu a soberania da cidade. Durante a era colonial, a região adotou a mínima intervenção do governo sob o ethos do não intervencionismo positivo. A era colonial teve grande influência na atual cultura de Hong Kong, muitas vezes descrita como o lugar onde o "Oriente encontra o Ocidente", e no seu sistema educacional, que costumava seguir o sistema do Reino Unido até que reformas foram implementadas em 2009.

Sob o princípio do "um país, dois sistemas", Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental. A Lei Básica, a constituição da cidade, estipula que Hong Kong deve ter um "alto grau de autonomia" em todas as esferas, exceto nas relações exteriores e na defesa militar. Embora tenha um sistema multipartidário em desenvolvimento, um pequeno círculo do eleitorado controla metade da sua legislatura. O chefe de governo da cidade é selecionado por um Comitê de Seleção/Eleição com 400 a 1200 membros, durante os primeiros 20 anos.

Como um dos principais centros financeiros internacionais, Hong Kong tem uma grande economia de serviço capitalista caracterizada pelo baixo nível de impostos e pelo livre comércio, sendo que a sua moeda, o dólar de Hong Kong, é a oitava mais negociada no mundo. Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causaram uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do mundo.



Artigo em destaque

O Cinema de acção de Hong Kong é a principal fonte da fama global da indústria de cinema de Hong Kong. Combina elementos do cinema de acção codificado por Hollywood, com as tradições estéticas e de contagem de histórias chinesas, criando uma forma culturalmente distinta que tem, no entanto, um grande apelo transcultural. Em anos recentes, o fluxo inverteu-se um pouco, com filmes de acção norte-americanos e europeus a serem bastante influenciados pelas convenções de gênero honconguesas.

Os primeiros filmes de acção de Hong Kong favoreceram o estilo wuxia, enfatizando o misticismo e a luta de espadas, mas esta tendência foi politicamente suprimida nos anos 30 e substituída por estilos em que se mostrava nos filmes mais kung fu desarmado e realista, frequentemente com o herói popular Wong Fei Hung. Distúrbios culturais do pós-guerra conduziram a uma segunda vaga de filmes wuxia com violência altamente acrobática, seguida pelo aparecimento dos filmes de kung fu mais destemido, pelos quais o estúdio Shaw Brothers se tornou mais conhecido. Os anos 70 viram a ascensão e a morte repentina da superestrela internacional Bruce Lee. Foi sucedido nos anos 80 por Jackie Chan—que popularizou o uso de comédia, acrobacias perigosas, e localizações urbanas e modernas em filmes de acção—e Jet Li, cujas habilidades wushu genuínas apelaram tanto às audiências orientais com ocidentais. O trabalho inovador de cineastas e produtores como Tsui Hark e John Woo introduziram ainda mais variedade (por exemplo, luta com armas, triades e o sobrenatural). Um êxodo de muitas figuras principais para Hollywood nos anos 90 coincidiu com um declínio na indústria.


Você sabia…

... que a Catedral da Imaculada Conceição de Hong Kong foi fundada, oficialmente inaugurada, consagrada e bombardeada pelos japoneses em 8 de dezembro?

... que Hong Kong é composta por uma península e 236 ilhas?

... que Sakai Takashi, general do Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial, foi condenado à morte em 27 de agosto de 1946 por atrocidades cometidas contra civis e soldados rendidos em Hong Kong?


Categorias

Imagem selecionada

Kowloon Nathan Road 2007.JPG
Luzes da cidade de Hong Kong, Nathan Road, Kowloon.


Mapa

Hong Kong Location.svg
Hk-map.png


Mapa de Hong Kong.


Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Hong Kong na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Hong Kong no Wikinotícias     Hong Kong no Wikiquote     Hong Kong no Wikilivros     Hong Kong no Wikisource     Hong Kong no Wikcionário     Hong Kong na Wikiversidade     Hong Kong no Wikivoyage     Hong Kong no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Hong_KongWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Hong_KongCommons-logo.svg

Recarregar