Portal:Reunião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olá, bem-vindo ao
Portal de Reunião

Reunião (em francês: Réunion) é um departamento ultramarino francês insular, no oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar. A ilha principal é uma das duas maiores Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra: a Maurícia. Sua capital é São Dinis. É a ilha mais próspera do oceano Índico, com o maior PIB per capita na região.

Reunião começou a ser habitada durante o século XVII, quando pessoas da França, Madagáscar e África se estabeleceram na ilha. A escravidão foi abolida em 20 de dezembro de 1848 (data celebrada anualmente em Reunião), após a qual os trabalhadores contratados foram trazidos de Tâmil Nadu, sul da Índia, entre outros lugares. A ilha tornou-se um departamento de ultramar da França em 1946.

Como em outros lugares da França, a língua oficial é o francês. Além disso, a maioria da população da região fala a língua crioula da Reunião.

Administrativamente, Reunião é um dos departamentos de ultramar da França, assim como a Martinica, Guadalupe, a Guiana Francesa e a vizinha Maiote. Tal como os outros quatro departamentos ultramarinos, é também uma das dezoito regiões da França, com o estado modificado de região ultramarina e parte integrante da República com o mesmo estatuto que a França Metropolitana. Reunião é uma região ultraperiférica da União Europeia e, como departamento de ultramar da França, faz parte da zona do euro.

Artigo selecionado

Imagem selecionada

Estátua de Mahé de La Bourdonnais em Saint-Denis.

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Categorias relacionadas

Conhece mais de Reunião

Sabias que...


Reunião em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Reunião
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Réunion.
Wikivoyage
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Ilha Reunião

Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais