Portal:Macedónia do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem vindo!



Portal da Macedônia do Norte


Macedónia do Norte


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Macedônia do Norte.

Северна Македонија  • Macedônia do Norte

Bandeira da Macedónia do Norte
Brasão de armas da Macedónia do Norte
Mapa de Localização

A Macedónia do Norte (português europeu) ou Macedônia do Norte (português brasileiro), oficialmente República da Macedônia do Norte (português brasileiro) ou República da Macedônia do Norte (português europeu), é um país balcânico que até 1991 fazia parte da Jugoslávia socialista. A Macedônia do Norte ingressou nas Nações Unidas em 1993 com o nome Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM) (português europeu) ou Antiga República Iugoslava da Macedônia (ARIM) (português brasileiro).

Um país sem litoral, a Macedónia do Norte faz fronteira com o Cosovo ao noroeste, com a Sérvia ao norte, com a Bulgária ao leste, com a Grécia ao sul e com a Albânia a oeste. Constitui aproximadamente a terceira maior região geográfica da Macedónia, que também inclui as partes vizinhas do norte da Grécia e uma parcela menor na Bulgária. A sua capital é a cidade de Escópia, que também é sua maior e mais populosa cidade, e outras cidades importantes da nação incluem nomeadamente Bitola, Prilepo, Tetovo, Gostivar, Kumanovo, Ohrid, Veles, Štip e Estrúmica. A Macedónia do Norte é frequentemente chamada de terra de lagos e montanhas. Há mais de 50 lagos naturais e artificiais e 16 faixas de montanhas superiores a 2.000 m acima do nível do mar.




Cidades da Macedónia do Norte

Imagem selecionada

Svetinaum.jpg
O mosteiro ortodoxo medieval de Santo Naum, no Lago Ohrid.

Artigos selecionados

Ohrid prespa nasa.jpg

Lago de Ocrida ou de Ócrida (em albanês: Liqeni i Ohrit; em macedônio/macedónio: Охридско Езеро; transl.: Okhridsko Ezero), também menos comumente chamado Acrida, é um lago no sudoeste da fronteira Albânia-Macedónia do Norte, e que tem uma área de 358 km². É o lago mais profundo dos Bálcãs (288 m de profundidade), e também um dos mais antigos do mundo, com o lago Titicaca e o lago Baikal.

Alimentado pelo lago Prespa, situado a sudeste, graças a infiltrações, o lago de Ocrida drena para norte pelo rio Drin Negro, que desemboca no Mar Adriático. Tem um tempo de retenção de água de 70 anos. É conhecido pelas suas águas claras, às vezes transparentes até uma profundidade de 22 m, e por sua rica e variada fauna, que inclui espécies endêmicas.

Seu nome provém da cidade de Ocrida na orla do lago. Esta cidade é a capital turística da Macedônia do Norte, e o lago, rodeado de várias praias e mosteiros bizantinos, é uma das maiores atrações do país. Num deles, o mosteiro feminino de São Jorge, no vilarejo de Rajcica, nas vizinhanças de Debar, monjas ortodoxas confeccionaram, com pérolas do Lago Ohrid, a “Tiara Macedônia”, oferecida, em 16 de maio de 2016, ao Papa Francisco pelo Presidente do Parlamento da Macedônia do Norte, Trajko Veljanovski. Por outro lado, o lago também está inscrito como Patrimônio da Humanidade por seu caráter natural excepcional, desde 1979. Em 1980, a classificação foi estendida aos seus sítios históricos e culturais.

Flag map of North Macedonia.svg Leia mais ...


Biografia selecionada

Goceva-ESC2007-portrait.jpg

Karolina Gočeva (em macedónio:Каролина Гочева; Bitola, Macedónia do Norte, 28 de abril de 1980) é uma cantora macedónia.

Gočeva representou o seu país no Festival Eurovisão da Canção 2002, onde terminou em 19.º lugar e mais tarde em 2007, em Helsínquia com a canção "Mojot Svet". Na semifinal, Karolina qualificou-se juntamente com outros 9 participantes para a final. Sendo desta forma a primeira artista a representar duas vezes a Macedónia do Norte no Festival Eurovisão da Canção.

Flag map of North Macedonia.svg Leia mais ...

Sabia que?

Mother Teresa.jpg

... que Escópia (capital do país) é a cidade natal da grande humanitária e ganhadora do Prêmio Nobel, Madre Teresa de Calcutá (imagem)?

... que o menor museu étnico no mundo está localizado a apenas 5 km a noroeste de Tetovo, na pitoresca aldeia de Džepčište e, como tal, está listado no Guinness Book of Records?

... que o Lago Ohrid, situado a sudeste do país, é o mais antigo lago da Europa e um dos mais antigos do mundo, possuindo quatro milhões de anos.

... que a Macedónia do Norte é a única república iugoslava que não sofreu com as guerras iugoslavas nos anos 1990; a sua independência foi obtida de forma pacífica.


Categorias

WikiProjetos

Mapa

Ethnic map of Macedonia.png


Mapa dos municípios da Macedônia do Norte com grupos étnicos majoritários.

Predefinições

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Macedónia do Norte na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Associados Wikimedia

Macedónia do Norte no Wikinotícias     Macedónia do Norte no Wikiquote     Macedónia do Norte no Wikilivros     Macedónia do Norte no Wikisource     Macedónia do Norte no Wikcionário     Macedónia do Norte na Wikiversidade     Macedónia do Norte no Wikivoyage     Macedónia do Norte no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Maced%C3%B3nia_do_NorteWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Maced%C3%B3nia_do_NorteCommons-logo.svg

Recarregar