Saltar para o conteúdo

Copa do Mundo FIFA de 1998: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 13angelo para a última versão por Agiesbrecht (usando Huggle)
13angelo (discussão | contribs)
m
Linha 12: Linha 12:
|golos = 171
|golos = 171
|jogos = 64
|jogos = 64
|campeão ={{FRAf}}
|campeão ={{BRAf}}
|vicecampeão ={{BRAf}}
|vicecampeão ={{ITAf}}
|terceirolugar ={{CROf}}
|terceirolugar ={{CROf}}
|artilheiro ={{HRVb}} [[Davor Šuker]] (6)
|artilheiro ={{HRVb}} [[Davor Šuker]] (6)

Revisão das 23h53min de 11 de abril de 2012

Copa do Mundo FIFA de 1998
Coupe du Monde - France 98

Cartaz promocional da Copa do Mundo Fifa de 1998 na França.
Dados
Participantes 32 (172 nas eliminatórias)
Anfitrião  França
Período 10 de Junho12 de Julho
Gol(o)s 171
Partidas 64
Média 2,67 gol(o)s por partida
Campeão Brasil Brasil
Vice-campeão Itália Itália
3.º colocado Croácia Croácia
Melhor marcador Croácia Davor Šuker (6)
Melhor ataque (fase inicial) França França (9 gols)
Melhor defesa (fase inicial) Argentina Argentina (0 gol)
Maior goleada
(diferença)
Espanha 6 – 1 Bulgária Bulgária
Stáde Félix BollaertLens
24 de junho, Grupo D
Público 2.785.100 (média de 43.517 por partida)
Premiações
Melhor jogador
Brasil Ronaldo
◄◄ Estados Unidos Estados Unidos 1994 KOR / JPN 2002 Coreia do Sul/Japão ►►

A Copa do Mundo FIFA de 1998 foi a décima sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 12 de julho de 1998. O evento foi sediado na França, pela segunda vez, tendo partidas realizadas nas cidades de Saint-Denis, Marselha, Paris, Lens, Lyon, Nantes, Toulouse, Saint-Étienne, Bordeaux e Montpellier. Trinta e duas seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo quinze delas europeias (França, Alemanha, Itália, Holanda, Romênia, Espanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Inglaterra, Noruega, Escócia e Iugoslávia), oito americanas (Brasil, Argentina, Jamaica, México, Estados Unidos, Chile, Colômbia e Paraguai), cinco africanas (Camarões, Marrocos, Nigéria, África do Sul e Tunísia) e quatro asiáticas (Irã, Japão, Coreia do Sul e Arábia Saudita).

O torneio foi marcado por goleadas, entre elas França 4 x 0 Arábia Saudita, Espanha 6 x 1 Bulgária, Holanda 5 x 0 Coreia do Sul e Argentina 5 x 0 Jamaica. A copa teve vários destaques, como Dennis Bergkamp e Edgar Davids da Holanda, Brian Laudrup e Michael Laudrup da Dinamarca, Davor Šuker da Croácia, Ronaldo, Rivaldo, Dunga e Roberto Carlos do Brasil e Lilian Thuram, Marcel Desailly, Fabien Barthez e o destacado Zinédine Zidane da França.

A final da Copa do Mundo FIFA de 1998 foi disputada pela França, que havia eliminado a Croácia, a Itália e o Paraguai; e o Brasil, que havia eliminado a Holanda, a Dinamarca e o Chile. A partida foi realizada em 12 de julho às 21 horas, no Stade de France, com um público estimado em oitenta mil pessoas. Sob o apito do árbitro marroquino Said Belqola, Zinédine Zidane marcou duas vezes no primeiro tempo e Emmanuel Petit ampliou aos 48 minutos do segundo tempo, terminando a partida em 3 a 0, derrotando a seleção brasileira, então a última campeã do mundo e única tetracampeã da época (a Itália se tornaria tetra em 2006, quando o Brasil já era penta). O capitão francês Didier Deschamps levantou a taça do primeiro título da França em Copas do Mundo.

O torneio

A fase inicial da competição teve sua fórmula modificada em relação à edição anterior. Enquanto 24 equipes divididas em 6 grupos competiram em 1994, 32 seleções divididas em 8 grupos disputaram o último certame do século XX. Apenas o campeão e o vice de cada grupo se classificavam para a segunda fase, em oposição a torneios predecessores onde alguns terceiros colocados também garantiam vaga na fase final. A fase final não se alterou: os 16 classificados se reúnem em oitavas-de-final e jogam o mata-mata.

No Grupo A, o Brasil, um dos favoritos ao título, estava acompanhado por Escócia, Marrocos e Noruega, equipes de nível mais limitado. O time mesclava a experiência de Dunga e Taffarel com alguns jovens talentos, como Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo "Fenômeno", e acabou se classificando em primeiro lugar no grupo, mesmo após uma derrota contra a Noruega, que ficou em segundo lugar no grupo.

No equilibrado Grupo B, a Itália, vice-campeã da última edição, confirmou o favoritismo e classificou-se na última rodada após um empate com o Chile. A combinação de resultados garantiu aos sul-americanos a segunda colocação. Áustria (retornando oito anos após o Mundial de 1990) e Camarões não tiveram sucesso. No grupo C estava a França, dona da casa. O time de Zidane, Barthez e Deschamps avançou em primeiro no grupo, enquanto a Dinamarca, liderada pelos irmãos Michael e Brian Laudrup ficou com a outra vaga. A África do Sul, estreante em Copas, despediu-se de forma decepcionante, e a Arábia Saudita não conseguiu repetir o sucesso de 1994, não conquistando sequer uma vitória.

No Grupo D, a favorita Espanha, formada principalmente por jogadores do Real Madrid, amargou a desclassificação já na primeira fase. A Bulgária, na despedida de Hristo Stoichkov, também decepcionou os especialistas, ficando na última colocação. O destaque positivo ficou para Nigéria e Paraguai (retornando a uma Copa após 12 anos sem disputar o torneio), que classificaram-se de forma surpreendente para as oitavas-de-final. Já a Holanda e o México classificaram-se no disputado Grupo E, enquanto Coreia do Sul e Bélgica não conseguiram passar de fase.

O Grupo F representava um tom político na Copa. Irã e Estados Unidos, rivais no campo diplomático, fizeram uma disputa leal em campo, mas nenhuma das duas seleções garantiu a classificação. As vagas ficaram com Alemanha e Iugoslávia, que empataram e venceram os dois adversários. No Grupo G, holofotes para a Inglaterra e seus dois jovens jogadores, David Beckham e Michael Owen. Em campo, a classificação se deu no segundo lugar, atrás da Romênia de Gheorghe Hagi. A Colômbia e a Tunísia (voltando após vinte anos após sua última participação) foram eliminadas.

No Grupo H, a Argentina, dirigida por Daniel Passarella, venceu suas três partidas e garantiu a classificação para as oitavas-de-final. A Croácia, liderada por Davor Šuker, ficou com a segunda vaga, enquanto o Japão e a Jamaica, ambos estreantes em Copas, não classificaram-se.

Nas oitavas-de-final, a Argentina classificou-se nos pênaltis após um empate no tempo normal com a Inglaterra, em um jogo que ficou marcado pela expulsão de Beckham, irritado pelas provocações de Diego Simeone. O Brasil também passou de fase após uma goleada sobre o Chile, com dois gols de Ronaldo. Em uma partida empolgante, a Croácia bateu a Romênia pelo placar simples. E os donos da casa só bateram o Paraguai no segundo tempo da prorrogação, com um gol de ouro do zagueiro Laurent Blanc. A Dinamarca, com um futebol envolvente, eliminou a Nigéria com uma goleada. Nas outras partidas, Itália, Holanda e Alemanha avançaram após difíceis vitórias contra Noruega, Iugoslávia e México, respectivamente.

Na fase seguinte, o Brasil reafirmou seu favoritismo após uma virada contra a Dinamarca. E a Itália amargou sua terceira eliminação consecutiva em pênaltis em uma Copa do Mundo, desta vez para a França. A Argentina foi derrotada num duelo de favoritos pela Holanda, graças a um belo gol de Bergkamp no fim do segundo tempo. Já a Croácia humilhou a Alemanha na maior goleada das quartas-de-final, tornando-se a grande sensação da edição.

Em Marselha, Holanda e Brasil mediram forças. Após empate no tempo normal, Taffarel defende dois pênaltis e torna-se um dos principais responsáveis pela classificação brasileira à final. Já em Saint-Denis, os anfitriões eliminaram a grande zebra do campeonato. A Croácia abriu o placar com Šuker, mas a França conquistou a classificação no fim da partida, com dois gols de Lilian Thuram, que nunca havia marcado com a camisa dos Bleus. Na disputa do terceiro lugar, a Croácia entrou para a história do futebol ao vencer a desmotivada equipe holandesa.

A final causa polêmica até hoje. A Seleção Brasileira entrou em campo apática após a convulsão de Ronaldo, que mesmo assim foi escalado por Zagallo. A França bateu o Brasil por 3 a 0, com uma grande atuação de Zidane, que marcou dois gols na decisão. Os Bleus garantiram, então, seu primeiro título mundial, após tentativas frustradas das gerações de Fontaine, Kopa e Platini.

Sedes

Dez estádios foram usados durante o torneio:

Saint-Denis Marseille Paris Lens Lyon
Stade de France Stade Vélodrome Parc des Princes Stade Félix Bollaert Stade de Gerland
Capacidade: 80,000 Capacidade: 60,000 Capacidade: 49,000 Capacidade: 41,800 Capacidade: 41,200
Ficheiro:Quartier du Cornillon et Stade de France - 03.04.05.JPG
Nantes Toulouse Saint-Étienne Bordeaux Montpellier
Stade de la Beaujoire Stadium de Toulouse Stade Geoffroy-Guichard Parc Lescure Stade de la Mosson
Capacidade: 38,500 Capacidade: 37,000 Capacidade: 36,000 Capacidade: 35,200 Capacidade: 34,000
Ficheiro:StadiumToulouse1.JPG

Árbitros

África
Ásia
Europa
América do Norte, Centro e Caraíbas
Oceânia
América do Sul

Sorteio

Cabeças de Chave Europa Ásia/América do Sul África/Américas do Norte e Central

Argentina Argentina

Brasil Brasil

França França

Alemanha Alemanha

Itália Itália

Países Baixos Países Baixos

Roménia Romênia

Espanha Espanha

Bélgica Bélgica

Croácia Croácia

Dinamarca Dinamarca

Inglaterra Inglaterra

 Escócia

Noruega Noruega

Áustria Áustria

Bulgária Bulgária

 Iugoslávia

Japão Japão

Coreia do Sul Coreia do Sul

Paraguai Paraguai

Arábia Saudita Arábia Saudita

Chile Chile

Colômbia Colômbia

Irã Irã

Camarões Camarões

Jamaica Jamaica

México México

Nigéria Nigéria

Marrocos Marrocos

Bandeira da África do Sul África do Sul

Tunísia Tunísia

Estados Unidos Estados Unidos

Primeira Fase

Grupo A

Time Pts J V E D GF GC SG
Brasil Brasil 6 3 2 0 1 6 3 3
Noruega Noruega 5 3 1 2 0 5 4 1
Marrocos Marrocos 4 3 1 1 1 5 5 0
 Escócia 1 3 0 1 2 2 6 -4
10 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil).
Brasil Brasil 2–1  Escócia Stade de France, Saint-Denis
Público: 80,000
Árbitro: García Aranda (Espanha)

César Sampaio 4'
Boyd 73' (g.c.)
Collins 38' (pen)

10 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Marrocos Marrocos 2–2 Noruega Noruega Stade de la Mosson, Montpellier
Público: 29,800
Árbitro: Un-Prasert (Tailândia)

Hadji 38'
Hadda
Chippo 46' (g. c.)
Eggen 60'

16 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
 Escócia 1–1 Noruega Noruega Parc Lescure, Bordeaux
Público: 31,800
Árbitro: Vágner (Hungria)

Burley 66' H. Flo 46'

16 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Brasil Brasil 3–0 Marrocos Marrocos Stade de la Beaujoire, Nantes
Público: 35,500
Árbitro: Levnikov (Rússia)

Ronaldo 9'
Rivaldo 47+'
Bebeto 50'

23 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Brasil Brasil 1–2 Noruega Noruega Stade Vélodrome, Marselha
Público: 55,000
Árbitro: Baharmast (Estados Unidos)

Bebeto 78' T.A. Flo 83'
Rekdal 88' (pen)

23 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
 Escócia 0–3 Marrocos Marrocos Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
Público: 30,600
Árbitro: Bujsaim (Emirados Árabes)

Bassir 22', 85'
Hadda 46'

Grupo B

Time Pts J V E D GF GC SG
Itália Itália 7 3 2 1 0 7 3 4
Chile Chile 3 3 0 3 0 4 4 0
Áustria Áustria 2 3 0 2 1 3 4 -1
Camarões Camarões 2 3 0 2 1 2 5 -3
11 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Itália Itália 2–2 Chile Chile Parc Lescure, Bordeaux
Público: 31,800
Árbitro: Bouchardeau (Níger)

Vieri 10'
R. Baggio 85' (pen)
Salas 45', 49'

11 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Camarões Camarões 1–1 Áustria Áustria Stade de Toulouse, Toulouse
Público: 33,460
Árbitro: González (Paraguai)

Njanka 78' Polster 90'

17 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Chile Chile 1–1 Áustria Áustria Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
Público: 30,600
Árbitro: Al-Ghandour (Egito)

Salas 70' Vastić 90'

17 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Itália Itália 3–0 Camarões Camarões Stade de la Mosson, Montpellier
Público: 29,800
Árbitro: Lennie (Austrália)

di Biagio 7'
Vieri 75', 89'

23 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Itália Itália 2–1 Áustria Áustria Stade de France, Saint-Denis
Público: 80,000
Árbitro: Durkin (Inglaterra)

Vieri 49'
R. Baggio 89'
Herzog 90' (pen)

23 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Chile Chile 1–1 Camarões Camarões Stade de la Beaujoire, Nantes
Público: 35,500
Árbitro: Vágner (Hungria)

Sierra 20' M'Boma 55'

Grupo C

Time Pts J V E D GF GC SG
França França 9 3 3 0 0 9 1 8
Dinamarca Dinamarca 4 3 1 1 1 3 3 0
Bandeira da África do Sul África do Sul 2 3 0 2 1 3 6 -3
Arábia Saudita Arábia Saudita 1 3 0 1 2 2 7 -5
12 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Arábia Saudita Arábia Saudita 0–1 Dinamarca Dinamarca Stade Félix Bollaert, Lens
Público: 38,140
Árbitro: Castrilli (Argentina)

Rieper 68'

12 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
França França 3–0 Bandeira da África do Sul África do Sul Stade Vélodrome, Marselha
Público: 55,077
Árbitro: Rezende de Freitas (Brasil)

Dugarry 34'
Issa 77' (g.c.)
Henry 90'

18 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Bandeira da África do Sul África do Sul 1–1 Dinamarca Dinamarca Stade Municipal de Toulouse, Toulouse
Público: 33,300
Árbitro: Toro Rendón (Colômbia)

McCarthy 52' Nielsen 13'

18 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
França França 4–0 Arábia Saudita Arábia Saudita Stade de France, Saint-Denis
Público: 80,000
Árbitro: Brizio Carter (México)

Henry 36', 77'
Trézéguet 68'
Lizarazu 85'

24 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
França França 2–1 Dinamarca Dinamarca Stade de Gerland, Lyon
Público: 39,100
Árbitro: Collina (Itália)

Djorkaeff 12' (pen)
Petit 56'
M. Laudrup 42' (pen)

24 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Bandeira da África do Sul África do Sul 2–2 Arábia Saudita Arábia Saudita Parc Lescure, Bordeaux
Público: 31,800
Árbitro: Sánchez (Chile)

Bartlett 19', 94+' (pen) Al-Jaber 45' (pen)
Al-Thunayan 74' (pen)

Grupo D

Time Pts J V E D GF GC SG
Nigéria Nigéria 6 3 2 0 1 5 5 0
Paraguai Paraguai 5 3 1 2 0 3 1 2
Espanha Espanha 4 3 1 1 1 8 4 4
Bulgária Bulgária 1 3 0 1 2 1 7 -6
12 de junho de 1998
14:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Paraguai Paraguai 0–0 Bulgária Bulgária Stade de la Mosson, Montpellier
Público: 27,650
Árbitro: Al-Zeid (Arábia Saudita)


13 de junho de 1998
14:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Espanha Espanha 2–3 Nigéria Nigéria Stade de la Beaujoire, Nantes
Público: 33,257
Árbitro: Baharmast (Estados Unidos)

Hierro 21'
Raúl 47'
Adepoju 25'
Lawal 73'
Oliseh 78'

19 de junho de 1998
17:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Nigéria Nigéria 1–0 Bulgária Bulgária Parc des Princes, Paris
Público: 45,500
Árbitro: Sánchez (Chile)

Ikpeba 26'

19 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Espanha Espanha 0–0 Paraguai Paraguai Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
Público: 30,600
Árbitro: McLeod (África do Sul)


24 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Nigéria Nigéria 1–3 Paraguai Paraguai Stade Municipal de Toulouse, Toulouse
Público: 33,500
Árbitro: Un-Prasert (Tailândia)

Oruma 11' Ayala 1'
Benítez 59'
Cardozo 86'

24 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Espanha Espanha 6–1 Bulgária Bulgária Stade Félix Bollaert, Lens
Público: 38,100
Árbitro: van der Ende (Holanda)

Hierro 6' (pen)
Luis Enrique 19'
Morientes 55', 81'
Kiko 88', 90'
Kostadinov 58'

Grupo E

Time Pts J V E D GF GC SG
Países Baixos Países Baixos 5 3 1 2 0 7 2 5
México México 5 3 1 2 0 7 5 2
Bélgica 3 3 0 3 0 3 3 0
Coreia do Sul Coreia do Sul 1 3 0 1 2 2 9 -7
13 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Coreia do Sul Coreia do Sul 1–3 México México Stade de Gerland, Lyon
Público: 39,133
Árbitro: Benkö (Áustria)

Ha Seok-Ju 28'

13 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Países Baixos Países Baixos 0–0 Bélgica Bélgica Stade de France, Saint-Denis
Público: 75,000
Árbitro: Collina (Itália)


20 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Bélgica Bélgica 2–2 México México Parc Lescure, Bordeaux
Público: 31,800
Árbitro: Dallas (Escócia)

Wilmots 43', 47' García Aspe 55' (pen)
Blanco 62'

20 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Países Baixos Países Baixos 5–0 Coreia do Sul Coreia do Sul Stade Vélodrome, Marselha
Público: 55,000
Árbitro: Wójcik (Polônia)

Cocu 37'
Overmars 41'
Bergkamp 71'
van Hooijdonk 78'
de Boer 83'

25 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Países Baixos Países Baixos 2–2 México México Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
Público: 30,600
Árbitro: Al-Zeid (Arábia Saudita)

Cocu 4'
R. de Boer 18'
Peláez 75'
Hernández 90+5'

25 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Bélgica Bélgica 1–1 Coreia do Sul Coreia do Sul Parc des Princes, Paris
Público: 45,500
Árbitro: Rezende de Freitas (Brasil)

Nilis 7' Yoo Sang-Chul 71'

Grupo F

Time Pts J V E D GF GC SG
Alemanha Alemanha 7 3 2 1 0 6 2 4
Sérvia e Montenegro Iugoslávia 7 3 2 1 0 4 2 2
Irã Irã 3 3 1 0 2 2 4 -2
Estados Unidos Estados Unidos 0 3 0 0 3 1 5 -4
14 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Sérvia e Montenegro Iugoslávia 1–0 Irã Irã Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
Público: 30,392
Árbitro: Tejada (Peru)

Mihajlović 72'

15 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Alemanha Alemanha 2–0 Estados Unidos Estados Unidos Parc des Princes, Paris
Público: 43,815
Árbitro: Belqola (Marrocos)

Möller 8'
Klinsmann 64'

21 de junho de 1998
14:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Alemanha Alemanha 2–2 Sérvia e Montenegro Iugoslávia Stade Félix Bollaert, Lens
Público: 38,100
Árbitro: Milton Nielsen (Dinamarca)

Mihajlović 73' (g.c.)
Bierhoff 80'
Mijatović 2'
Stojković 54'

21 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Estados Unidos Estados Unidos 1–2 Irã Irã Stade de Gerland, Lyon
Público: 39,100
Árbitro: Meier (Suíça)

McBride 87' Estili 40'
Mahdavikia 84'

25 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Estados Unidos Estados Unidos 0–1 Sérvia e Montenegro Iugoslávia Stade de la Beaujoire, Nantes
Público: 35,500
Árbitro: Al-Ghandour (Egito)

Komljenović 4'

25 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Alemanha Alemanha 2–0 Irã Irã Stade de la Mosson, Montpellier
Público: 29,800
Árbitro: González (Paraguai)

Bierhoff 50'
Klinsmann 57'

Grupo G

Time Pts J V E D GF GC SG
Roménia Romênia 7 3 2 1 0 4 2 2
Inglaterra Inglaterra 6 3 2 0 1 5 2 3
Colômbia Colômbia 3 3 1 0 2 1 3 -2
Tunísia Tunísia 1 3 0 1 2 1 4 -3
15 de junho de 1998
14:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Inglaterra Inglaterra 2–0 Tunísia Tunísia Stade Vélodrome, Marselha
Público: 54,587
Árbitro: Okada (Japão)

Shearer 43'
Scholes 89'

15 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Roménia Romênia 1–0 Colômbia Colômbia Stade de Gerland, Lyon
Público: 37,572
Árbitro: Chong (Ilhas Maurício)

Ilie 45'

22 de junho de 1998
17:30(horário local)/12:30(horário do Brasil)
Colômbia Colômbia 1–0 Tunísia Tunísia Stade de la Mosson, Montpellier
Público: 29,800
Árbitro: Heynemann (Alemanha)

Preciado 83'

22 de junho de 1998<br /21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil) Roménia Romênia 2–1 Inglaterra Inglaterra Stade Municipal de Toulouse, Toulouse
Público: 33,500
Árbitro: Batta (França)

Moldovan 47'
Petrescu 90'
Owen 79'

26 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Colômbia Colômbia 0–2 Inglaterra Inglaterra Stade Félix Bollaert, Lens
Público: 38,100
Árbitro: Brizio Carter (México)

Anderton 20'
Beckham 29'

26 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Roménia Romênia 1–1 Tunísia Tunísia Stade de France, Saint-Denis
Público: 77,000
Árbitro: Lennie (Austrália)

Moldovan 72' Souayah 10' (pen)

Grupo H

Time Pts J V E D GF GC SG
Argentina Argentina 9 3 3 0 0 7 0 7
Croácia Croácia 6 3 2 0 1 4 2 2
Jamaica Jamaica 3 3 1 0 2 3 9 -6
Japão Japão 0 3 0 0 3 1 4 -3
14 de junho de 1998
14:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Argentina Argentina 1–0 Japão Japão Stade Municipal de Toulouse, Toulouse
Público: 33,400
Árbitro: van der Ende (Holanda)

Batistuta 28'

14 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Jamaica Jamaica 1–3 Croácia Croácia Stade Félix Bollaert, Lens
Público: 38,058
Árbitro: Melo Pereira (Portugal)

Earle 45' Stanić 27'
Prosinečki 53'
Šuker 69'

20 de junho de 1998
14:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Japão Japão 0–1 Croácia Croácia Stade de la Beaujoire, Nantes
Público: 35,500
Árbitro: Ramdhan (Trinidad e Tobago)

Šuker 77'

21 de junho de 1998
17:30(horário local)/09:30(horário do Brasil)
Argentina Argentina 5–0 Jamaica Jamaica Parc des Princes, Paris
Público: 45,000
Árbitro: Pedersen (Noruega)

Ortega 31', 55'
Batistuta 72', 80', 82' (pen)

26 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Argentina Argentina 1–0 Croácia Croácia Parc Lescure, Bordeaux
Público: 31,800
Árbitro: Belqola (Marrocos)

Pineda 36'

26 de junho de 1998
16:00(horário local)/11:00(horário do Brasil)
Japão Japão 1–2 Jamaica Jamaica Stade de Gerland, Lyon
Público: 39,100
Árbitro: Benkö (Áustria)

Nakayama 74' Whitmore 39', 54'

Mata-mata

oitavas-de-final quartas-de-final semifinais final
                                   
  27 junho - Paris            
A

Brasil Escócia Marrocos Svalbard e Jan Mayen  Brasil Brasil  4
  3 julho- Nantes
B Itália Chile Camarões Áustria  Chile Chile  1  
   Brasil Brasil  3
28 junho - Saint-Denis
   Dinamarca Dinamarca  2  
D Paraguai Bulgária Espanha Nigéria  Nigéria Nigéria  1
  7 julho - Marselha
C Arábia Saudita Dinamarca França África do Sul  Dinamarca Dinamarca  4  
   Brasil Brasil (pen)  1(4)
29 junho - Toulouse
   Países Baixos Países Baixos  1(2)  
E Coreia do Sul México Países Baixos Bélgica.  Países Baixos Países Baixos  2
  4 julho - Marselha
F Iugoslávia. Irã Alemanha Estados Unidos  Sérvia e Montenegro Iugoslávia  1  
   Países Baixos Países Baixos  2
30 junho – St. Etiénne
   Argentina Argentina  1  
H Argentina Japão Jamaica Croácia  Argentina Argentina (pen)  2(4)
  12 julho – Saint-Denis
G Inglaterra Tunísia Romênia Colômbia  Inglaterra Inglaterra  2(3)  
   Brasil Brasil  0
27 junho - Marselha
   França França  3
B Itália Chile Camarões Áustria  Itália Itália  1
  3 julho – Sant-Denis
A Brasil Escócia Marrocos Svalbard e Jan Mayen  Noruega Noruega  0  
   Itália Itália  0(3)
28 junho - Lens
   França França (pen)  0(4)  
C Arábia Saudita Dinamarca França África do Sul  França França (g.o.)  1
  8 julho – Saint-Denis
D Paraguai Bulgária Espanha Nigéria  Paraguai Paraguai  0  
   França França  2
29 junho - Montpellier
   Croácia Croácia  1   disputa de 3º lugar
F Jugoslávia. Irã Alemanha Estados Unidos  Alemanha Alemanha  2
  4 julho - Lyon 11 julho - Paris
E Coreia do Sul México Países Baixos Bélgica.  México México  1  
   Alemanha Alemanha  0  Países Baixos Países Baixos  1
30 junho - Bordeaux
   Croácia Croácia  3    Croácia Croácia  2
G Inglaterra Tunísia Romênia Colômbia  Roménia Romênia  0
 
H Argentina Japão Jamaica Croácia  Croácia Croácia  1  
 

Entre parênteses está o resultado da disputa de pênaltis.

Oitavas-de-Final

27 de junho de 1998
16:30(horário local)/11:30(horário do Brasil)
Itália Itália 1–0 Noruega Noruega Stade Vélodrome, Marseille
Público:55,000
Árbitro: Heynemann (Alemanha)

Vieri 18'

27 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Brasil Brasil 4–1 Chile Chile Parc des Princes, Paris
Público: 45,500
Árbitro: Batta (França)

César Sampaio 11', 27'
Ronaldo 46+' (pen), 70'
Salas 68'

28 de junho de 1998
16:30(horário local)/11:30(horário do Brasil)
França França 1–0 (Prorrogação) Paraguai Paraguai Stade Félix Bollaert, Lens
Público: 38,100
Árbitro: Bujsaim (Emirados Árabes)

Blanc 113' (gol de ouro)

28 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Nigéria Nigéria 1–4 Dinamarca Dinamarca Stade de France, Saint-Denis
Público: 77,000
Árbitro: Meier (Suíça)

Babangida 78' Møller 3'
B. Laudrup 12'
Sand 60'
Helveg 76'

29 de junho de 1998
16:30(horário local)/11:30(horário do Brasil)
Alemanha Alemanha 2–1 México México Stade de la Mosson, Montpellier
Público: 29,800
Árbitro: Melo Pereira (Portugal)

Klinsmann 75'
Bierhoff 86'
Hernandez 47'

29 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Países Baixos Países Baixos 2–1 Sérvia e Montenegro Iugoslávia Stade de Toulouse, Toulouse
Árbitro: 33,500
Público: García Aranda (Espanha)

Bergkamp 38'
Davids 92+'
Komljenović 48'

30 de junho de 1998
16:30(horário local)/11:30(horário do Brasil)
Roménia Romênia 0–1 Croácia Croácia Parc Lescure, Bordeaux
Público: 31,800
Árbitro: Castrilli (Argentina)

Šuker 47+' (pen)

30 de junho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Argentina Argentina 2–2 (Prorrogação)
(4–3 Disputa por pênaltis)
Inglaterra Inglaterra Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
Attendance: 64
Árbitro: Milton Nielsen (Dinamarca)

Batistuta 6' (pen)
Zanetti 46+'
Shearer 10' (pen)
Owen 16'
    Penalidades  
Berti: Convertido
Crespo: Erro (defesa do goleiro)
Verón: Convertido
Gallardo: Convertido
Ayala: Convertido
4 - 3 Shearer: Convertido
Ince: Erro (defesa do goleiro)
Merson: Convertido
Owen: Convertido
Batty: Erro (defesa do goleiro)
 

Quartas-de-Final

3 de julho de 1998
16:30(horário local)/11:30(horário do Brasil)
França França 0–0 (Prorrogação)
(4–3 Disputa por pênaltis)
Itália Itália Stade de France, Saint-Denis
Público: 77,000
Árbitro: Dallas (Escócia)

    Penalidades  
Zidane: Convertido
Lizarazu: Erro (defesa do goleiro)
Trézéguet: Convertido
Henry: Convertido
Blanc: Convertido
4—3 R. Baggio: Convertido
Albertini: Erro (defesa do goleiro)
Costacurta: Convertido
Vieri: Convertido
di Biagio: Erro (chute no travessão)
 

3 de julho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Brasil Brasil 3–2 Dinamarca Dinamarca Stade de la Beaujoire, Nantes
Público: 35,500
Árbitro: Al-Ghandour (Egito)

Bebeto 11'
Rivaldo 27', 60'
Jørgensen 2'
B. Laudrup 50'

4 de julho de 1998
16:30(horário local)/11:30(horário do Brasil)
Países Baixos Países Baixos 2–1 Argentina Argentina Stade Vélodrome, Marselha
Público:: 55,000
Árbitro: Brizio Carter (México)

Kluivert 12'
Bergkamp 89'
López 17'

4 de julho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Alemanha Alemanha 0–3 Croácia Croácia Stade de Gerland, Lyon
Attendance: 39,100
Referee: Pedersen (Noruega)

Jarni 48+'
Vlaović 80'
Šuker 85'

Semifinais

7 de julho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Brasil Brasil 1–1 (Prorrogação)
(4–2 Disputa por pênaltis)
Países Baixos Países Baixos Stade Vélodrome, Marselha
Público: 54,000
Árbitro: Bujsaim (Emirados Árabes)

Ronaldo 46' Kluivert 87'
    Penalidades  
Ronaldo: Convertido
Rivaldo: Convertido
Emerson: Convertido
Dunga: Convertido
4–2 F. de Boer: Convertido
Bergkamp: Convertido
Cocu: Erro (defesa do goleiro)
R. de Boer: Erro (defesa do goleiro)
 

8 de julho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
França França 2–1 Croácia Croácia Stade de France, Saint-Denis
Público: 76,000
Árbitro: García Aranda (Espanha)

Thuram 47', 69' Šuker 46'

Disputa de 3º Lugar

11 de julho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Países Baixos Países Baixos 1–2 Croácia Croácia Parc des Princes, Paris
Público: 45,500
Árbitro: González (Paraguai)

Zenden 21' Prosinečki 13'
Šuker 35'

Final

12 de julho de 1998
21:00(horário local)/16:00(horário do Brasil)
Histórico
Brasil Brasil 0–3 França França Stade de France, Saint-Denis
Público: 80,000
Árbitro: Belqola (Marrocos)

Zidane 27', 45+1'
Petit 90+3'
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Brasil
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
França

Classificação final

Finalistas

Premiações

Campeão da Copa do Mundo FIFA de 1998
France.
França
Primeiro Título

Individuais

Prêmio FIFA Chuteira de Ouro (artilheiro): Prêmio FIFA Bola de Ouro (melhor jogador): Prêmio FIFA Yashin (melhor goleiro): Troféu FIFA Fair Play (time menos faltoso): Time mais divertido:
Croácia Davor Šuker Brasil Ronaldo Nazário França Fabien Barthez Inglaterra Inglaterra França França França França

Seleção da Copa

Goleiros Defensores Meios-Campistas Atacantes

Paraguai José Luis Chilavert

Brasil Cláudio Taffarel

França Fabien Barthez

Brasil Roberto Carlos

França Marcel Desailly

França Lilian Thuram

Países Baixos Frank de Boer

Paraguai Carlos Gamarra

Brasil Dunga

Brasil Rivaldo

Dinamarca Michael Laudrup

França Zinedine Zidane

Países Baixos Edgar Davids

Inglaterra David Beckham

Brasil Ronaldo Nazário

Croácia Davor Šuker

Dinamarca Brian Laudrup

Países Baixos Dennis Bergkamp

Grupos

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Grupo E

Grupo F

Grupo G

Grupo H

Artilharia

Premiações

Campeão da Copa do Mundo
France.
França
Campeã

Ligações externas