Usuário(a):Hênio/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, Cia Fiat Lux e Fábrica de biscoitos Dunchen
Hênio/Testes
Fachada dos edifícios industriais na Rua Borges de Figueiredo
Construção 1906-1926
Estado de conservação SP
Património nacional
Classificação Conpresp
Data 2007-2011
Geografia
Cidade São Paulo

Os Edifícios industriais da Rua Borges de Figueiredo, também conhecido como as indústrias reunidas Francisco Matarazzo, Cia Fiat Lux e Fábrica de biscoitos Dunchen são reconhecidas como um marco inicial no processo de industrialização da cidade de São Paulo e determinante na formação do bairro da Mooca. Conforme consta no processo de tombamento do Conpresp, a população local relatou que a área corria riscos. Após uma placa anunciar um novo empreendimento em uma das fachadas, o interior dos galpões começaram a ser derrubados. O que só foi interrompido após as instâncias públicas iniciarem o processo[1] de reconhecimento da localidade como patrimônio histórico. Embora o Plano Diretor Estratégico de 2004 tenha protegido outros bens públicos, no caso das indústrias reunidas Francisco Matarazzo, Cia Fiat Lux e Fábrica de biscoitos Dunchen requereu-se um parecer prévio do Departamento Histórico para que o tombamento entra-se em curso. Devido a intensa movimentação imobiliária[2] na região, o bem público adquiriu proteção legal após os primeiros resultados do estudo[3] feito pelo Departamento Histórico serem divulgados.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1906, as organizações Francisco Matarazzo e Cia se instalam na rua Borges Figueiredo n°680 a 828. A empresa compartilha o local com a Cia Fiat Lux, fábrica de fósforos, construída naquele mesmo ano. Em 1907, a Societé Anonyme Anciens Étabblissements Dunchen obtém uma parte do terreno. O projeto, datado de 1906 a 1926, é creditado como de autoria original do construtor Otto Nilsson e do arquiteto Fred Reimann. Marco da industrialização[4] paulista, o complexo industrial funcionava como armazém, fábrica de fósforos, fábrica de biscoitos e, possivelmente, de óleo. Atualmente o espaço é utilizado para fabricação de latas e é propriedade da CBL (Companhia Brasileira de Latas).

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Após sua implementação, o complexo industrial ocupa uma área de 24.284 m². Como características arquitetônicas, os galpões, construídos à diagonal das linhas da ferrovia, são compostos de alvenaria de tijolo e concreto armado. A cobertura das edificações foi estruturada com madeira e telhas de cerâmica. Mas os galpões da Fábrica de biscoitos Dunchen, além do concreto armado, são constituídos, também, por lanternins e tesouras metálicas. Sua cobertura, antes revestida inteiramente por telhas cerâmicas, foi parcialmente substituída por telhas de fibrocimento. Um dos destaques do conjunto é a chaminé da fábrica de fósforos Fiat Lux. É possível avistá-la na divisa do lote com a faixa de transmissão da Eletropaulo. Deste tipo de edifício, é o seu último exemplar histórico[5].

Significado Histórico e Cultural[editar | editar código-fonte]

O significado histórico das indústrias reunidas Francisco Matarazzo, Cia Fiat Lux e Fábrica de biscoitos remonta ao início do processo industrial paulistano. Junto ao conjunto fabril, houve a implantação da linha ferroviária da São Paulo Railway. Essa infraestrutura foi fator determinante para conformação do bairro da Mooca no final do século XIX[6]. Além disso, na região ainda se conserva parcialmente a fábrica de fósforos, a fábrica de biscoitos e o ramal ferroviário original da instalação das indústrias Matarazzo. O patrimônio é, ainda, registro histórico das técnicas construtivas tradicionais, o que lhe confere seu valor enquanto conjunto urbanístico e memória paulistana.

Estado Atual[editar | editar código-fonte]

Segundo uma avaliação do Conpresp em maio de 2007[7], a fábrica de fósforos se mantém em estado original, mas os espaços internos dos galpões da antiga Dunchen foram parcialmente demolidos[8]. As fachadas encontram-se modificadas por inteiro, mas os galpões da Dunchen conservam sua implementação junto às estruturas originais. A chaminé da Fiat Lux, único exemplar restante desse tipo de edificação, permanece conservada.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

Categoria:Indústria no Brasil Categoria:História de São Paulo Categoria:Mooca Categoria:Artigos do projeto Wikipédia na Universidade