Paróquia Santo Ivo (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A paróquia Santo Ivo é uma circunscrição da Igreja Católica na cidade de São Paulo.

Santo Ivo é o padroeiro da classe jurídica, pois ele foi advogado e defensor dos humildes e pobres. Padroeiro da Igreja, Santo Ivo, por boa parte de seus moradores ser de magistrados e de juízes.

Santo Ivo (nome de batismo Yves Hélory de Kermartin) nasceu na Bretanha, França, no dia 17 de outubro de 1253 e morreu em 19 de maio de 1303. Aos 14 anos de idade, foi a Paris, onde cursou filosofia, teologia, direito civil e direito canônico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na Diocese de Rennes. Era considerado como sendo o Advogado dos Pobres.

Foi sacerdote, advogado e juiz. Pertecencia a família nobre, tendo adotado uma vida de extrema pobreza e se caracterizou pela defesa gratuita dos pobres. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier. Foi o primeiro santo a ser canonizado em processo regular, no ano de 1347. É o padroeiro dos advogados e da Magistratura, sendo sua festa celebrada no dia 19 de maio.

A imagem de Santo Ivo foi uma doação do Cônsul da França, pois o Santo é de origem francesa.

A Paróquia está localizada no Largo Batalha nº 99 - Jardim Lusitânia, na cidade de São Paulo, São Paulo.

Oração a Santo Ivo[editar | editar código-fonte]

Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da Caridade e defensor intrépido da Justiça. Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar, maravilhosamente, os postulados da Justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurista, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que, os seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão.

Amem eles a Justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, propostos todos os interesses subalternos e toda sujeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal.

Olhai, também, para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar Vossos exemplos e imitar as Vossas virtudes.

Exercei, junto ao trono de Deus, Vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do Vosso poderoso patrocínio. Amém.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. VerbaLegis.NET - Manuel Dória Vilar (13 de maio de 2003). «SANTO IVO – PATRONO DOS ADVOGADOS». Manuel Dória Vilar. Consultado em 9 de junho de 2014. Arquivado do original em 29 de março de 2010 
  2. PAPA JOÃO PAULO II (13 de maio de 2003). «MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II AO BISPO DE SAINT-BRIEUC E TRÉGUIER NO VII CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SANTO IVO». Vaticano. Consultado em 9 de junho de 2014  line feed character character in |título= at position 31 (ajuda)
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.