Portal:Butão
Butão O Butão (em butanês: འབྲུག་ཡུལ་; romaniz.: Dru Ü, pronúncia: [ʈʂɦu yː], lit. "terra do dragão"), oficialmente Reino do Butão, é um país interior localizado no sul da Ásia, no extremo leste dos Himalaias. Faz fronteira a norte com a China e para o sul, leste e oeste pela Índia. Mais a oeste, está separado do Nepal pelo estado indiano de Sikkim, enquanto mais ao sul está separado de Bangladesh pelos estados indianos de Assam e Bengala Ocidental. A capital e maior cidade do Butão é Thimbu. O Butão existia como uma manta de retalhos de pequenos feudos em guerra até o início do século XVII, quando o lama e líder militar Shabdrung Ngawang Namgyal, fugindo da perseguição religiosa no Tibete, unificou a área cultivada e uma identidade distinta butanesa. Mais tarde, no início do século XX, o Butão entrou em contato com o Império Britânico e manteve fortes relações bilaterais com a Índia sobre a sua independência. Em 2006, baseado em uma pesquisa global, a revista BusinessWeek avaliou o Butão o país mais feliz na Ásia e o oitavo país mais feliz do mundo. A paisagem do Butão varia de planícies subtropicais no sul às alturas sub-alpinas no norte dos Himalaias, onde alguns picos excedem a altitude de 7 000 metros. Em 1997 a área total foi relatada como cerca de 46 500 km² e de 38 394 km² em 2002. A religião oficial é o budismo vajrayana e é seguida pela grande maioria da população, estimada em 765 650 em 2015. O hinduísmo é a segunda maior religião. Em 2008, o Butão fez a transição da monarquia absoluta para a monarquia constitucional e realizou a sua primeira eleição geral.
Artigo em destaque O panda-vermelho ou panda-pequeno, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo (nome científico: Ailurus fulgens; do grego ailurus, gato; e do latim fulgens, brilhante), é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus. Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos). O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos. Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.
Você sabia…
Mapa
Imagem selecionada
Biografia selecionada Jigme Khesar Namgyel Wangchuck (em butanês: འཇིགས་མེད་གེ་སར་རྣམ་རྒྱལ་དབང་ཕྱུག་, nascido em 21 de fevereiro de 1980) é o quinto Druk Gyalpo do Butão e chefe da dinastia Wangchuck. Ele se tornou rei em 14 de dezembro de 2006 e foi oficialmente coroado em 6 de novembro de 2008. Khesar é o filho mais velho do quarto e anterior Rei Dragão do Butão, Jigme Singye Wangchuck, e sua terceira esposa, Rainha (Ashi) Tshering Yangdon. Ele tem uma irmã mais nova, a princesa Dechen Yangzom, e um irmão, o príncipe Jigme Dorji, além de quatro meias-irmãs e três meio-irmãos.
Categorias
WikiProjetos
Coisas que você pode fazer Artigos para desenvolver:
Artigos para revisar/reciclar: Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>. Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>. Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.
Associados Wikimedia
Butão no Commons
Imagens e mídia Butão no Wikcionário Definições Butão no Wikilivros Livros didáticos e manuais Butão no Wikinotícias Notícias Butão no Wikiquote Citações Butão no Wikisource Biblioteca Butão na Wikiversidade Recursos de aprendizado
|