Saltar para o conteúdo

Portal:Butão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Butão
Localização do Butão.

O Butão (em butanês: འབྲུག་ཡུལ་; romaniz.: Dru Ü, pronúncia: [ʈʂɦu yː], lit. "terra do dragão"), oficialmente Reino do Butão, é um país interior localizado no sul da Ásia, no extremo leste dos Himalaias. Faz fronteira a norte com a China e para o sul, leste e oeste pela Índia. Mais a oeste, está separado do Nepal pelo estado indiano de Sikkim, enquanto mais ao sul está separado de Bangladesh pelos estados indianos de Assam e Bengala Ocidental. A capital e maior cidade do Butão é Thimbu.

O Butão existia como uma manta de retalhos de pequenos feudos em guerra até o início do século XVII, quando o lama e líder militar Shabdrung Ngawang Namgyal, fugindo da perseguição religiosa no Tibete, unificou a área cultivada e uma identidade distinta butanesa. Mais tarde, no início do século XX, o Butão entrou em contato com o Império Britânico e manteve fortes relações bilaterais com a Índia sobre a sua independência. Em 2006, baseado em uma pesquisa global, a revista BusinessWeek avaliou o Butão o país mais feliz na Ásia e o oitavo país mais feliz do mundo.

A paisagem do Butão varia de planícies subtropicais no sul às alturas sub-alpinas no norte dos Himalaias, onde alguns picos excedem a altitude de 7 000 metros. Em 1997 a área total foi relatada como cerca de 46 500 km² e de 38 394 km² em 2002. A religião oficial é o budismo vajrayana e é seguida pela grande maioria da população, estimada em 765 650 em 2015. O hinduísmo é a segunda maior religião.

Em 2008, o Butão fez a transição da monarquia absoluta para a monarquia constitucional e realizou a sua primeira eleição geral.


 ver · editar Artigo em destaque

O panda-vermelho ou panda-pequeno, também conhecido como raposa-de-fogo ou gato-de-fogo (nome científico: Ailurus fulgens; do grego ailurus, gato; e do latim fulgens, brilhante), é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Ailurus. Pertence à família Ailuridae, mas já foi classificado nas famílias Procyonidae (guaxinim) e Ursidae (ursos).

O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Sua alimentação é principalmente composta por bambu; entretanto, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.

Está em perigo de extinção, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.

Ler mais ...


 ver · editar Você sabia…
  • ... a família real, de acordo com a tradição, tem ascendência divina?
  • ... só a Índia e Bangladesh têm embaixadas oficiais no Butão?
  • ... a delegação oficial do Butão na Europa está localizada na Suíça, em Genebra?
  • ... a ave nacional é o corvo, o animal nacional é o takin, a flor nacional é a papoula azul, e do planta nacional é o cipreste?
  • ... o esporte nacional é o arco e flecha?
  • ... o Butão não possui as linhas ferroviárias?
  • ... é o único país que professa a religião oficial como uma forma de Budismo Mahayana?
  • ... o ngultrum, a moeda oficial do Butão, é fixado pela rupia indiana?
  • ... para visitar o Butão você tem que pagar uma taxa equivalente ao dólar dos EUA ao dia?
  • ... é o único Estado do mundo em que as restrições relacionadas com a proibição de fumar tornou ilegal a importação de cigarros para fins comerciais?


 ver · editar Mapa


Mapa das línguas do Butão.

 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Biografia selecionada

Jigme Khesar Namgyel Wangchuck (em butanês: འཇིགས་མེད་གེ་སར་རྣམ་རྒྱལ་དབང་ཕྱུག་, nascido em 21 de fevereiro de 1980) é o quinto Druk Gyalpo do Butão e chefe da dinastia Wangchuck. Ele se tornou rei em 14 de dezembro de 2006 e foi oficialmente coroado em 6 de novembro de 2008. Khesar é o filho mais velho do quarto e anterior Rei Dragão do Butão, Jigme Singye Wangchuck, e sua terceira esposa, Rainha (Ashi) Tshering Yangdon. Ele tem uma irmã mais nova, a princesa Dechen Yangzom, e um irmão, o príncipe Jigme Dorji, além de quatro meias-irmãs e três meio-irmãos.



 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia
Butão no Commons Butão no Commons
Imagens e mídia
Butão no Wikcionário Butão no Wikcionário
Definições
Butão no Wikilivros Butão no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Butão no Wikinotícias Butão no Wikinotícias
Notícias
Butão no Wikiquote Butão no Wikiquote
Citações
Butão no Wikisource Butão no Wikisource
Biblioteca
Butão na Wikiversidade Butão na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar