Amargosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Amargosa
"Cidade Jardim"
Bandeira de Amargosa
Brasão desconhecido
Bandeira Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 19 de junho
Fundação 24 de abril de 1877
Gentílico amargosense
Prefeito(a) Karina Silva (PSB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Amargosa
Localização de Amargosa na Bahia
Amargosa está localizado em: Brasil
Amargosa
Localização de Amargosa no Brasil
13° 01' 48" S 39° 36' 18" O13° 01' 48" S 39° 36' 18" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Centro-Sul Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Jequié IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Milagres, Brejões, Ubaíra, Laje, Elísio Medrado e São Miguel das Matas
Distância até a capital 235 km
Características geográficas
Área 435,932 km² [2]
População 33 931 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 77,84 hab./km²
Altitude 400 m
Clima úmido, úmido-subúmido, subúmido-semiárido e semiárido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,625 médio PNUD/2010 [4]
PIB R$ 141 006,186 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 4 038,21 IBGE/2008[5]
Página oficial

Amargosa é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano e na Microrregião de Jequié, sua população estimada em 2014 é de 37.557 habitantes, segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[5]

A cidade[editar | editar código-fonte]

Sua população estimada em 2014 é de 37.557 habitantes. Em 19 de junho de 1891, aconteceu o ato de criação que elevou a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa à categoria de cidade, passando a se chamar apenas Amargosa. O nome desta cidade teve origem na caça das pombas de carne amarga que faziam parte da fauna local, e que atraía caçadores da região, através do convite: "vamos às amargosas". Amargosa é um município que destaca-se pela beleza de suas inúmeras praças e jardins. Amargosa tem como um de seus mais ilustres personagens Pedro Calmon, que foi muito importante para o desenvolvimento da cidade na época em que sua família ali residia.

Informes gerais
  • População: 33.931 (2010)
  • População estimada 37.557 (2014)
  • Clima: úmido, úmido-subúmido, subúmido-semiárido e semiárido
  • Temperatura média : 25º
  • Principais atividades econômicas: pecuária,laticínios, caju, café, banana, mandioca, comercio,indústria calçadista e turismo.
  • Padroeira : N.Sr.ª do Bom Conselho

Geografia[editar | editar código-fonte]

Situada no Vale do Jiquiriçá, em uma das mais belas paisagens do interior da Bahia, que incluem rios, cachoeiras, matas e trilhas. Possui um dos quatro melhores índices de saúde da Bahia, a cidade melhora sua infra-estrutura e vem crescendo economicamente.

Clima

O clima em Amargosa tem grande variação, abrangendo o úmido, úmido-subúmido, subúmido-semiárido e semiárido. As temperaturas variam de 15 °C no inverno a 26 °C nas estações mais quentes.

Relevo

O município de Amargosa é composto por morros e colinas de vertentes íngremes a aguçado e com tendência a crista, de forma convexa, sendo que na parte norte da região é mais abaulado e próximo a Santa Terezinha tabular, o relevo, portanto, é controlado pela estrutura com uma altitude variando de 230 a 980 m, destacando as serras de Tartaruga, Julião e Baratinha.

Hidrografia

O principal rio que corta o município de Amargosa é o Jiquiriçá-Mirim, tendo como afluentes os riachos da Correntina, Tamanduá, Cavaco, Boqueirão, Bainha, Timbó, Tauá, Massaranduba, Baixada e outros de menor vazão. Também são importantes para o município os rios Corta Mão, Riachão, Verde e Capivara.

Vegetação

Próximo à região de divisa com os municípios de Mutuípe, Laje e Ubaíra é predominante as formações florestais secundárias (capoeira). À medida que se aproxima de Brejões, Milagres, as temperaturas e os índices pluviométricos diminuem, ocorrendo formações com aspectos arbóreos menos exuberantes e ocorrem formações de caatinga na divisa com Santa Terezinha e Milagres.

Divisão Político-Administrativa

A sede de Amargosa compreende os bairros do Centro, Rodão, São Roque, Santa Rita, Alto da Bela Vista, Katiara, URBIS l, URBIS ll e Sucupira. Além da sede do município existem os distritos de Corta Mão, Itachama e Diógenes Sampaio e quatro povoados: Acajú, Baixa de Areia, Cavaco e Barreiro.

Economia[editar | editar código-fonte]

Produção Agropecuária

A pecuária extensiva é a marca do médio e grande produtor, sendo que a pecuária de leite intensiva, inserida no contexto nos anos 70 tinha se mostrado como alternativa tem passado por grandes dificuldades devido ao custo dos insumos. Atualmente, a maioria da população ativa em Amargosa está inserida no setor primário, produzindo na agricultura as culturas de subsistência tendo a mandioca como a mais importante, com ênfase para banana, milho, feijão, fumo e amendoim, que são o sustentáculo da pequena produção. No cacau, café e a cana encontram-se a alternativa da pequena e da média produção.

Comercialização

Das várias formas de comercialização na região, a mais usual é a feira livre, destacando-se como centro de convergência da produção regional, onde se reúnem produtores, intermediários, caminhoneiros e outros agentes. A produção leiteira é beneficiada pelas micro-usinas de produtores ou comprada por usinas em Salvador e Cachoeira. O café, cacau e o fumo são comercializados por armazém representantes de grandes empresas do ramo. Parte do café está sendo beneficiada por torrefadoras locais.

Comércio e Serviços

Amargosa tem uma boa estrutura no comércio. Há grandes supermercados, farmácias e drogarias, lojas de móveis e materiais de construção, revendas de veículos, etc. Na área de saúde, existem a Santa Casa de Misericórdia, clínicas particulares, centros de saúde da rede pública e o Hospital Geral de Amargosa.

Atividade industrial

As indústrias, em sua maioria, são de pequeno porte, com a produção consumida no município e em outros circunvizinhos. São quatro as micro-usinas de leite em funcionamento e duas torrefações de café. As casas de farinha e olarias são de caráter artesanal, existindo mais de trinta casas no município. Vale mencionar as serrarias e fábricas de móveis, que, apesar de artesanais, criam móveis de qualidade. Também se destaca a implantação de uma unidade do pólo calçadista: a Daiby produz sapatos femininos, inclusive para exportação, emprega aproximadamente 400 pessoas e o frigorifico Frigamar onde empregam cerca de 200 pessoas.

Atrativos turísticos[editar | editar código-fonte]

  • Festa de São João: Acontece todos os anos na Praça do Bosque. A partir de 2010 a o evento passa a ter 10 dias de duração e consolida a cidade como o principal destino junino da Bahia e um dos maiores do Brasil. São vários dias de festa, recebendo por dia uma média de 60.000 pessoas de vários estados do Brasil. É tida como a melhor festa junina do Estado da Bahia e está entre as cinco melhores festas juninas do país. O maior recorde de público do são joão de Amargosa, foi em 2007 quando se apresentou no palco principal a Banda Calypso, que reuniu mais de 90.000 pessoas na Praça do Bosque.
  • Forró do Piu-Piu: Uma festa particular que ocorre todos os anos no período do SJ, sempre conta com grandes bandas do país, acontece no Hotel Fazenda Colibri, participam aproximadamente 10.000 pessoas.
  • Exposição Agropecuária: Ocorre no mês de Outubro (não tem acontecido nos últimos anos, consultar antes de ir).
  • Serras: A cidade possui uma: "Serra Azul", que faz parte das terras do Sr. Manoel Lemos (In Memoriam).
  • Cachoeiras da Pancada. Também com a opção de visitar a Cachoeira dos Prazeres, no município de Jiquiriçá-BA, que fica a poucos quilômetros.
  • Floresta: Mata atlântica do Timbó.
  • Rios: Jiquiriçá que nasce no Município de Maracás(BA), propício aos banhos e esportes náuticos.
  • Cristo da Praça - Monumento erguido na Praça Tiradentes.
  • Igrejas: Catedral de N. Sr.ª do Bom Conselho, Localizada na Praça Lourival Monte.
  • Belas praças e jardins, denominado-a, Cidade Jardim.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Divisão Política do Brasil.png Este município precisa ser adaptado aos critérios do Projeto Subdivisões do Brasil.
Você pode ajudar a Wikipédia editando-o.


Notas e referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. Área territorial oficial IBGE Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02) (10 de outubro de 2002). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  3. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 14 de agosto de 2013.
  5. a b c Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  • [1] Amargosa.ba.gov.br.
  • [2] Amargosa.ba.gov.br.
  • [3] Amargosa.ba.gov.br.