Jiquiriçá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Município de Jiquiriçá
"Municípios das Roças"
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário janeiro
Fundação 9 de maio de 1860
Gentílico jiquiriçaense
Lema Nossa Terra em Boas Mãos
Prefeito(a) Valdemar Andrade Filho (PP)
(2013–2016)
Localização
Localização de Jiquiriçá
Localização de Jiquiriçá na Bahia
Jiquiriçá está localizado em: Brasil
Jiquiriçá
Localização de Jiquiriçá no Brasil
13° 15' 25" S 39° 34' 19" O13° 15' 25" S 39° 34' 19" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Centro-Sul Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Jequié IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Mutuípe, Ubaíra, Lage, Amargosa, Teolândia
Distância até a capital 258 km
Características geográficas
Área 236,255 km² [2]
População 14 118 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 59,76 hab./km²
Altitude 312 m
Clima tropical médio 23,4º
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,553 baixo PNUD/2010 [4]
PIB R$ 40 753,018 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 2 959,34 IBGE/2008[5]
Página oficial

Jiquiriçá é um município brasileiro localizado no estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 14936 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).[3] Rico em recursos hídricos até algumas décadas atrás, Jiquiriçá ainda possui algumas belas cachoeiras, dentre elas a cachoeira dos Prazeres, a de Guigó, e a de Clóvis, porém que sofrem com a escassez de água durante a maior parte do ano, algumas chegam a ter sua vazão reduzida em mais de 50%. Mesmo assim algumas destas ainda são de grande importância para o turismo local.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O povoado teve início em 1860, em um local conhecido como “velhas”, pertencente ao município de São Vicente Férrer D’Areia. Nasceu como local de pouso para os tropeiros que viajam conduzindo cargas entre Nazaré e Aratuípe até Vitória da Conquista. Foi elevado à categoria de freguesia em 16 de setembro de 1878, passando a chamar-se Senhor do Bomfim da Capela Nova, em decorrência da existência de uma capela no povoado dedicada a esse Santo.

Em 1891, através do ato estadual datado de 31 janeiro, tornou-se município, com o nome de Capela Nova de Jiquiriçá, desmembrando-se de São Vicente Férrer D’Areia. Em 1904, pela lei estadual nº 570, de 15 de setembro de 1904 seu nome foi simplificado para Jiquiriçá - nome indígena que quer dizer instrumento de pesca (Jiquir) de rio (Içá). A Lei Estadual 1882 de 16 de julho de 1926, desmembrou do município o distrito de Mutum, que mais tarde originaria o município de Mutuípe. Em 1943, o município de Jiquiriçá foi extinto e anexado ao município de Mutuípe, só sendo restaurado um ano mais tarde, em 1º de junho de 1944.

Alguns fatos importantes que marcaram a história do lugar foram as enchentes de 1914, 1960, 1964. São consideradas as piores enchentes de toda a história do município, destruindo uma parte da cidade, inclusive o comércio, e deixando dezenas de famílias desabrigadas.

Caracterização do Município[editar | editar código-fonte]

O município de Jiquiriçá está localizado na mesorregião Sudoeste do Estado, na Microrregião Homogênea 024 – Jequié, estando enquadrado nas regiões de Planejamento 3 – Litoral Sul, e Administrativa 29ª - Amargosa. Do ponto de vista das atividades produtivas, está vinculado à Região Econômica 3 - Recôncavo Sul. Apresenta uma extensão territorial de 262 km².Jiquiriçá está limitado ao Sul,por Laje, a Oeste,por Mutuípe e Laje, a Leste por Teolândia e ao Norte por Ubaíra. Voltagem: 110 Zona urbana e 220 Z. Rural Superfície (área em km²): 237,2 km² Distância da capital: 258 km Temperatura Média: 23,4 °C População total: 13,614 habitantes Rodovia de acesso: BR 420 Distritos: Serraria 2 BR 101 Lagoa Verde BR 116

Cultura

Manifestações artísticas e socioculturais

Existem Artesãos no município, onde feitas as peças (técnica, material, utilidade)? O artesanato local é caracterizado por objetos feitos em: Barro- panelas e potes. Cipó e palha- abanos, cestas, panacuns, vassoura, esteiras, chapéus, instrumentos de pesca,peneira, estantes, roupeiros, cadeiras, bancadas, etc. Madeira- cangalha, colher de pau, pilão, cocho, etc. Couro- todos os derivados do couro (instrumentos de montaria) Bordado Pinturas feitas em tecidosPeças feitas com retalhos. Arranjos de flores.

Grupos carnavalescos:

As Caretas: Este bloco é um bloco de mascarados que foi criado em 1960.

Os Cães: Este bloco também é um bloco de mascarados, onde as pessoas pintam todo o seu corpo com uma mistura de óleo vegetal e carvão. Este bloco sai pelas ruas da cidade assustando e melando as pessoas. Foi criado no ano de 1960.

Grupos Folclóricos:

Terno de Reis: Grupo formado por pessoas da comunidade que entoam canções de domínio público. Também o uso de instrumentos musicais.

Manifestações Populares:

Existe alguma manifestação cultural no lugar? Queima de Judas Bumba-meu-boi Reisado Alvoradas Procissões (Procissão do Bomfim, Procissão do Senhor Morto, Procissão de Domingo de Ramos, Procissão do fogo e Via Sacra.)

Festas populares: Fale sobre outras festas (Calendário de eventos)

Janeiro: Festa do Senhor do Bonfim . Principal evento do município festejando o padroeiro local e atraindo visitantes de localidades vizinhas. No lado religioso, há o novenário, missa solene e procissão. Na parte profana, destacam-se a feira chique (venda de produtos diversos), o leilão e o bingo. Data – 06/01 Local- Mercado Municipal Organização- diocese Lavagem da Igreja Do Senhor do Bomfim É organizada pela comunidade católica.

Fevereiro ou Março: Carnaval. A manifestação carnavalesca de jiquiriçá é uma mistura de carnaval com São João, realizando-se o Carnaforró. Apesar disso, jiquiriçá ainda guarda o carnaval de época, com muitos mascarados e alegria, na maioria das vezes ingênua e pura. O carnaval é ideal para toda a família. Data – (fevereiro ou Março) Local – Praça Dom Florêncio Organização – Prefeitura de Jiquiriçá

Grito de carnaval Acontece geralmente uma semana antes do carnaval.

Março ou Abril Festejos da Semana Santa Missa do lava Pés (Quinta-Feira Maior) Via Sacra ao alvorecer (Sexta-Feira Santa) com encenação da Via Crucies. Procissão do Senhor Morto (Sexta-Feira Santa) Ceia em família na (Sexta-Feira Santa)

Maio Festa em 13 de Maio Esta festa também é realizada em comemoração ao aniversário da rua. Data – 13 de Maio Local – rua 13 de Maio Organização – Prefeitura e moradores.

Junho Santo Antônio As pessoas de nome Antônio, que fazem aniversário no dia ou que tem promessas, acendem fogueira em homenagem ao Santo. Reunindo amigos em suas casas.

Quadrilha dos professores

É realizada por professores de todo município. Os participantes se caracterizam de diversos personagens. Esta quadrilha também é conhecida como a quadrilha maluca.

Festa de São João

Apesar de não haver festa em praça pública, as pessoas ainda mantêm a tradição de ficarem com as portas das casas abertas para receber os amigos. Todos acendem em suas postas fogueiras em homenagem ao santo. Durante o dia é realizado o casamento matuto, no qual os noivos aparecem montados num jegue, em seguida saem pelas ruas da cidade acompanhado pelo povo.

São Pedro As viúvas, as pessoas de nome Pedro, que fazem aniversário no dia ou que tem promessas, acendem fogueira em homenagem ao Santo. Reunindo os amigos em suas casas.

Julho

Festa em 2 de Julho Esta festa é em comemoração ao aniversário da rua. Data – 2 de Julho Local- Rua 2 de Julho Organização – prefeitura municipal e moradores

Entidades e espaços culturais, quais os nomes?:

Praça: Praça Francisco Gil, Praça Dom Florêncio, Praça Portugal, Praça Humberto de Campos (rodoviária).

Gruta: Gruta da Serra Pelada.

Biblioteca: Biblioteca do Colégio Estadual José Malta Maia.

Auditório: Cleofa Conceição de Oliveira. Situado na Prefeitura. Quadra Poliesportiva: Quadra Poliesportiva do Colégio Estadual José Malta Maia.

Patrimônio Bens Representativos da cultura e da história do município. Mercado Público: Mercado Municipal de Jiquiriçá.

Cemitério: Cemitério Público de Jiquiriçá.

Antiga Estação Ferroviária. Importante na representação cultural do município. Igreja Matriz do Senhor do BomFim. Monumento do século XX em estilo popular servindo para a prática de orações, com um exuberante painel pintado em seu altar. De pequeno interesse arquitetônico, desempenha importante papel na vida social da localidade. Prédio da Prefeitura. Construção do século XX em estilo popular sem grande interesse arquitetônico, relevante para a comunidade de Jiquiriçá devido ao seu papel sócio-político local. Rio Jiquiriçá. Rio dos mais importantes do estado, banhando 10 municípios. Em seu percurso forma pequenas cachoeiras. Serra Pelada. Ponto mais elevado da região, com 400 metros de altitude, oferece uma visão maravilhosa para aqueles que conseguem chegar ao seu cume. Na subida se esconde, por trás da espessa vegetação a gruta. Cachoeiras: cachoeira dos prazeres, cachoeira de Zeca Marinho, cachoeira do Guigó, cachoeira de Clóvis, cachoeira do Gonçalo, cachoeira da volta do rio. Situadas em áreas de formação rochosa, enriquecidas pela vegetação típica do local. Apresentando quedas d’água de pequeno porte.

Quem nasce no município de Jiquiriçá é jiquiriçaense

Esportes[editar | editar código-fonte]

=Times de futebol[editar | editar código-fonte]

Araçá,Juventus, 2 de Julho, Bom Jesus, Pindoba, Realce, Cruzeiro, Boqueirão, Alagoinhas, corte-Peixoto e Serraria 2. Falcão Independente

Grêmios e Associações[editar | editar código-fonte]

APARA (Associação de Pequenos Agricultores da Região de Amargosa) Associação de Moradores do Piquiá I e Piquiá II Associação de Pequenos Agricultores da Velhinhas Associação de Pequenos Produtores do Riacho Novo Associação de Pequenos Produtores Rurais da Alagoinhas Associação de Pequenos Produtores Rurais Rio das Velhas Associação de Pequenos Produtores do Sítio do Meio Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Jiquiriçá Associação Beneficente dos moradores do Andaraí Associação de desenvolvimento Comunitário do Corte Peixoto Associação de Integração Social para a defesa de Jiquiriçá Associação de Moradores do Araçá Associação de Pequenos Lavradores do Boqueirão Associação das Caretas de Jiquiriçá Associação Clube Máster de Jiquiriçá Clube Máster de Jiquiriçá

Religião[editar | editar código-fonte]

As principais religiões do município são a protestante, a católica e o candomblé. O padroeiro é o Senhor do Bomfim, homenageado em festa local.

existe a prática da medicina Popular? Sim.

Comunicação e Transporte: Há no município uma estação de rádio sendo transmitindo música, esporte e notícia para as regiões da cidade. Transporte: Há ônibus escolares vindo de várias fazendas trazende e levando estudantes e funcionários públicos até o centro da cidade. Tem a D20 do Gerson, que leva e traz os agricultores desde às 5:15 da manhã e só retornam às 12:00. Esses mesmos ônibus que transportam estudantes são os mesmos que nos sábados e domingos fazem concorrência com as caminhonetes.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  3. a b Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 25 de agosto de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 de dezembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado da Bahia é um esboço relacionado ao WikiProjeto Nordeste do Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.