Serrinha (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Município de Serrinha
"Princesa dos Tabuleiros"
SerrinhaBA1.jpg

Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Aniversário 13 de junho
Fundação 13 de junho de 1786 (228 anos)
Gentílico serrinhense
CEP 48700-000
Prefeito(a) Osni Cardoso (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Serrinha
Localização de Serrinha na Bahia
Serrinha está localizado em: Brasil
Serrinha
Localização de Serrinha no Brasil
11° 39' 50" S 39° 00' 28" O11° 39' 50" S 39° 00' 28" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Nordeste Baiano IBGE/2008[1]
Microrregião Serrinha IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Biritinga, Lamarão, Tanquinho, Santa Bárbara, Candeal, Ichu, Conceição do Coité, Teofilândia e Barrocas
Distância até a capital 173 km
Características geográficas
Área 568,405 km² [2]
População 82,733 hab. IBGE/2014[3]
Densidade 0,15 hab./km²
Altitude 379 m
Clima Semiárido à subúmido
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,634 médio PNUD/2010[4]
Gini 0,55 PNUD/2010[5]
PIB R$ 319 546,185 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 4 338,42 IBGE/2008[6]
Página oficial

Serrinha é um município brasileiro do estado da Bahia. O município está localizado na mesorregião do Nordeste Baiano e microrregião de Serrinha, a 173 km de Salvador e numa altitude de 379 metros em relação ao nível do mar.

Origem[editar | editar código-fonte]

No início do século XVII, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco. E foi na Capitania da Bahia que surgiu a Fazenda Serrinha com a finalidade de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. Já no final do século XIX tornou-se centro comercial e agropecuário recebendo foros de cidade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima do município varia do semiárido ao subúmido. Enquanto que a temperatura vai de 24°C a 32°C no verão e no inverno 14°C a 28°C.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

A vegetação se enquadra nos padrões da floresta estacional.


Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O município está dividido em:

Bairros

Centro, Ginásio, Bomba, Vaquejada ,Csu, Cidade Nova, Oséias, Novo Horizonte, Urbis 1, Urbis 2,Santa, Rodagem, Vaquejada, Caseb, Colina das Mangueiras, Recreio, Vila de Fátima, Estação, Cruzeiro, Arco-Íris, Princesa do Agreste, Estádio, Rodoviária, Abóboras, Treze, Aparecida, Tancredo Neves, Maravilha, Primavera, Matadouro, Parque Santana, Parque União.

Povoados

Morro do fundo, Alto da Bandeira, Bela Vista, Tanque Grande, Subaé, Alto Alegre, Cajueiro, Campo Redondo, Murici, Catespero, Chapada, Mato Grosso, Mato Fino, Malhada do Alto, Entrocamento de Ichu, Guanabara, Três Estradas,Vertente,Baú,Lagoa do Mato, Isabel, Mombaça Velha, Mombaça Nova, Vertente, Campo Limpo, Flores,Brejo,Floresta, Cajueiro Grande, Matinha, Entroncamento de Lamarão, Alto dos Pilões, Retiro,Campinas, Caldeirão, Cajazeira, Barro, Lage dos Cabocos,Sorocaba,Saco do Correio,Porteira,, Cantinho, Salgado 1, salgado 2,Recanto, Alto de contendas,Alto de Fora,Maroto, Tanque do Meio, Amparo, Canto, Macambira, Mandacarú,Pau Ferro,Canto Dois Irmãos,Levada,Oiteiro, Oiteirinho,Cana Verde,Guarani,Matão, Bom Jardim,Cabeça da Vaca,Cruzeiro da Paz,Regalo, Morro da Ilha, Licurituba,Saco do Moura 1, saco do Moura 2, Maravilha,Ipoeira, Juazeiro Grande Lagoa seca,Intrude,Vira mão,Tamburi,Sete ferro, Barra do Vento, e etc.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Serrinha é cortada pela FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) de transporte de cargas e por quatro rodovias, uma federal e três estaduais que são a BR-116 norte (Serrinha - Feira de Santana), BA-409 (Rodovia do Sisal), BA-233 (Serrinha - Nova Soure) e BA-411 (Serrinha - Barrocas)

Economia[editar | editar código-fonte]

Conforme registros na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), possui 282 indústrias, 27º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.476 estabelecimentos comerciais, 33º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais é produtor de argila, granito, manganês e ouro. Sua agricultura se expressa na produção de manga, caju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.

A cidade conta com seis agências bancárias, uma do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, da Caixa Federal, do Bradesco, Ascoob e Itaú.

Imprensa[editar | editar código-fonte]

Serrinha é sede de Quatro emissoras de rádio, a Rádio Continental AM 1330 kHz, Rádio Regional AM 790 kHz, Rádio Morena FM 97,9 MHz e Rádio Cristal FM 104,9MHz.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Serrinha possui manifestações culturais muito diversificadas, que passam pelas folclóricas, pagãs, religiosas ou outras.

Eventos religiosos[editar | editar código-fonte]


Eventos festivos[editar | editar código-fonte]

  • São João: Todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras.
  • A partir de 2009 acaba a tradição do São João, o novo prefeito mudou os festejos juninos para o São Pedro.
  • Vaquejada de Serrinha: começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Com o passar do tempo a festa ganhou força e prestígio e os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu e comporta mega-shows com a apresentação de artistas nacionais.
  • Moto Argola: evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país.

Religião[editar | editar código-fonte]

O município é sede da diocese católica da região, dividida em duas paróquias, a Paróquia de Senhora Santana e Paróquia Bom Pastor.

Conta também com várias denominações Evangélicas e Protestantes, Igreja Universal, Graça, Quadrangular, Assémbleia de Deus, Deus é Amor, sendo a mais antiga a Primeira Igreja Batista de Serrinha, fundada em 23 de novembro de 1923.

A comunidade espírita se beneficia com dois Centros Espíritas. O centro Deus, Cristo e Caridade ( mais antigo ) e o Centro Espírita Irmão Estrela.

Educação[editar | editar código-fonte]

Serrinha é sede da 12ª DIREC - Diretoria Regional de Educação, e tem uma vasta oferta de colégios e escolas estaduais. Além disso possui campi de três faculdades.

Universidade Unidade Cursos oferecidos
UNEB - Unversidade do Estado da Bahia Campus XI Geografia, Pedagogia, Administração
UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná Normal Superior, Pedagogia, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas
FTC - Faculdade de Tecnologias e Ciência Biologia, Matemática, História, Letras, Normal Superiore Geografia

Feriados municipais[editar | editar código-fonte]

Organismos regionais com sede em Serrinha[editar | editar código-fonte]

Orgasnismo Titular
Diretoria Regional de Educação - DIREC 12
Diretoria Regional de Saúde - 12ª DIRES
Circunscrição Regional de Trânsito - 29ª Ciretran
16º Batalhão de Polícia Militar
Guarda Civil Municipal - GCM
Secretária da Fazenda do Estado da Bahia - SEFAZ
Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB
Fundação Nacional de Saúde - FUNASA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Receita Federal do Brasil
5º Delegacia do Serviço Militar do Exército
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA)
Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Serrinha (CDL)

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2014 Censo Populacional 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (01 de julho de 2014). Visitado em 18 de novembro de 2014.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 11 de agosto de 2013.
  5. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2010). Perfil do município de Serrinha - BA Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Visitado em 4 de março de 2014.
  6. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 11 dez. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]