Porto (Pelotas)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Porto é um bairro de Pelotas, localizado na zona sul da cidade, é onde se encontra o Porto da cidade e também se realiza o carnaval.

Durante muito tempo o bairro Porto foi a referência socioeconômica da cidade de Pelotas, concentrando diversas atividades, como as charqueadas ao longo do Canal São Gonçalo. Entretanto para se atingir tal estágio, este local passou por um longo processo de transformações, modificando seu ambiente natural, construindo um espaço rico arquitetonicamente que ostentou esta sociedade durante anos. Depois de atravessar um extenso processo de desvalorização e decadência dentro da sociedade, o qual acabou culminando com a descentralização do centro urbano para outra localidade da cidade, restou a este local o abandono e a desvalorização imobiliária. Hoje, o bairro localizado às margens do canal São Gonçalo apresenta uma fisionomia urbana industrial, e uma paisagem carregada culturalmente, onde estão visíveis os diferentes momentos desta sociedade que presenciou este recorte histórico da cidade de Pelotas.