Arquivo Histórico Municipal (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arquivo Histórico Municipal
Tipo biblioteca, arquivo
Website oficial
Geografia
Coordenadas 23° 31' 47.8697" S 46° 38' 1.5662" O
Logradouro Praça Coronel Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro 01124-060, São Paulo - SP, Brasil
Cidade São Paulo
País Brasil

O Arquivo Histórico Municipal Washington Luís é a órgão responsável pela guarda, preservação, divulgação e estudo dos documentos considerados de valor histórico produzidos ou adquiridos pela administração pública da cidade de São Paulo. É difícil precisar sua fundação, ainda que a data de 1907 seja geralmente aceita.[1]

Conserva um acervo de aproximadamente 4,5 milhões de documentos textuais[2] (ou mil metros lineares[1]), abrangendo o período que vai do século XVI às primeiras décadas após a Proclamação da República, além de imagens e registros sonoros. Destaca-se um núcleo de grande importância historiográfica, em que se encontram os mais antigos documentos produzidos e conservados no Brasil - as atas da câmara da extinta cidade de Santo André da Borda do Campo (1555-1558).[1][3]

Sedes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Edifício Ramos de Azevedo

O arquivo teve diversas sedes ao longo de sua história. Desde 1999, ocupa o Edifício Ramos de Azevedo, no bairro do Bom Retiro, projetado pelo arquiteto homônimo e inaugurado em 1920 para abrigar o Gabinete de Eletrotécnica da Escola Politécnica.[4] Mantém serviço educativo, exposições temporárias, publicações especializadas e realiza estudos sobre a história da cidade de São Paulo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Sobre o arquivo». Arquivo Histórico Municipal. Consultado em data=12 de junho de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Arquivo Histórico Municipal será ampliado». Prefeitura da Cidade de São Paulo. Consultado em data=12 de junho de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Arquivo Histórico Municipal conserva documentos mais antigos do Brasil». Universo Online. História Viva. Consultado em data=12 de junho de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «O Arquivo Histórico Municipal e sua sede: o Edifício Ramos de Azevedo». Informativo do Arquivo Histórico Municipal. Consultado em data=12 de junho de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.