Avenida Marquês de São Vicente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Avenida Marquês de São Vicente
Extensão 4.500 m
Início Rua Norma Pieruccini Giannotti
Subprefeitura(s) Lapa
Distrito(s) Barra Funda
Bairro(s) Barra Funda e Água Branca
Fim Avenida Ermano Marchetti

A avenida Marquês de São Vicente é uma importante via da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo, Brasil. Até meados dos anos 80 chamava-se Avenida Emissários.

Inicia-se no bairro Barra Funda, cortando todo o distrito da Barra Funda, até o entroncamento com a avenida Ermano Marchetti, na Praça Dr. Pedro Corazza, que fica no bairro Água Branca.

Esta avenida corresponde a um dos principais corredores da cidade, pois, em conjunto com a avenida Ermano Marchetti e as ruas Norma Pieruccini Giannotti e Sérgio Tomás, corre paralelamente com a Marginal Tietê desde a Ponte do Piqueri até a Ponte da Casa Verde, servindo com alternativa a esta em horários de grandes congestionamentos.

Além disso, o corredor Marquês de São Vicente-Ermano Marchetti-Norma P. Giannotti-Sérgio Tomás apresenta em suas proximidades grandes pontos de interesse da capital paulista, sendo uma das regiões mais prósperas da Barra Funda.

Homenageia José Antônio Pimenta Bueno (Santos, 4 de dezembro de 1803 — 19 de fevereiro de 1878), primeiro e único visconde com grandeza e marquês de São Vicente, magistrado e político brasileiro.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

Avenida Marquês de São Vicente
Avenida Ermano Marchetti
Rua Sérgio Tomás
Rua Norma Pieruccini Giannotti