Insper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Insper
Insper
Fundação 1987
Tipo de instituição privada
Localização São Paulo
Orçamento anual 69.382.000
Página oficial www.insper.edu.br

O Insper é uma instituição de ensino superior brasileira que atua nas áreas de negócios, economia, direito, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica e engenharia da computação. Está localizada em São Paulo (capital) e tinha até 2009 o nome de Ibmec São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

O Insper atual derivou inicialmente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, entidade sem fins lucrativos criada para produzir pesquisas nessa área, localizada no Rio de Janeiro [1]. Em 1987, o IBMEC iniciou suas operações em São Paulo, situando-se na esquina das avenidas Paulista e Brig. Luís Antônio.

Inicialmente, a instituição contava apenas com o MBA em Finanças, mas ao longo do tempo desenvolveu novos programas, como o MBA Executivo, em 1998; e o programa lato sensu em direito, o LL.M. Master em Laws, com ênfase em negócios, em 1999. Com o crescimento, a escola exigiu um espaço maior, alugando assim um edifício de 12 andares no bairro do Paraíso.

Em 1999, é criado o IBMEC Educacional S.A.[2] e são lançados os cursos de graduação em Administração e Economia, com currículo analítico e tempo integral. Em 2002, a primeira turma do curso de graduação da unidade de São Paulo é formada. Nesse mesmo ano, os cursos de Administração e Economia conquistam o conceito "A" na avaliação do MEC, no “Provão”, obtêm o terceiro lugar no país e o primeiro na Grande São Paulo.

Em outubro de 2003, Claudio Haddad e seus sócios Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira se tornaram os controladores exclusivos da instituição, ao adquirirem as participações dos demais sócios. Já em 2004, a filial de São Paulo é doada ao Instituto Veris, uma entidade sem fins lucrativos, e passa a adotar o nome Ibmec São Paulo. Com isso, tornou-se uma instituição independente das outras filiais.

Em 2005, iniciou-se o planejamento de mudança para o novo campus, na Avenida Hélio Pellegrino, no bairro de Vila Olímpia, e em janeiro de 2006 o campus é inaugurado.[3]

A partir de 2009, a instituição passou a se chamar Insper. A substituição do nome se deu para diferenciação de outras homônimas sediadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília: o Ibmec e o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, instituições independentes que faziam com que o nome gerasse dúvidas na mídia e entre os públicos dessas instituições.[1]

Em 2010, Insper recebeu certificação da AACSB International – The Association to Advance Collegiate Schools of Business, entidade de certificação de escolas de negócios do mundo.[4]

Em 2014, o Ministério da Educação (MEC) aprovou novos cursos de engenharia do Insper. Desde o começo de 2015, a instituição também oferece graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação.[5] Ainda em 2015, o portfólio de cursos também recebeu o doutorado em Economia dos Negócios.[6]

Programas[editar | editar código-fonte]

  • Graduação: Administração, Economia, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Computação;
  • Certificates: programas de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de Administração, Gestão de Negócios e Pessoas, Gestão de Projetos de Negócios, Finanças, Marketing e Gestão de Saúde;
  • MBA (Master in Business Administration): Executivo, Executivo em Finanças e Executivo em Gestão de Saúde Einstein;
  • LL.M. - Master of Laws;
  • Mestrado Profissional em Administração e em Economia;
  • Doutorado em Economia e Negócios;
  • Programas Abertos - Educação Executiva;
  • Programas para Empresas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Época Negócios. «Ibmec SP muda nome para Insper». Consultado em 01 de maio de 2009. 
  2. «Ex-sócio do Garantia troca banco por escola» [S.l.: s.n.] Folha de S. Paulo (Brasil). Consultado em 16 de setembro de 2015. 
  3. «Ibmec inaugura novo campus em São Paulo» [S.l.: s.n.] Estadão (Brasil). Consultado em 16 de setembro de 2015. 
  4. «Aprendeu?» [S.l.: s.n.] Folha de S. Paulo (Brasil). Consultado em 16 de setembro de 2015. 
  5. «MEC aprova cursos de engenharia do Insper» [S.l.: s.n.] Veja (Brasil). Consultado em 18 de fevereiro de 2015. 
  6. «Insper lança Doutorado em Economia dos Negócios» [S.l.: s.n.] Administradores.com (Brasil). Consultado em 16 de setembro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.