Viva o Povo Brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Viva o Povo Brasileiro
Autor(es) João Ubaldo Ribeiro
Idioma português
País  Brasil
Assunto Revolta dos Canudos, Guerra do Paraguai
Género Romance histórico
Linha temporal século XIX - século XX
Editora Editora Record
Lançamento 1984
Páginas 673

Viva o povo brasileiro é um romance histórico escrito por João Ubaldo Ribeiro e publicado em 1984.
[1] Apesar de ser baseado em fatos reais da história brasileira, como a ocupação portuguesa, a vinda da família real, o Estado Novo e a Ditadura, é uma narrativa com personagens fictícios. Os fatos da vida destes últimos se entrelaçam com os episódios da trajetória do Brasil como a invasão holandesa, por exemplo. A obra retrata cerca de 400 anos de história do país (se inicia em 1647 e vai até 1977), e boa parte do texto se ambienta na Ilha de Itaparica, apesar de no decorrer da trama outros cenários como Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, sejam visitados. O livro tem vários personagens. Em cada momento da narrativa um se destaca e, mesmo sendo de núcleos diferentes, muitos deles interagem entre si ou têm ligações. Dentre os principais estão: Perilo Ambrósio Góes Farinha (Barão de Pirapuama), Amleto Ferreira, Maria da Fé, Vevé, Patrício Macário, Nego Leléu e Vú.

Apesar de o título aludir a uma exaltação do povo brasileiro o livro conta a trajetória do Brasil de forma crítico-satírica com muitos momentos de comicidade e escracho. Com personagens negros e índios, portugueses e holandeses cada acontecimento do romance representa um fato, situação ou modo de agir que contribuiu para a construção da identidade brasileira.[2] A miscigenação baseada no estupro, a crueldade com os escravos e a consequente mentalidade casa-grande senzala que se enraizou nas elites brasileiras, a luta do povo negro pela sua libertação e sobrevivência, a hipocrisia, a devassidão e o jeitinho brasileiro são temas retratados de forma fidedigna na trama. O livro parte do princípio da existência de múltiplas verdades dentro de uma só verdade e por isso a frase que abre a obra é: "O segredo da Verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias.". Viva o Povo Brasileiro ao contar a versão dos oprimidos é uma alternativa a história das elites dominantes que consta nos livros e documentos oficiais. É considerado uma das mais importantes obras da literatura brasileira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://pt.scribd.com/doc/156419977/VIVA-O-POVO-BRASILEIRO-RESUMO-JOAO-UBALDO-RIBEIRO
  2. http://www.sjt.com.br/tecnico/gestao/arquivosportal/Jo%C3%A3o%20Ubaldo%20Ribeiro%20-%20Viva%20o%20Povo%20Brasileiro.pdf