Saltar para o conteúdo

TV Diário (Fortaleza): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 551: Linha 551:
* Petrucio Melo
* Petrucio Melo
* Fabiano Melo
* Fabiano Melo
* Geraldo Amâncio
* Geraldo Amâncio
* Germano Montgomery
* [[Gomes Farias]]
* [[Gomes Farias]]
* Egilson Teles
* Egilson Teles

Revisão das 20h37min de 24 de agosto de 2017

 Nota: Este artigo é sobre a emissora cearense. Para a emissora sediada em Mogi das Cruzes, veja TV Diário (Mogi das Cruzes).
TV Diário
TV Diário Ltda.
TV Diário (Fortaleza)
Tipo Rede regional de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 6 de janeiro de 1997 (27 anos)[nota 1]
por Yolanda Queiroz
Pertence a Sistema Verdes Mares
Proprietário Renata Queiroz
Antigo proprietário Yolanda Queiroz (1997-2016)
Presidente Renata Queiroz
Cidade de origem Ceará Fortaleza, CE
Sede Fortaleza, CE
Rua Tomás Acioli, 1677/ Rua Visconde de Mauá, 2548 - Dionísio Torres
MAPA
Estúdios Fortaleza, CE
Rua Tomás Acioli, 1677/ Rua Visconde de Mauá, 2548 - Dionísio Torres
Slogan 100% sua cara. 100% Nordeste.
Formato de vídeo
Canais irmãos TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares, Rádio Tamoio, FM 93 e Recife FM
Cobertura Toda a Região Nordeste e partes da Região Norte do Brasil
Emissoras afiliadas Lista de emissoras
Nome(s) anterior(es) TV COM (1997-1998)
Página oficial tvdiario.verdesmares.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Disponibilidade por satélite
Canal 129
Disponibilidade por cabo
RCA
MaxTV
BrasilNET
Multiplay
  • Canal 22
  • Canal 522 (HD)
CaboTelecom
Canal 138
Brisanet
Canal 15
SGC A Cabo
Canal 14
SupercaboTV
Canal 25
TCM
Canal 3 (HD)
TV Litorânea
Canal 48
TVAC
Canal 62
TVA
Canal 30
TVC
Canal 34

TV Diário é uma rede de televisão brasileira sediada em Fortaleza, CE. A emissora é pertencente ao Sistema Verdes Mares, divisão do Grupo Edson Queiroz que controla vários veículos de comunicação em todo o país. O nome da emissora é baseado no Diário do Nordeste, que também pertence ao grupo. A emissora é caracterizada por trazer uma programação, quase na sua totalidade local, voltados para a Região Nordeste, especialmente o estado do Ceará.

A emissora ficou conhecida na década de 2000, quando passou a transmitir seu sinal via satélite para todo o país, o que a fez ganhar várias afiliadas e retransmissoras e gerar uma rápida expansão, chegando a ameaçar a audiência das grandes redes de TV brasileiras, em sua maioria baseadas no Eixo Rio-São Paulo, até ter seu sinal codificado em 2009. Atualmente, a emissora transmite seu sinal para todos os municípios do Ceará através de suas retransmissoras, incluindo as operadoras de TV por assinatura em outros estados.

História

1998-2001: Fim da TV COM e lançamento

Antigo logotipo da emissora, utilizado de 2005 até 2015.

Sucessora da extinta TV COM, que esteve no ar entre 6 de janeiro de 1997 a 30 de junho de 1998, a TV Diário surgiu no dia seguinte, dia 1º de julho em Fortaleza, capital do Ceará. O nome da emissora é em homenagem ao periódico Diário do Nordeste, mesclando grade própria e reprises dos telejornais da TV Verdes Mares. Na época da inauguração, a emissora só era sintonizada apenas na Região Metropolitana de Fortaleza e arredores.

Em 2000, segundo a publicação da revista Tela Viva, o transmissor de sinal do canal 22 era tão potente que cobria raio de 200 km, sendo umas das mais potentes emissoras do país, com planos de entrar no satélite no mesmo ano.[1] No entanto, os planos foram adiados para 2001.

2001-2009: Transmissão via satélite

Em 20 de março de 2001, a TV Diário entrou no cenário nacional via satélite, através de transmissão através de antenas parabólicas na sintonia 1080 MHz na polarização horizontal (H) pelo Brasilsat B1 (em 2008, o satélite foi substituído pela StarOne C2, após atingir a idade de 14 anos, dois anos a mais da idade-limite).

Na época da entrada de sinal do satélite, o Brasilsat B1 atingia além do Brasil, toda a América do Sul e partes da América Central e Caribe. Quando o Brasilsat B1 foi substituído pela StarOne C2, o sinal do novo satélite ampliou cobertura de sinal da TV Diário e as 31 emissoras existentes, passando a atingir além de toda América do Sul, toda América Central, partes de Caribe e América do Norte.

No mesmo ano que estreou no satélite, a TV Diário colocava no ar as primeiras retransmissoras no interior do Estado do Ceará, estando presente em 45 municípios. Antes disso, a emissora já ganhava em 2000 e 2001, novas retransmissoras após participar licitações do Ministério das Comunicações. Em 2002, o sinal da TV Diário já estava presente em mais de 100 municípios.

Em 2003, com início da popularidade nas antenas parabólicas, conquista as primeiras afiliadas: a TV Tropical (de São Luís, capital do Maranhão) e TV Litorânea (de Vitória, capital do Espírito Santo), primeiras fora do Ceará. Em 2005, a TV Diário já cobria todo o estado do Ceará através de suas retransmissoras.

De 2005 a 2007, o número de receptores de antenas parabólicas que havia ultrapassado mais de 20 milhões no Brasil, coincidindo o auge da popularidade desses receptores, a rede ganha dezenas de afiliadas e retransmissoras em diversos estados brasileiros, no Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste, sendo a rede que mais cresceu no País.

De modo surpreendente, em tão pouco tempo, a rede obtém grande sucesso em seu intento de fazer uma TV com uma linguagem inovadora e diferente, até então inédito na história da televisão brasileira. Apostando na inovação e em formas já conhecidas como os programas de auditório visto em redes tradicionais, mas em produção local de baixo custo e apresentando diversas personalidades (entre eles os cantores de forró e de outros ritmos populares) conquistou grande audiência, tanto por afiliadas, retransmissoras e inúmeras novas compras das antenas parabólicas, chegando a inclusive liderando a audiência em muitas cidades menores e maiores, mesmo não tendo nenhuma afiliada ou retransmissoras.[2]

2009: Saída do satélite

À meia-noite do dia 25 de fevereiro de 2009, os telespectadores da TV Diário perderam o sinal dela em suas parabólicas, como também as afiliadas e retransmissoras.[3]

Segundo informações antecipadas e posteriormente saída da rede (em jornais, sites e blogs de internet), a saída da programação da TV Diário do satélite deveu-se a pressões das Organizações Globo, ao Sistema Verdes Mares, que era responsável pela TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo no Ceará) por conta do excessivo crescimento da audiência da TV Diário em muitos locais do país, inclusive no eixo Rio-São Paulo, o que ameaçava os nichos de mercado da Rede Globo, a qual não pretende ceder espaço aos concorrentes, especialmente à Rede Record, que vem aos poucos elevando sua audiência (informação que foi comprovada, pois a afiliada em São Paulo nem chegava até ameaçar as redes).[4][5]

No entanto, em análise da audiência nas TVs na Grande São Paulo, a emissora era retransmitida pela Oeste TV de Carapicuíba, e não chegava a ameaçar audiência da Globo, Record, SBT, Bandeirantes, RedeTV!, entre outras emissoras, segundo medições do IBOPE, por ter raio de transmissão restrito.

Segundo estas denúncias, a Globo exigiu aos proprietários da TV Diário para que deixasse ser transmitida nas antenas parabólicas (devido forte concorrência nas mediações de audiência principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste), por estar adquirindo grande popularidade e ocupando boa parte da fatia de telespectadores que se direcionaria para as grandes redes e por ter se tornado uma concorrente direta da maior rede de TV do País e a quarta no mundo.[3]

Ao sair do satélite,[5] a emissora passou a restringir sua cobertura apenas ao estado do Ceará, além dos estados vizinhos e algumas cidades do interior do Estado de São Paulo pela TV Aberta e sistemas de TV por assinatura,[3] entre elas a Você TV, através da DTHi, em agosto de 2009.[6]

Com a saída da Diário do satélite, a Rede União tornou-se a única rede instalada no Ceará exibir satélite em todo o Brasil e todas as Américas (do Sul, Central, Norte e ilhas do Caribe) partes da Europa e África.[7]

A saída da Rede Diário para ser apenas sintonizada no Ceará e as 29 cidades brasileiras com operadoras de TV paga, no início de 2009, provocou uma grande controvérsia da opinião pública brasileira que a acompanhava a rede no decorrer do ano:

  • ao sair do ar nas parabólicas, a emissora não deu explicações sobre sua saída do ar antecipadamente, o que pegou muita gente de surpresa, pois não avisou por antecedência aos telespectadores a saída de satélite.
  • surgiu informações através de jornais e sites que as Organizações Globo pressionou grupo regional Sistema Verdes Mares (SVM) sob pena de não renovar com a TV Verdes Mares).
  • a onda de informações desencontradas e não confirmadas, gerou mais críticas à Rede Globo e também ao grupo que tinha a TV Diário.

Após ter seu sinal de satélite no StarOne C2 ter sido retirado do ar, a TV Diário passou a ser sintonizada apenas em outro satélite, a StarOne C3, na frequência 3642 MHz na polarização horizontal (H), porém com o sinal codificado assim como as outras emissoras de rádio e TV do Sistema Verdes Mares.

Nota da Rede Globo

A Rede Globo divulgou a nota seguinte, expondo a razão pela qual a TV Diário saiu da Banda C:

"A TV Globo, como cabeça da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma que estes fiquem circunscritos a seus territórios de cobertura. Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e pelo respeito recíproco aos interesses, a atuação da TV Diário estará restrita a seu território de cobertura, não sendo mais captada em territórios de outras afiliadas. Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o estado do Ceará, porém, codificado.".

Porém, a nota divulgada, dizia na prática, que a TV Diário é uma "afiliada à Rede Globo" (ao referir que a rede é formada por 121 emissoras), o que não é verdade.[4] Essa nota divulgada,[5] segundo os críticos da Rede Globo, era para "enganar" a imprensa brasileira,[5] já que os internautas não acreditaram a versão da nota da Rede Globo sobre a saída da TV Diário, que após a divulgação dessa nota da Globo, foi logo acusada de ser responsável pela retirada da Diário nas parabólicas.

Apesar da nota, a Globo foi acusada por trás das pressões exercidas ao grupo SVM,[5] por interesses obscuros.[4]

Segundo outra versão, a TV Jangadeiro (afiliada do SBT), que vem se modernizando nos últimos anos, o que atraiu a atenção do mercado publicitário e empresarial cearense.[5] A emissora tem como uns dos acionistas, o rico e influente político-empresário Tasso Jereissati, o que fica difícil para o Sistema Verdes Mares da Família Queiroz não manter com a rede, caso a Globo deixe ser exibida pela TV Verdes Mares.[5] No momento em que foi anunciada a inauguração da TV Cariri, primeira emissora do grupo Edson Queiroz no interior, também afiliada à Rede Globo, uma ameaça de rompimento de contrato seria um golpe mais duro do que a imposição da "harmonia entre todos" e do "respeito recíproco" referida na nota já citada anteriormente.[5]

O crescimento do mercado publicitário do setor Banda C causou a disputa que levou à retirada do sinal da TV Diário pela Rede Globo, talvez seja o mesmo que ocorreu com O Amazon Sat.

Porém, em 27 de maio, notícia do Grupo SVM na internet: "a TV Diário vai voltar nas parabólicas": basta adquirir um aparelho[quem?] a ser acoplado à antena, no valor de R$ 299,00 sem a necessidade de pagar mensalidade no Ceará. Fora do Estado, ela também poderá ser vista, mediante a aquisição de pacote. A emissora anunciou a parceria com a Agência Reuters na transmissão ao vivo, do anúncio das cidades que serão escolhidas como sedes da Copa de Futebol de 2014, direto de Nassau, Bahamas, com o repórter Jussiê Cunha Filho como comentarista. Para os demais veículos do SVM, segue o repórter Paulo César Norões.[8]

Investigação

No dia 10 de março, o Deputado Federal, José Airton Cirilo (PT-CE), solicitou audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, na Câmara dos Deputados do Brasil, para esclarecimentos da suspensão do sinal de satélite da TV Diário para todo o Brasil, que segundo ele, partiu pela Rede Globo, segundo a imprensa.[9] No requerimento,[9] o parlamentar quer a presença de representantes da TV Diário, Ministério das Comunicações e Rede Globo.[9] O silêncio sobre o assunto por parte dos envolvidos, além de gerar boatos, aumenta a desconfiança e indignação das pessoas.

Boicote à Rede Globo

Entre final de fevereiro e início de março, reunião feita por usuários na internet,[5] marcaram para 13 de março, o "Dia de Boicote à Rede Globo no Nordeste", realizada em diversas cidades brasileiras na Região Nordeste.[5]

Para os participantes, o protesto é contra a saída da TV Diário nas parabólicas por pressão da Rede Globo, por causa de perda da audiência em horários da manhã e tarde, como também a rede ser preconceituosa e racista com o povo nordestino.

Há dúvidas se o protesto foi bem-sucedido, já que houve baixas adesões convorcadas nas poucas cidades.[5]

A campanha do boicote ganhou inclusive um manifesto: "A TV do Nordeste era o único meio em que realmente os nordestinos se viam na TV, ausente de estereótipos fabricados por diretores preconceituosos sulistas (referindo-se aos diretores na Região Sudeste, e não no Sul; é comum os nordestinos chamarem os brasileiros tanto do Sul quanto do Sudeste de sulistas), que diante de sua ignorância geográfica sempre trataram o Nordeste com desprezo".[10]

Consequências

Em junho, o apresentador do Forrobodó, Tony Nunes, deixa a emissora, depois de assinar contrato com a Rede Bandeirantes, para apresentar o programa similar de todos os sábados das 11-12hs.[11]

Em 31 de julho, o jornal do mesmo grupo, Diário do Nordeste, deu destaque a TV Diário que completou 11 anos e com nova programação. Porém, a notícia do mesmo jornal, admitiu indiretamente que a emissora tem cobertura apenas no Ceará e em alguns locais do país.[12]

Em agosto, a futura TV Cariri recebe os jornalistas da TV Diário.[13]

Os deputados Moésio Loiola (PSDB), Neto Nunes (PMDB) e Vasques Landim (PSDB), falaram sobre o retorno da emissora. Loiola salientou que a TV Diário conseguiu levar não só à população cearense, mas também aos cearenses que vivem no Sul e Sudeste do País, informações sobre o que ocorre no Estado e parabenizou o retorno da emissora. Nunes disse que nas suas idas ao interior do Ceará recebeu várias reclamações a respeito do cancelamento da transmissão da TV Diário. Landim também parabenizou a volta das transmissões da TV, ressaltando que muitos romeiros assistiam pela TV Diário a missa celebrada todo dia 20, em homenagem ao Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.[14]

As declarações dos deputados foram reproduzidas pela imprensa brasileira entre maio e junho, a Rede poderá voltar nas parabólicas, o que não aconteceu, já que nem mesmo informações divulgadas são desencontradas, porque o próprio SVM nem confirma e nem desmente.

2010-presente: Novelas da Band e investimentos

Em 1º de janeiro de 2010, a emissora passou a transmitir sua programação através de seu website.

Em 31 de outubro, a emissora realizou ampla cobertura sobre as Eleições de 2010.[15]

Em janeiro de 2011, a emissora anuncia a compra dos direitos de exibição das telenovelas Serras Azuis, Meu Pé de Laranja Lima e Dance, Dance, Dance, da Rede Bandeirantes. No mesmo mês, as fortes chuvas que atingiram a capital do Ceará alagaram alguns estúdios da emissora, o que fez com que a emissora tivesse de fazer alterações em sua programação. Alguns programas que iam ser exibidos ao vivo como o Sua Manhã tiveram que ser cancelados. No seu lugar foram exibidas apenas reprises. Programas jornalísticos como o Rota 22 e o Comando 22 tiveram que ser feitos em um estúdio em Chroma key. O A Hora da Notícia (edição da tarde) teve que ser apresentado em pé pois o Programa Paulo Oliveira havia sido transferido para o estúdio do telejornal.

Em agosto, a emissora consegue exibir alguns de seus programas através da NGT, que possui sinal em diversas partes do Brasil.[16]

No aniversário de 14 anos no ar, lança uma nova grade de programação, trazendo várias novidades. Assim entrando no mercado da disputa pela audiência.[17]

Em 1º de julho de 2013, a emissora completou 15 anos no ar, e lançou uma vinheta comemorativa com os apresentadores da emissora.

Em 23 de janeiro de 2014, a operadora de TV a cabo NET passou a incluir o sinal da TV Diário no line-up de suas filiais nas capitais nordestinas e na cidade de Belém, PA. Até então a emissora só tinha sua cobertura restrita ao estado do Ceará e algumas cidades brasileiras. Na NET, apenas as cidades de Fortaleza e João Pessoa tinham sinal da emissora.[18] No mesmo ano, a operadora de TV por assinatura Oi TV passa a transmitir o sinal do canal através do satélite SES-6, utilizado pela operadora, e também passa a ter seu sinal disponibilizado pela filial da NET em Brasília.[19]

Em 27 de março, a emissora lança o novo site.[20]

Em 3 de agosto, a emissora exibe suas chamadas com novos grafismos, são criadas versões monocromáticas da logomarca de 2005, para as chamadas, cada uma variando de acordo com a atração anunciada.

Durante todo o mês de outubro a emissora promove a campanha Outubro Rosa.

Durante todo o mês de novembro a emissora promove a campanha Novembro Azul.

Em meados de 2014, a emissora anunciou que ia se digitalizar e que a até as eleições estaria no ar através do canal 23 (ou 22.1 Virtual), algo que não se concretizou. A transmissão digital está em fase de implantação na capital Fortaleza e nas demais cidades cearenses que recebem o sinal da TV Diário.

Em 2015, a emissora cearense ganhou uma nova identidade visual, estreou a sua nova programação, novos cenários, novas vinhetas, novos formatos e novos logotipos. No dia 23 de janeiro do mesmo ano, entrou no ar em sinal digital através do canal 23 UHF (22.1 Virtual) transmitindo provisoriamente, barras de cor e um aviso de "TV Diário HD - Teste", sem programação alguma. No dia 3 de fevereiro, coloca no seu canal de testes, imagens mostrando as belezas do Estado do Ceará. A emissora ainda não se pronunciou de quando colocará sua programação em HD no ar. No dia 9 de fevereiro coloca sua programação no ar em HD digital, mas com a imagem em aspecto SD em alguns programas. Alguns programas como Paz & Amor e Clube do Brega (atual Silvino's Night), por exemplo, já estão sendo transmitidos em HD.

No dia 11 de fevereiro, a emissora muda sua logomarca, agora sendo um triângulo colorido, e o nome "TV Diário".

Em 13 de junho de 2016, a emissora lançou seu aplicativo móvel para celulares e tablets, disponível para as plataformas Android e iOS.[21]

Em 20 de outubro, morre o apresentador Ênio Carlos, que esteve há 18 anos na emissora.[22]

Em homenagem ao mês do nordestino, a emissora cearense lançou o slogan, 100% Sua Cara. 100% Nordeste.

Sinal digital

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
22.1 23 UHF 1080i Programação principal da TV Diário

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 9 de fevereiro de 2015 para Fortaleza e região metropolitana, porém apenas alguns programas como Paz & Amor e Clube do Brega eram produzidos em alta definição. Em meados de agosto do mesmo ano, a emissora passa a transmitir todos os seus programas em alta definição.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Diário, bem como as outras emissoras de Fortaleza, irá cessar suas transmissões pelo canal 22 UHF em 27 de setembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[23]

Programas

Atuais

Conhecimento
  • Canal Unifor (com a TV Unifor)
  • Check Up
  • Conhecer
  • Diário de Cinema
  • Expedições
  • Fortaleza Empreendedora[24]
  • Justiça para Todos (independente)
  • Memória do Nordeste
  • Momento Unifor (com a TV Unifor)
  • Mundo em Menu
  • Mundos Possíveis (com a TV Unifor)
  • Pense Verde (com a TV Unifor)
  • Por Dentro do Seu Bairro
Entretenimento
Infantil
  • Algodão Doce[27]
  • Sessão de Desenhos
Jornalismo
  • Ação na TV Diário
  • Comando Realidade
  • Diário na TV
  • Diário Regional
  • Giro Pela Ruas
  • Jornal do Meio-Dia
  • Nordeste Notícias
  • Rota 22
  • Seu Bolso
Esportes
  • A Grande Jogada
  • Caminhão & Cia
  • Guia Automotivo
Religiosos
  • Diário Divino
  • Missa de Nossa Senhora de Fátima
  • Paz & Amor
  • Santa Missa
Transmissões esportivas
Transmissões especiais
  • Caravana TV Diário
  • Especial Musical
  • O Melhor dos Melhores

Extintos

  • A Hora da Notícia
  • A Sanfona e a Viola
  • Ação & Reação
  • Ao Som da Viola
  • Acerte o Preço
  • Acontece
  • Alô Fortaleza
  • Amigão Carlos Augusto e O Amigão
  • Arena Beach e Arena Hit
  • As Furonas
  • Assunto de Mulher
  • Atelier Gourmet
  • Atmosfera
  • Barão & Companhia
  • Beco do Riso
  • Belmino Entre Amigos
  • Brasília Ceará
  • Boca Livre
  • Caderno 3
  • Carlos Santos
  • Cartão Vermelho
  • Check Up Fitness
  • Cine Nordeste
  • Clube do Brega
  • Clube do Preço Certo
  • Coisas de Criança
  • Comando 22
  • Comando X
  • Comes & Bebes
  • Confraria do Samba
  • Conviver
  • Cursinho do Barão
  • Debate Bola
  • Debates Urbanos
  • De Olho na Justiça
  • Diário da Manhã
  • Diário do Esporte
  • Diário no Campo
  • Diário Gospel
  • Diário Repórter
  • Diário Turismo
  • Dica da Vovó
  • É Festa
  • Economia
  • Em Foco
  • Encontro Marcado com Egidio Serpa
  • Enter
  • Espaço Vip Imobiliário
  • Esportes Radicais
  • Estilo & Você
  • Estúdio Arte
  • Fato do Dia
  • Forrozando
  • Gaby
  • Gente da Gente
  • Gente da Noite
  • Hello Everybody
  • InfoTV
  • Inglês for All
  • Levanta Poeira
  • Luau do Sanfoneiro
  • M de Moda
  • Manias de Você
  • Marcas & Motores
  • Mercado do Carro
  • Moto Notícias
  • Municípios
  • Na Boca do Túnel
  • No Alpendre da Fazenda
  • Nordeste Caboclo
  • Nordeste Empreendedor
  • Nordestinando
  • Noite & Companhia
  • Numa Seresta
  • O Assunto é Cidade
  • O Assunto é Cidadania
  • O Assunto é Economia
  • O Assunto é Política
  • O Contador de Histórias
  • Os Malas e a Lei
  • Oxente Brasil
  • Painel Imobiliário
  • Panorama 180°
  • Parada Obrigatória
  • Paulo Oliveira na TV
  • Pesca & Lazer
  • Planeta Diário
  • Ponto de Encontro
  • Programa da Sasso
  • Programa do Bezerrão
  • Programa do Jacaré
  • Programa Ênio Carlos
  • Propagando
  • Pura Sedução
  • Questão Aberta
  • Realidade 24 Horas
  • Sábado Alegre
  • Sem Migo Ninguém Pode
  • Ser ou Não Ser Sexy
  • Show da Tarde
  • Show Gourmet
  • Sociedade com José Rangel
  • Stúdio 22
  • Só Risos
  • Sua Manhã
  • Talentos da Terra
  • Tarde Livre
  • Teveneno
  • Transitando
  • Tony e Barão Fazendo Confusão
  • Toque de Bola
  • Toque de Classe
  • Tudo Isso
  • Turbulência
  • Turminha da Jack
  • TV Nordeste Brasil
  • TV Sana
  • TV Tupiniquim
  • Vaquejada
  • Vida & Família
  • Vila do Riso
  • Vira e Mexe
  • Viva
  • Zoeira
  • Zona Radical

Contratados

Atuais

Jornalismo e esportes
  • Ana Beatriz Farias
  • André Marinho
  • Danielly Portela
  • Darley Melo
  • Denise Santiago
  • Edson Silva
  • Elba Aquino
  • Flávio Rovere
  • Frank Rabelo
  • Gleudson Rosa
  • Kilvia Muniz
  • Leandro Duarte
  • Lucas Oliveira
  • Marcella de Lima
  • Marcos Lima
  • Mariana Feitosa
  • Mariana Sasso
  • Mirela Forte
  • Natália Varela
  • Paulo Pontes
  • Paulo Sadat
  • Raissa Câmara
  • Ricardo Mota
  • Sebastião Belmino
  • Simone Morais
  • Tom Barros
  • Wilton Bezerra
  • Zeneto Furtado
Entretenimento
  • Adriana Dias
  • Barná
  • Bosco Barroso
  • Edgel Joseph
  • Emanuel Sales
  • Falcão
  • Pr. Everaldo Silva
  • Gabriel Castilho
  • Grupo Pakaraka
  • Jack Lima
  • João Inácio Junior
  • Juliana Melo
  • Magno
  • Marie Araújo
  • Mileide Mihaile
  • Natália Queiroz
  • Nayara Gusmão
  • Neto Pinheiro
  • Old Soares
  • Priscila Ipirajá
  • Samara Passos
  • Silvino Neves
  • Suzy Valério
  • Thaís Herculano
  • Thayse Teixeira
  • Tony Nunes
  • Victor Sousa
  • Walney Haidar
Atores e Humoristas
  • Cleber Fernandes
  • Djacir Oliveira
  • Ery Soares
  • Will Ferrari
  • Zeca Estrada

Antigos

  • Afrânio Marques
  • Afrânio Pio
  • Aiane Batista
  • Alex Nogueira
  • André Mateus
  • Ayla Maria
  • Ana Bertozzo
  • Anderson Justus
  • Andréa Monteiro
  • Amenhotep Rodrigues
  • Anastácia Duarte
  • Barão
  • Bechara Oliveira
  • Bezerrão
  • Beto Guerra
  • Billy X
  • Bolachinha
  • Bozoka
  • Felipão
  • Carlos Santos
  • Charles Feijó
  • Dedim Gouveia
  • Ely Aguiar
  • Fa Marianno
  • Jacaré
  • Joanna Cruz
  • Rafaella Manville
  • Ravi Porto
  • Ferreira Aragão
  • Greyce Feijão
  • Victor Hannover
  • Marcia Travessoni
  • Clotilde Dantas
  • Carneiro Portela
  • Carlos Augusto
  • Carol Rabelo
  • Cíntia Lima
  • Ciro Santos
  • Ênio Carlos
  • Bianca Saraiva
  • Danielle Dantas
  • Danielle Müller
  • Darlene Braga
  • Egídio Serpa
  • Eddi Lima
  • Edison Silva
  • Edith Gomes
  • Eduardo Praciano
  • Fernando Dantas
  • Gabriela Carvalho
  • Gaby
  • Hiran Delmar
  • Irismar França
  • Mariana Carvalho
  • Marcos Valli
  • Marcia Thé
  • Mário Costa
  • Neno Cavalcante
  • Paulo Diógenes
  • Marilena Lima
  • Petrucio Melo
  • Fabiano Melo
  • Geraldo Amâncio
  • Germano Montgomery
  • Gomes Farias
  • Egilson Teles
  • Janio Alves
  • José Rangel
  • Juarez Leitão
  • Juliana Brito
  • Karine Mitre
  • Kelly Farias
  • Ocilene Lima
  • Paulo Oliveira
  • Raphinha Lemos
  • Sonja Andrade
  • Moacir Gonçalves
  • Tarcísio Tavares
  • Raimundo Arrais
  • Fernanda Quinderé
  • Camile Nobréga
  • Haroldo Pedreira
  • Lena Oxa
  • Luciana Lemos
  • Luiz Viana
  • Maria Fernanda Mota
  • Jamile Lima
  • João Jordão
  • Katiuzia Rios
  • Pedro Felipe
  • Rebeca Louise
  • Regininha Duarte
  • Roberta Fiúza
  • Roberto D'avilla
  • Roberto Moreira
  • Rosana Fernandes
  • Nelson Faheina
  • Nilson Fagata
  • Lara Travessoni
  • Luis Antonio
  • Kariny Lemos
  • Pamela Lemos
  • René Duarte
  • Rogério Ribeiro
  • Sérgio Pinheiro
  • Sérgio Sobreira
  • Sirano Cavalcante
  • Júnior Diniz
  • Paulo Albuquerque
  • Paulo Lélis
  • Maisa Vasconcelos
  • Mari Souza
  • Mattu Macedo
  • Roseane Duarte
  • Carla Soraya
  • Igor Lucena
  • Tadeu Nascimento
  • Thiago Mancha
  • Yegor Gomez
  • Paulinho Leme
  • Wellington Nunes
  • Will Nogueira
  • Zahir El Malek

Identificação

Slogans

  • 1998 - 2003: A nossa TV!
  • 2001 - 2005: A TV que fala da língua da gente
  • 2003 - 2005: A imagem da nossa terra
  • 2005 - 2016: A TV do Nordeste!
  • 2016 - atualmente: 100% Sua Cara. 100% Nordeste

Emissoras da TV Diário

Notas e referências

Notas

  1. Esse foi o dia da inauguração da TV COM. A emissora já com o nome TV Diário seria inaugurada em 1 de julho de 1998.

Referências

  1. «CEARÁ (TV Diário, Canal 22, Fortaleza)» (htm). Tela Viva. ~2000. Consultado em 23 de novembro de 2014. Cópia arquivada em 1 de maio de 2001  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Cristiano Celestino Dourado Borges, Rede Globo vs. TV Diário. Observatório da Imprensa, 10 de março de 2009.
  3. a b c «TV Diário: Silêncio ensurdecedor». www.viomundo.com.br. Consultado em 9 de março de 2009 
  4. a b c Eder Rodrigues, TV Diário está fora do ar nas parabólicas, Antena Parabolica, Abril, 28 de fevereiro de 2009
  5. a b c d e f g h i j k Bruno Marinoni TV GLOBO vs. TV DIÁRIO Manda quem pode..., Observatório da Imprensa, 31 de março de 2009
  6. «BRASIL: «VOCÊ TV» SAÍ DO PACOTE DA DTHi». Digital Satélite. Consultado em 12 de março de 2010 
  7. «TV União é a única emissora do Ceará com sinal em outros estados do País». Antônio Viana Online. Consultado em 9 de março de 2009 
  8. Na Cabeça, Caderno 3, Diário do Nordeste, 27 de maio de 2009
  9. a b c «10/03/2009 - Dep. José Airton Cirilo - CE». Parlatube. Consultado em 12 de setembro de 2009 
  10. «Brasil: Nordeste convoca "Dia Nacional do Boicote à Globo». Digital Satélite. Consultado em 12 de março de 2010 
  11. Apresentador da TV Diário agora é da Band, Blog do Eliomar, O Povo, 26 de junho de 2009
  12. TV Diário 11 anos, Diário do Nordeste.
  13. TV Cariri ameaça esvaziar Jornalismo da TV Diário, Blog do Eliomar, O Povo, 8 de agosto de 2009
  14. «BOMBA: TV Diário volta ao ar na Parabólica em Setembro!!». Abril. 19 de junho de 2010. Consultado em 24 de maio de 2010 
  15. [1]
  16. NaTelinha (1 de agosto de 2011). «Após proibição, TV Diário consegue saída para exibir programas em rede nacional». NaTelinha. Consultado em 9 de setembro de 2012 
  17. Mais conteúdo Zoeira - Diário do Nordeste. Página Visitada em 30-06-2012
  18. Anamélia Sampaio (23 de janeiro de 2014). «Novas fronteiras». Zoeira - Diário do Nordeste. Consultado em 27 de janeiro de 2014 
  19. Vaquer, Gabriel (4 de abril de 2014). «TV Diário deve voltar a ser transmitida nacionalmente; saiba mais». NaTelinha (UOL). Consultado em 5 de abril de 2014 
  20. Emissora conta com novo portal Zoeira - Diário do Nordeste. Página Visitada em 29-03-2014
  21. «TV Diário lança aplicativo já disponível para as plataformas Android e iOS». TV Diário. 13 de junho de 2016. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  22. Daniela Teixeira (20 de outubro de 2016). «Aos 51 anos, morre apresentador Ênio Carlos». Famosidades. MSN Entretenimento. Consultado em 21 de outubro de 2016 
  23. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 3 de agosto de 2016 
  24. «Fortaleza Empreendedora - Programas - TV Diário». TV Diário. Consultado em 11 de agosto de 2016. Cópia arquivada em 11 de agosto de 2016 
  25. Tanomeio caiu nas garras da patrulha Tanomeio.com.br, acessado em 19 de fevereiro de 2011
  26. Nas garras da folia Diário do Nordeste, acessado em 19 de fevereiro de 2011
  27. A nova turma da telinha Diário do Nordeste, acessado em 13 de fevereiro de 2011

Ligações externas

Ver também