Américas (terminologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Subdivisões da América
Mapa Legenda
LocationNSAm.png
  Podem ser incluídos
       ou na AN ou na AS
LocationNSAm2.png
  América do Norte (AN)
  Podem ser incluídos na AN
  Caribe
  América do Sul
LocationNSAm3.png
  América do Norte (AN)
  Podem ser incluídos na AN

       América do Norte

  Mesoamérica (MA)
  Caribe (pode ser
        incluído na AN)
  América do Sul (AS)
  Podem ser incluídos
        na MA ou AS
LocationNSAngloLatin.png
  Pode ser incluído na A-AS
  Podem ser incluídos em AL

As Américas, também conhecidas como América, são as terras do hemisfério ocidental, compostas de inúmeras entidades e regiões variavelmente definidas pela geografia, política e cultura.

As Américas são frequentemente consideradas como compreendendo dois continentes separados (América do Norte e América do Sul), especialmente em Países Anglófonos. As Américas podem também ser consideradas um só continente (chamado América), na América Latina e no resto do mundo.[1]

Geografia física[editar | editar código-fonte]

Geografia humana[editar | editar código-fonte]

Geográficas ou região geopolíticas[editar | editar código-fonte]

Nações Unidas geoesquema[editar | editar código-fonte]

Com este esquema, o continente da América do Norte comprime a América do Norte, América Central e Caribe.[18]

Divisões políticas[editar | editar código-fonte]

  • Estados Unidos da América— Uma República Federativa fundada na America do Norte em 1776 e comprime 50 estados e um distrito federal (Distrito de Columbia, com vários territórios com filiação variável; comumente referido como E.U.A. ou simplesmente "America".
  • América Britânica— Antiga designação para as posses britânicas nas Américas.
  • América do Norte Britânica— Antiga designação para territórios na América do Norte colonizados pela Grã-Bretanha nos séculos 18 e 19, particularmente depois de 1783 e em referencia ao Canadá. No começo da Revolução americana, em 1775, o Império Bretão na América do Norte incluia vinte colônias acima do México. Em 1783, o Pacto de Paris terminou a revolução americana; o leste e o oeste da Florida foram cedidos a espanha no pacto, e depois cedida da espanha para os Estados Unidos em 1819. De 1867 a 1873, todas menos uma colonia remanescente da América do Norte Britânica confederaram-se (através de uma série de atos epônimos) até o domínio do Canadá. Newfoundland se juntou ao Canadá em 1949.
  • Antilhas Britânicas— As ilhas e territórios do Caribe sob influencia colonial da Grã-Bretanha.
  • República Federativa da América Central— Anteriormente conhecida como "Provínicias UNidas da América Central", uma república federativa na América central de 1823 a 1840 unindo as independentes da colonização espanhola: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, e (posteriormente) Los Altos. Em 1838, a federação sucumbiu a guerra civil e se dissolveu.
  • América do Norte (América Setentrional)- O primeiro nome oficial do México..[19]
  • Federação das Antilhas— Uma federação de várias ilhas do caribe e territórios além-mar da Grã-Bretanha de 1958 a 1962. Isto foi seguido pelos Estados Associados das Antilhas, uma política menor e mais solta, de 1967 a 1981.

Linguística / regiões culturais[editar | editar código-fonte]

  • Anglo-America— A região das Americas que teve ligações significantes histórica, linguistica e culturalmente com a Inglaterra ou as Ilhas Britânicas; Aonde o Inglês (Uma língua germânica) é oficialmente ou primariamente falada; normalmente Canadá e Estados Unidos.
  • América Latina— A região das Américas cuja língua derivou do Latim, Como o espanhol, o português e algumas váriaveis do Francês– são oficialmente ou primáriamente faladas.
  • Mesoamerica— Uma região das américas estendendo do centro do méxico até a Nicaragua e Costa rica; um termo usaod especialmente em etimologia e arqueologia por ser a região aonde as civilizações floresceram durante a era pré-colombiana, e que dividiram um número de tradições históricas e culturais.
    • Área Linguística da Mesoamerica— Uma região linguística, definido como a área habitada por falantes de um tipo de língua indigena que desenvolveu similaridades como resultado de suas conexões históricas e geográficas; cruamente ligada a Mesoamerica arqueológica/etnohistórica.
  • Aridoamerica— Uma divisão regional arqueológica/etnohistórica, essencialmente comprimindo a prosão árida/semi-árida do atual méxico, cujos povos históricos são normalmente caracterizados pela existencia nômade e com pouca segurança na agricultura.
  • Oasisamerica— Um termo arqueológico/etnohistórico ocasionalmente usado para definir a região cultural pré-colombiana da América do Norte.

Referências

  1. Martin W. Lewis, Karen E. Wigen. The Myth of Continents. [S.l.]: University of California Press, 1997. ISBN 0-520-20742-4.
  2. a b "Middle America", Encyclopædia Britannica, on line. Accessed October 12, 2007.
  3. a b c "Middle America." Merriam-Webster's Online Dictionary. Accessed October 11, 2007.
  4. Nord-America, in Gran Enciclopèdia Catalana
  5. "Central America". Encyclopædia Britannica, on line. Accessed October 12, 2007.
  6. North America Michigan State University Global Access. Visitado em 2007-10-08.
  7. Joint Statement by Prime Minister Harper, President Bush, and President Calderón The White House (2007-08-12). Visitado em 2007-10-10.
  8. Citizenship and Human Rights in the North American Region Centre of North American Politics and Society, Carleton University (2006-10-05). Visitado em 2007-10-10.
  9. Teaching Geography and Geopolitics Foreign Policy Research Institute (May 2002). Visitado em 2007-10-11.
  10. pp. 30–31, Geography: Realms, Regions, and Concepts, H. J. de Blij and Peter O. Muller, Wiley, 12th ed., 2005 (ISBN 047171786X.)
  11. p. 168, Lewis and Wigen.
  12. Burchfield, R. W., ed. 2004. "America." Fowler's Modern English Usage (ISBN 0-19-861021-1) New York: Oxford University Press, p. 48
  13. McArthur, Tom. 1992."North American." The Oxford Companion to the English Language (ISBN 0-19-214183-X) New York: Oxford University Press, p. 707.
  14. "North America", MSN Encarta, Microsoft. Accessed on line October 10, 2007.
  15. "Central America", MSN Encarta, Microsoft. Accessed on line October 12, 2007.
  16. "Central America", Encyclopedia Americana, Grolier: 2002.
  17. "South America", MSN Encarta, Microsoft. Accessed on line October 12, 2007.
  18. Composition of macro geographical (continental) regions, geographical sub-regions, and selected economic and other groupings. United Nations Statistics Division, Country and Region Codes. Revised August 28, 2007. Accessed on line October 12, 2007.
  19. Mexican Congress
  20. Decreto Constitucional para la Libertad de la América Mexicana
  21. What's the difference between North, Latin, Central, Middle, South, Spanish and Anglo America? Geography at about.com. Accessed on line October 12, 2007.

Fontes adicionais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]