Candeias (Jaboatão dos Guararapes)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Candeias
—  Bairro do Brasil  —
Vista da Praia de Candeias
Vista da Praia de Candeias
Distrito Regional 06 — Praias
Município Jaboatão dos Guararapes
Fonte: Não disponível

Candeias é um bairro do município brasileiro de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. Na divisão administrativa municipal é parte integrante da "Regional 6 — Praias".

A extensão da praia de Candeias é de aproximadamente 3 km, assim como a vizinha Piedade tem areias brancas e fofas. As águas são calmas e mornas. Localizada entre a praia de Piedade ao norte e a praia de Barra de Jangada ao sul, Candeias não tem avenida à beira-mar, pois os prédios e casas foram construídos na praia.

Candeias já foi conhecida como Venda Grande devido ao comércio de africanos escravizados.

Nas terras que já foram cenários de guerras, vendas de escravos e que, atualmente, aglomeram um dos principais bairros de Jaboatão dos Guararapes, grande parte do território do bairro de Candeias, em 1653, recebia o nome de sítio Candelária. As pessoas que o habitavam, o povoado da Candelária. Durante a Revolução Pernambucana, em 1817, a vila já era conhecida como Candeias. Foi também nessa região e na atual praia, que existia um porto de navios, que foi organizado o exército liderado pelo coronel Suassuna para defender a república.

As avenidas principais de Candeias são:

Atualmente Candeias conta com inúmeras galerias, restaurantes e supermercados.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.