História militar da Grécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A história militar grega é a denominação dada pelos historiadores sobre a militarização dos estados que dominaram a península grega do período pré-homérico ao período helenístico. Desde o uso das pequenas espadas e os grandes escudos, as gigantescas lanças das falanges helenísticas.

Creta[editar | editar código-fonte]

Uma das civilizações que mais influenciaram os povos gregos na arte, na arquitetura e no ambiente militar foi a civilização cretense.Este povo morava na ilha de Creta e tinha como principal força militar sua marinha, os cretenses tinham contatos com quase todos os povos do mediterrâneo, seus navios militares impediam quaisquer frota de se aproximar do litoral sem autorização. Entretanto por volta de 1400 a.C. os aqueus invadiram e destruíram toda ilha, entretanto o legado cretense na civilização grega se permutou até os tempos helenísticos.

Esparta[editar | editar código-fonte]

Sem dúvida a maior influência no militarismo grego foi a espartana, pois os jovens desde criança aprendiam a usar o escudo e a espada de ferro, foi assim que a cidade-estado de Esparta se tornou a maior potência militar grega durante o seu período. Durante as Guerras Médicas os soldados espartanos eram considerados heróis, graças as grandes vitórias sobre seus principais inimigos: os atenienses.

Período Helenístico[editar | editar código-fonte]

Foi durante o período helenístico que a grécia atingiu o apogeu militar (apesar do governo ser macedônico), sob o comando de Alexandre Magno os macedônicos venceram os persas e tomaram seu território, o principal trunfo de Alexandre Magno foram suas falanges, estas eram formadas por lanceiros com lanças de quase 5 metros, o que impedia a aproximação das tropas inimigas, o império de Alexandre foi tão grande quanto o império persa, e suas falanges foram quase invencíveis.