Centro Universitário Eurípedes de Marília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Centro Universitário Eurípides de Marília
UNIVEM
Fundação 8 de agosto de 1967 (51 anos)[1]
Tipo de instituição Privada e confessional
Mantenedora Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha
Localização Marília, São Paulo, Brasil
Reitor(a) Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares [2]
Vice-reitor(a) Dr. Luiz Fernando Cardoso [3]
Página oficial http://www.univem.edu.br

O Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Marília, estado São Paulo, Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

A então Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (FEESR) iniciou seus trabalhos no ramo da educação superior em 08 de agosto de 1967. Instituição de natureza confessional e caráter espírita, desde sua implantação até os dias de hoje, segue alinhada com propósitos, inclusive, emanados pelos programas e projetos do Governo Federal, no atendimento e oferta de bolsas de estudos e promoção de oportunidades aos menos favorecidos economicamente.

Na época de sua criação, a FEESR tinha sua estrutura composta por três cursos: direito, administração e ciências contábeis.

Após, em 1998, expandindo suas atividades, a Instituição abriu novos cursos: comércio exterior, marketing e análise de sistemas; ciência da computação; e Tradutor. Nesse mesmo período, objetivando atender à pós-graduação, também passou a oferecer cursos de especialização lato sensu, nas áreas de direito, administração e ciências contábeis.

Diante dessa nova configuração, em 2000, surgiram dois programas de mestrado autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um na área de direito e outro na área de ciência da computação. E, após, em 2003, a instituição requereu junto ao Ministério da Educação (MEC) seu credenciamento como centro universitário, a partir da transformação das então faculdades integradas. A nova denominação passou, então, a ser "Centro Universitário Eurípides de Marília", cuja sigla é "UNIVEM". Habilitado para funcionar como centro universitário, em 2003, o UNIVEM passou também a oferecer cursos de graduação tecnológica, nas áreas de gestão, design e informática. Surgiu, assim, o IST (Instituto Superior de Tecnologia).

Já recentemente, no início do ano de 2013, a Instituição passou por outra mudança significativa na sua organização acadêmica. Seus cursos, que até aquele momento, eram ofertados sob o regime letivo anual foram acomodados tendo como período letivo a semestralidade. Assim, hoje, todos os cursos do UNIVEM são trabalhados no regime semestral.[4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]