Centro Universitário Eurípedes de Marília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mantenedora - Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha
UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
Fundação 1967
Tipo de instituição Particular
Localização Marília, SP
Reitor(a) Luiz Carlos de Macedo Soares (2004/2006)
Página oficial http://www.univem.edu.br

História[editar | editar código-fonte]

A Fundação Eurípides é uma instituição confecional espírita, criada em 8 de agosto de 1967 por um grupo encabeçado por Hygino Muzzi Filho que — entusiasmado pelo incentivo do Dr. Antonio de Carvalho Brandão, então Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca e que lecionava na Faculdade de Direito de Bauru — resolveu criar em Marília Faculdades de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Tendo conhecimento das exigências do Conselho Federal de Educação e para pleitear ao mesmo, as Faculdades de Ensino superior, tratou de criar uma fundação para tal fim.

A aprovação das Faculdades, pelo Conselho Federal de Educação, se efetivou nos Decretos Federais de Autorização nºs 66.140/70 e 66.390/70, e foram publicados no Diário Oficial da União, respectivamente, em 2 de fevereiro e 30 de março de 1970. Página Oficial: [1]

INSTALAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO (Credenciado pela Portaria do MEC nº 2.016, de 22 de julho de 2003 - DOU nº 141, Seção 1, de 24 de julho de 2003, pag 28)

Sob a administração do ex-Promotor de Justiça Luiz Carlos de Macedo Soares, a instituição instalou o Centro Universitário há três anos, duplicou sua área construída nos últimos 12 anos, abriu 17 novos cursos de graduação, dois Mestrados e mais um leque de opções em cursos de pós-graduação lato sensu. Trabalho voluntário, paixão e muita garra. Este é o combustível que move este homem apaixonado pela Fundação e pela educação

Como não tem fins lucrativos, a instituição investe todos os seus recursos na valorização de seus profissionais, na aquisição de novos equipamentos, construção de salas de aula e de laboratórios, compra de livros e periódicos para a biblioteca; enfim, na manutenção e na ampliação das bases da qualidade que vem sendo sua principal marca desde a criação, há 39 anos.

Até 1995, a área física construída era de 14.405,05 m². No final de 2006, esse número chegará a 29.798,41 m², que englobam 98 salas de aula, o prédio principal onde funciona o setor administrativo, dois auditórios, 20 laboratórios, Núcleo de Prática Jurídica, Juizado Especial de Pequenas Causas, Núcleo de Prática em Administração, Centro de Convivência, Espaço Cultural, Biblioteca e uma Incubadora de Empresas (CIEM), instalada com a parceria do SEBRAE.

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Mantidos no ano letivo de 2017[1]:

Cursos de Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

Inscrições abertas para início em agosto

  • Especialização em Engenharia de Software

A necessidade de adaptação rápida às mudanças e exigências do mercado de software leva os profissionais de TI à busca de inovações, flexibilidade, adaptabilidade e atualização profissional. Neste contexto, este curso capacitará o profissional a executar as melhores práticas de Engenharia de Software de acordo com os melhores métodos de análise, projeto e arquitetura de sistemas utilizando metodologias e processos atuais que atendam à crescente demanda por softwares de qualidade.

  • MBA em Auditoria Interna e Externa

O Curso visa oferecer formação acadêmica em Contabilidade orientada para a área de atuação específica em Auditoria, sempre com foco nas normas de Auditoria Interna e Externa, bem como a atualização no âmbito da Convergência das normas contábeis e novas regras da CVM, Lei Norte Americana Sarbanes Oxlei, modelo de controle interno COSO - Committee of Sponsoring Organization of Tradeway Commission.

  • Especialização em Direito Civil e Processual Civil

O Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil do UNIVEM, foi estruturado de forma a oferecer aos profissionais da área jurídica, aprimoramento técnico e humanístico dos aspectos materiais e processuais, além de promover a atualização na área Processual Civil, onde inovações serão introduzidas com o novo Código, como as mudanças procedimentais, recursais e executórias, além de buscar a aceleração dos processos em trâmite, tornando-se necessário que todos os profissionais da área jurídica estejam aptos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]