História de Paranaguá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A História de Paranaguá é um conjunto de acontecimentos relacionados ao passado parnanguara. Denominada pelos índios carijós como "Pernagoa" ("Grande Mar Redondo") que evoluiu para "Pernaguá", "Parnaguá" e, definitivamente, Paranaguá, a colonização desta região do Paraná teve início, aproximadamente, em 1550, primeiramente na Ilha da Cotinga e movida por interesse na extração de ouro, que se dizia abundante na região.

Vinte anos depois, o paulista Domingos Peneda liderou a chegada dos pioneiros que conquistaram o território habitado pelos índios carijós, onde foram construídas as primeiras habitações deste novo povoado. Neste período foi iniciado o processo de comércio entre os portos de Paranaguá, Rio de Janeiro e Santos.

Posteriormente, os espanhóis tomaram a região e a renomearam "Baya de la Corona de Castilha". O Capitão Provedor Gabriel de Lara chega em Paranaguá com sua família em 1640, retomando a região o domínio da coroa portuguesa, após a morte dos Felipes da Espanha. A extração de ouro pelos "faiscadores" é intensa neste período. Em 29 de julho 1644 se transforma na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Em 1660 se torna uma Capitania e foi elevada à condição de cidade em 5 de fevereiro de 1842.

Em 1880, é fundado o Porto de Paranaguá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Paranaguá
Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia Paranaguá
Turismo e lazer