Rede Internacional de Televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o sistema de transporte curitibano, veja Rede Integrada de Transporte. Para outros significados, veja RIT (desambiguação).
Rede Internacional de Televisão
Televisão Cidade Modelo Ltda.
Tipo Rede de televisão comercial aberta
País  Brasil
Fundação agosto de 1999 (18 anos)
por R. R. Soares
Pertence a Igreja Internacional da Graça de Deus
Proprietário Fundação Internacional de Comunicação
Presidente R. R. Soares
Cidade de origem Mato Grosso do Sul Dourados, MS
Sede Rio de Janeiro, RJ
Estrada dos Bandeirantes, 1000 - Taquara
Estúdios Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Estrada dos Bandeirantes, 1000 - Taquara
Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Avenida São João, 791 - República
MAPA
Slogan A TV que faz a diferença
Formato de vídeo
Canais irmãos
Cobertura Nacional e na América do Norte com RIT Estados Unidos
Emissoras próprias
Emissoras afiliadas ver lista completa
Cobertura internacional América, Europa e parcialmente África e Ásia
Página oficial rittv.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
Analógico
Digital
Disponibilidade por satélite
Claro TV
Canal 12
Sky
Canal 161
Algar TV
Canal 715
Vivo TV
Oi TV
Klin TV
Canal 23
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 12
Max TV
SP2
Canal 96
RCA
MasterCabo
Canal 12

A Rede Internacional de Televisão (mais conhecida pela sua sigla RIT) é uma rede de televisão brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Pertence à Fundação Internacional de Comunicação, grupo midiático da Igreja Internacional da Graça de Deus, liderada pelo missionário R. R. Soares.[1] Sua programação consiste em programas de entretenimento e jornalismo para todos os públicos, além de boa parte focada em programas religiosos da IIGD.

Seu sinal está disponível em todo o país através de antenas parabílicas, e por sinal terrestre através de 4 emissoras próprias e mais de 170 retransmissoras, atingindo uma população de mais de 120 milhões de telespectadores potenciais em todos os estados brasileiros. Além da TV aberta, seu sinal está também na TV por assinatura, e também no exterior através da RIT Internacional e outros canais da IIGD em países da América, Europa, Norte da África e Oriente Médio.

História[editar | editar código-fonte]

Origem e início: 1999[editar | editar código-fonte]

O primeiro canal da emissora foi o 5 de Dourados,[2] do estado de Mato Grosso do Sul, afiliado à TV Cidade Modelo. Sendo assim, a RIT TV foi oficialmente criada no ano de 1999, de um projeto de qualidade para televisão brasileira, mas surgiram dificuldades que foram superadas. A principal atração da nova emissora era o Show da Fé, exibido todos os dias (a extensão real do programa variou muito no período) simultaneamente com a chegada de novos programas. Aos poucos a RIT começou a lançar programas que estão até hoje no ar como o Movimento Jovem, Consulta ao Doutor, Zig Zag Show, Fatos em Foco, entre outros.

Década de 2000[editar | editar código-fonte]

Em 2000, a RIT TV chegou ao estado de São Paulo com a aquisição do canal 40.

A Zig Zag Show foi criada em agosto de 2000, sendo assim o programa mais antigo em exibição pela emissora.

A emissora começou a se expandir no início de 2002. Logo começaram a procurar uma forma de se concretizar uma nova rede nacional. Optaram pela rede de satélites Brasilsat, que é a mais assistida (com sete milhões de antenas parabólicas), e onde estão as grandes redes. Em abril de 2004 tinha 30 retransmissoras e em janeiro de 2006 tinha 70 retransmissoras. O que representa um crescimento em 20 meses de 130%.

Em Janeiro de 2001, entrou no ar o Clip RIT, no ar até hoje.

Em 2002, estreou o Jornal Toda Hora, onde começou a repórter Millena Machado e que está no ar até hoje. Em 3 de abril de 2003, foi ao ar o Show da Fé.

No ano de 2004 entrou no ar os programas Consulta ao Doutor e o Fatos em Foco. Em 2007 a TV Sul Bahia começa a transmitir a programação da RIT.

Já em 2006 entrou no ar Noite com os Adoradores de Deus e O Grande Estado de São Paulo. Logo entrou no ar o programa de calouros Tarde Show. O programa tinha como objetivo fazer uma pessoa comum um artista da música gospel. Estreou em 2 de setembro de 2006 e teve como jurados Alexandre Malaquias, Edvaldo Mafom, Helyêda Pereira Campelo Karam e Tiel. Josias Cruz ficou como apresentador.[3] A vencedora foi Damares Domingos.[4]

A partir de fevereiro de 2009, a RIT exibe o grande pacote de filmes inéditos na sessão Cine Gospel e o RIT Acústico, que traz shows de cantores gospel. Logo saiu uma versão em DVD com músicas de André Valadão, Chris Durán, Trazendo a Arca, Bruna Olly, Marquinhos Gomes, Dany Grace, Ministério Unção de Deus e Comunidade Evangélica Int. Zona Sul.[5]

Década de 2010[editar | editar código-fonte]

Logotipo utilizado entre 2003 e 2016.

A RIT tinha uma retransmissora em Fortaleza, Ceará, só que em 2009 ela saiu do ar e deu lugar a Rede 21. Posteriormente, o sinal retonou na cidade em dezembro de 2011.

Em 2010 estreia o programa Oração da Manhã' nas manhãs de domingo apresentado pelo pastor Jayme de Amorim. No mesmo ano estreia Nossa Rádio na TV, Muro, Salto Alto, O Rio na Graça e Na Intimidade.

Em fevereiro de 2011, a emissora entra no ar em Criciúma na TV Primavera Canal 12.

A lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). criada pela Anatel em março de 2012, de número 12.485/11, obriga as operadoras de TV por assinatura a disponibilizar o sinal de todos os canais abertos que tenham cobertura nas cinco principais regiões do país. Com isto a Nossa TV é obrigada a exibir 14 canais caso deseje continuar carregando a RIT e a Band. [carece de fontes?] Alegando inviabilidade tecnica ela opta por descontinuar esses 2 canais, aproximando a grade do Canal 1 Europa ao da RIT.

Em 11 de janeiro de 2017, RIT muda o canal 57 para canal 29 e digital muda o canal físico 58 para canal fìsico 27 (29.1 virtual).

Programas[editar | editar código-fonte]

Entretenimento[editar | editar código-fonte]

Jornalísticos[editar | editar código-fonte]

  • Jornal Toda Hora
  • Jornal das 22

Religiosos[editar | editar código-fonte]

  • A Hora da Graça de Deus
  • Clip RIT
  • Consulta ao Doutor - Temas Bíblicos
  • Curso Fé
  • Especial Missões
  • Está Acontecendo
  • Fala, Amigo!
  • Graça Music na TV
  • Igreja da Graça em seu Lar
  • Mensagem de Fé
  • Movimento Jovem[6]
  • Noite com os Adoradores de Deus
  • Novela da Vida Real Especial
  • Oração da Manhã
  • Programa R. R. Soares
  • Recado do Coração de Deus
  • Reflexão
  • RIT Acústico
  • Show da Fé

Transmissões esportivas[editar | editar código-fonte]

Em 25 de janeiro de 2017, a RIT realizou sua primeira transmissão de futebol,[7] cobrindo o amistoso Brasil x Colômbia, com equipe formada por Anderson Cheni na narração e Rogério Voltan nos comentários, dentro do bloco RIT Esporte.[8]

Filmes[editar | editar código-fonte]

A RIT é pioneira na exibição de clássicos do cinema evangélico. A sessão da RIT é considerada por muitos, a principal sessão de filmes evangélica brasileira. A emissora sempre exibe longas de grandes produtoras cinematográficas como a BV Filmes e a Graça Filmes (sendo esta última propriedade da IIGD).[carece de fontes?]

Cobertura[editar | editar código-fonte]

A RIT é transmitida em áreas metropolitanas através de um número de emissoras próprias, incluindo a RIT Dourados (Dourados), TV Sul Bahia (Teixeira de Freitas), TV Primavera (Criciúma) e a RIT São Luís (São Luís). A programação também é levada para outras regiões do Brasil por mais de 170 retransmissoras.

Distribuição internacional[editar | editar código-fonte]

A RIT Internacional opera canais de televisão por satélite no mundo, inclusive nas Américas, Europa, Oriente Médio, e África, trazendo uma mistura de entretenimento, notícias e programação esportiva provenientes dos canais RIT TV, CJC, RIT Notícias, SOS Espiritual e IIGD para brasileiros e outras pessoas que falam português (lusófonos). Duas fontes distintas alimentam a programação internacional ao vivo e diretamente para os telespectadores do mundo a partir do centro da rede de transmissão localizado em São Paulo, a RIT Internacional Europa/África/Oriente Médio e a RIT TV Américas.[carece de fontes?]

A RIT Internacional nos Estados Unidos é feita tanto pelo serviço de satélite (Pas9, AB1) e também no Canadá e no México. A emissora tem transmissão em Portugal, através do sistema IPTV da operadora Clix e já na Cabovisão, a Clip está acessível a milhares de portugueses e brasileiros em Portugal.[carece de fontes?]

Referências

  1. Donos da Mídia. «RIT TV». Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  2. Exportiva. «Dourados terá 1ª Copa RIT de Futsal». Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  3. Super Gospel (4 de agosto de 2006). «"Ídolos" ganha versão gospel no canal evangélico RIT». Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  4. Guia-me. «Tarde show revela novos talentos do gospel». Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  5. Gospel Goods. «DVD Vários - RIT Acústico - Ao Vivo». Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  6. Ricardo Thomaz. «Brado ao Manto participa do movimento jovem da RIT TV». Consultado em 15 de janeiro de 2012 
  7. «Em pool inédito, Jogo da Amizade será transmitido por 14 emissoras». NaTelinha 
  8. «RIT confirma transmissão do amistoso entre Brasil x Colômbia». Torcedores.com. 24 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]