Fortaleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Fortaleza (desambiguação).
Fortaleza
  Município do Brasil  
Fortaleza
Fortaleza
Fortaleza
Símbolos
Bandeira de Fortaleza
Bandeira
Brasão de armas de Fortaleza
Brasão de armas
Hino
Lema Fortitudine
Gentílico fortalezense
Localização
Localização de Fortaleza no Ceará
Localização de Fortaleza no Ceará
Localização de Fortaleza no Ceará
Fortaleza está localizado em: Brasil
Fortaleza
Localização de Fortaleza no Brasil
Mapa
Mapa de Fortaleza
Coordenadas 3° 43' 01" S 38° 32' 34" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Região metropolitana Fortaleza
Municípios limítrofes Caucaia, Maracanaú, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz
Distância até a capital 2 285 km[1]
História
Fundação 13 de abril de 1726 (297 anos)
Administração
Prefeito(a) Luizianne Lins (PT, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [2] 313,140 km²
População total (IBGE/2010[3]) 2 447 409 hab.
 • Posição CE: 1º
Densidade 7 815,7 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 21 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[4]) 0,786 alto
 • Posição CE: 1º
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 28 350 622,360 mil
 • Posição BR: 15º
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 11 461,22

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e à microrregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetros de Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de 313,8 km² de área e 2 447 409 habitantes[6], sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 8 001 hab/km². É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil[7] e a 91ª mais populosa do mundo.[8] A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3.655.259 habitantes,[7][9] sendo a sexta mais populosa do Brasil, e a segunda do Nordeste. Em recente estudo do IBGE, Fortaleza aparece como metrópole da terceira maior rede urbana do Brasil em população.[10]

Fortaleza, tendo o 15º[5] maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste, com 28,3 bilhões de reais, é um importante centro industrial[11] e comercial do Brasil, com o sétimo[12] maior poder de compra do país. No turismo,[13] a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004, com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior[14] parque aquático do Brasil, Beach Park. É sede do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do DNOCS. Em 1996 a cidade ingressou no Mercado Comum de Cidades.

Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins. A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza. Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza, com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5.608 km de Lisboa[15][16], em Portugal . É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.

História

Ver artigo principal: História de Fortaleza

Pré-História

Pormenor do mapa da costa do Ceará de 1629 (Albernaz I), em destaque o Fortim de São Sebastião.

Antes da deriva continental, a área onde Fortaleza surgiu era contígua à da cidade de Lagos, na Nigéria.[17] O atual litoral das duas cidades surgiu há 150 milhões de anos, no Jurássico Superior. A evolução geológica provocou o surgimento de grandes dunas no litoral do Brasil. Estudos indicam que os primeiros seres humanos a habitarem esse território podem ter chegado por lá na mesma época em que Jesus Cristo viveu.[18] O povo indígena mais identificado com o território de Fortaleza é o Potiguara, retratado por José de Alencar em seu livro Iracema. Os Portiguara também habitaram as terras desse litoral e possivelmente outras tribos pertencentes ao tronco tupi. Antes da colonização do Ceará, houve duas passagens de europeus pelo atual litoral de Fortaleza. Os navegadores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe desembarcaram nas costas cearenses antes da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Pinzón chegou a um cabo que se acredita ser o Mucuripe e Lepe desembarcou na barra do rio Ceará, em Fortaleza. Tais descobertas não puderam ser oficializadas devido ao Tratado de Tordesilhas (1494).

Séculos XVII e XVIII

Fortim de São Sebastião em 1645, segundo Frans Post.

O início da ocupação do território onde hoje se encontra Fortaleza data do ano de 1597/98, quando um ramo da etnia potyguara que habitava a região ao redor do Forte dos Reis Magos migrou e estabeleceu-se na região entre as margens do rio Cocó e rio Ceará, tendo ao fundo as serras de Pacatuba e Maranguape[19].

A partir de 1603, os portugueses começaram a colonização do Ceará. O português Pero Coelho de Sousa aportou na foz do Rio Ceará. Naquelas margens, ergueu o Fortim de São Tiago e deu ao povoado o nome de Nova Lisboa. Porém esta tentativa não vingou frutos devido à seca de 1605 e a "Nova Lisboa" de Pero Coelho foi abandonada. O português Martim Soares Moreno chegou em 1613, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago e rebatizando o novo forte como Fortim de São Sebastião. No ano de 1631, os holandeses tentaram tomar o Forte de São Sebastião, mas esta ação conjunta com os índios potyguara não deu certo. Em 1637, houve a tomada holandesa do forte de São Sebastião, um trabalho conjunto com os indígenas. Em 1644, o Forte São Sebastião foi destruído pelos indígenas. Os holandeses foram mortos ou expulsos.

Em 1649, uma nova expedição holandesa no Ceará, expedição antes negociada com os indígenas, construiu, às margens do Riacho Pajeú, o Forte Schoonenborch. Começava, nesse momento, a história de Fortaleza, sendo responsável por seu início o comandante holandês Matias Beck. Em 1654, com a retirada dos holandeses, o forte foi rebatizado de Forte de Nossa Senhora de Assunção. Em 1726, o povoado do forte foi elevado à condição de vila. Em 1799, a Capitania do Ceará foi desmembrada da Capitania de Pernambuco e Fortaleza foi escolhida capital.

Século XIX

Planta de Fortaleza em 1859.

Durante o Século XIX Fortaleza consolidou a liderança urbana no Ceará, fortalecida pelo surgimento da cultura do algodão. Com o aumento das navegações diretas com a Europa foi criada em 1812 a Alfândega de Fortaleza. Ainda em 1812, Antônio José da Silva Paulet construiu a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, no local do restante do Forte de Nossa Senhora da Assunção. O Passeio Público foi planejado por Silva Paulet em 1820. Em 1824 a cidade se agitou com a os revolucionários da Confederação do Equador. Entre os anos de 1846 e 1877 a cidade passou por um período de enriquecimento e melhoria das condições urbanísticas com a exportação do algodão, sendo executadas diversas obras, tais como a criação do Liceu do Ceará e o Farol do Mucuripe em 1845, Santa Casa de Misericórdia em 1861, Seminário da Prainha em 1864, sistema de abastecimento de água em 1866, Biblioteca Pública em 1867 e a Cadeia Pública em 1870. Alguns anos depois teve início a construção da Estrada de Ferro de Baturité e do Porto de Fortaleza. Nas décadas de 1870 e 1880 houve movimentos abolicionistas e republicanos que culminaram na libertação dos escravos no Ceará, em 25 de março de 1884. O movimento literário Padaria Espiritual, surgido em 1892, foi pioneiro na divulgação de ideias modernas na literatura no Brasil. Outras entidades da época foram o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras respectivamente fundadas em 1887 e 1894.

Século XX

Vista aérea de Fortaleza em 1936 com vista da Praça General Tibúrcio e o Palácio da Luz.


No século XX Fortaleza passou por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresceu muito, chegando ao final da década de 1910 como a sétima cidade em população do Brasil. Em 1909 foi criado o DNOCS e Fortaleza o sedia até os dias de hoje. Em 1911 começaram as obras do primeiro sistema de esgoto da Capital, projetado por João Felipe, que começou a funcionar em 1927. Entre 1943/1945 a Segunda Guerra Mundial entrou no contexto de Fortaleza, que sediou o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia - SEMTA e duas bases americanas, a Base do Pici e a Base do Cocorote. Em 1954 foi criada a primeira universidade na cidade, a UFC, e o Porto do Mucuripe foi inaugurado. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passou por um crescimento econômico que superou 100% e começou a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 1970 começou a despontar como um polo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza, e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século a administração do prefeito Juraci Magalhães realizou na cidade diversas mudanças estruturais, com a abertura de várias avenidas, uma grande reforma no hospital de primeiros socorros, Hospital IJF, espaços culturais e despontou como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.

Geografia

Ver artigo principal: Geografia de Fortaleza
Vista do Parque do Cocó.

O meio ambiente de Fortaleza tem características semelhantes às que ocorrem em todo o litoral do Brasil. O clima é quente, com temperatura anual média de 26,5 °C. A vegetação predominante é de mangue e restinga sendo o Parque Ecológico do Cocó a maior área verde da cidade. Seu relevo tem altitude média de 21 metros e o maior rio é o Cocó.

Clima

Apesar de estar inserida no clima semi-árido, sua localização modifica esta realidade por estar entre serras próximas, fazendo com que as chuvas de verão ocorram com mais frequência na cidade e entorno do que no resto do Estado. A temperatura média anual é de 26 °C, sendo dezembro e janeiro os meses mais quentes e julho o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura. A média pluviométrica é de 1600mm aproximadamente, sendo que as chuvas se concentram entre fevereiro e maio.

Sem ter bem definidas as estações do ano, existem apenas a época chuvosa (chamada localmente de "inverno"), de janeiro a julho, e a seca, de agosto a dezembro. O mês mais chuvoso é abril (348 mm) e o mais seco é novembro (13 mm). Com a maior parte do solo arenoso, a agricultura tornou-se de pouco expressão econômica e já na década de 1990 toda a extensão do município foi considerada área urbana.

Vegetação

Construções em tons roxo ou róseo, as vias em tons de azul escuro e a vegetação em tom verde.

A vegetação de Fortaleza é tipicamente litorânea, com áreas de mangue e restinga. As áreas de restinga encontram-se nas proximidades das dunas ao sul da cidade e perto da foz dos rios Ceará, Cocó e Pacoti. Nos leitos destes rios a mata predominante é a de mangue. Estas matas estão protegidas por lei e formam a maior área verde da cidade. Infelizmente essas leis não são cumpridas como deveriam e constantemente é possível ver novas construções perto dos rios. A ponte construída sobre o Rio Ceará alterou a paisagem natural e atualmente uma mesma intervenção ameaça o manguezal do Rio Cocó. O Rio Cocó e seu leito formam a maior área de mangue de Fortaleza, formando o "Parque Ecológico do Cocó", localizado a centro-leste da cidade, com 1.155,2 hectares de área verde e é o maior parque ecológico da América Latina . Ao norte está localizada a foz do rio Cocó e ao sul a área de mangue do rio Pacoti. Nas demais áreas verdes da cidade já não existe a vegetação nativa, constituindo-se ela de vegetação variada, com árvores frutíferas em grande parte.

Hidrografia

Fortaleza tem várias lagoas e rios. Entre as lagoas, as maiores e mais importantes são: lagoa da Parangaba, conhecida por sua feira de variedades; lagoa da Messejana, onde se encontra a maior estátua de Iracema de Fortaleza, e as do Opaia, Maraponga e Porangabuçu. Isto porque as demais simplesmente desapareceram em razão de um indiscriminado aterramento.[carece de fontes?]

O Rio Cocó desagua em um manguezal que cria uma das paisagens ecológicas mais belas de Fortaleza.

Fortaleza é cortada por dois rios e alguns riachos. O rio Ceará desemboca na praia da Barra do Ceará, mas não passa por dentro da cidade. O rio marca a divisa com o município de Caucaia, onde existe a Área de Proteção Ambiental do Estuário do rio Ceará, com características de mangue. O rio Maranguapinho é o maior afluente do rio Ceará. Nasce na Serra de Maranguape, com extensão de 34 quilômetros, dos quais 17 estão dentro de Fortaleza. O riacho Pajeú é historicamente o córrego em que se assentou a cidade. Restam somente duas áreas verdes às margens do Pajeú: a primeira por trás da antiga sede da prefeitura, no centro, e a segunda próxima à administração da Câmara de Dirigentes Lojistas — CDL de Fortaleza. Ainda se encontram riachos de importância, como Maceió e Jacarecanga. O rio Cocó é o mais importante rio de Fortaleza. Perto de sua foz foi criado em 1989 e ampliado em 1993 o Parque do Cocó, a área verde mais importante da cidade. Um de seus afluentes é o rio Coaçu, que desagua junto à foz do Cocó. O Coaçu faz a divisa de Fortaleza com o Eusébio em uma área na qual o leito do rio forma a maior lagoa de Fortaleza, a lagoa da Precabura. O foz do rio Pacoti faz a divisa de Fortaleza com Aquiraz, cujas margens com seus manguezais formam hoje a Área de Proteção Ambiental do rio Pacoti.

Litoral

Vista da Praia do Meireles.
Estátua de Iracema na Lagoa da Messejana.

O litoral de Fortaleza tem uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios e riachos que desaguam no litoral cearense são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió, Riacho Jacarecanga e o Rio Cocó. A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia localizada ao norte. Tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. O local tem muita importância para a história da cidade porque foi o primeiro lugar onde o açoriano Pero Coelho de Sousa fez uma incursão em 1603, construindo o Fortim São Tiago. A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos, como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, além de galerias de arte e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também é local da prática de surfe e pesca. Na Praia de Meireles encontra-se a avenida "Beira Mar", que vai até o Mucuripe. Nela está a principal concentração de hotéis da cidade. O clube Náutico é um marco desta praia, em frente do qual acontece, todos os dias, a feira de artesanato mais conhecida da cidade. A Volta da Jurema é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. O Mucuripe é famoso por sua comunidade de pescadores e pela composição de Raimundo Fagner que retrata a jangada e o jangadeiro. Todos os dias, à tarde e de manhã cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos e a mais antiga estátua de Iracema e Martim da cidade, inaugurada em 1965. Logo depois do Mucuripe fica a Praia do Titãzinho, que é famosa pela prática do surfe que revelou talentos como "Tita Tavares" e "Fabinho". A Praia do Futuro é uma das mais visitadas pelos turistas, com uma longa extensão ocupada por muitas "barracas", que são restaurantes especializados em frutos do mar. Um evento típico de Fortaleza é a Caranguejada todas às quintas-feiras. O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio fica distante do Porto do Mucuripe cerca de 10 milhas náuticas, ou 50 minutos.

Demografia

Crescimento populacional
Censo Pop.
187242 458
189040 902−3,7%
190048 36918,3%
192078 53662,4%
1940180 185129,4%
1950270 16949,9%
1960514 81890,6%
1970872 70269,5%
19801 338 79353,4%
19911 765 79431,9%
20002 138 23421,1%
20102 452 18514,7%
20222 428 708−1,0%
Censos demográficos do
IBGE (1872-2022).[20][21]

Uma das principais causas do crescimento demográfico de Fortaleza ao longo de sua história foi o período de secas no interior e a consequente fuga para a cidade, o êxodo rural, assim como a busca por melhores condições de emprego e renda. A população de Fortaleza no ano de criação da vila em 1726 é estimada em 200 habitantes no núcleo urbano. O primeiro censo populacional realizado na cidade ocorreu em 1777 (ano de grande seca no Ceará), a mando do Capitão-General José César de Menezes, contabilizando 2.874 pessoas. Em 1808 a população foi estimada em 1.200 pessoas pelo viajantes inglês Henry Koster. Em 1813 o governador Manuel Inácio de Sampaio mandou realizar o primeiro censo em todo o Ceará, que contabilizou em Fortaleza população de 12.810 habitantes. A última contagem da população antes do censo nacional de 1872 foi realizada em 1865, durante a Guerra do Paraguai, que resultou em uma população de 19.264 pessoas. Neste ano embarcaram no porto da cidade para a guerra 1.236 pessoas entre soldados e oficiais.

O primeiro ponto discrepante do crescimento populacional de Fortaleza se deu entre 1865 e 1872, quando teve início a construção da Estrada de Ferro de Baturité. Por demandar uma grande quantidade de mão-de-obra, a população da cidade crescia com a economia. Em 1877 outra seca fez uma grande quantidade de flagelados migrarem para Fortaleza e entorno. Migrações repetiram-se ainda nas secas de 1888, 1900, 1915, 1932 e 1942. Nestas três últimas datas foram instalados campos de concentração no interior para evitar a chegada de retirantes à capital, contudo bairros de alta densidade demográfica, como o Pirambu e outras regiões da periferia, têm seus processos de formação diretamente ligados com as migrações de camponeses seduzidos pelas promessas da modernidade da maior urbe do Ceará.

Em 1922 Fortaleza atingiu sua primeira centena de milhar de habitantes, com a anexação dos municípios de Messejana e Parangaba, que hoje são bairros importantes da cidade. Parangaba era uma cidade com população superior a 20.000 habitantes, uma vez que era a primeira estação antes de Fortaleza, o que a fez receber uma grande quantidade de retirantes das secas.

Composição étnica (Censo 2010)[22]
Cor ou raça População (%)
Pardos 645 847 57,21
Brancos 409 484 36,28
Pretos 55 427 4,91
Amarelos 16 071 1,42
Indígenas 1 984 0,18

Nos primeiros anos da Ditadura Militar houve em Fortaleza diversas mudanças que fizeram da cidade polo de indústrias. No primeiro governo de Virgílio Távora (1963-1966) teve início a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza (DIF I). Em 1973, Fortaleza já contava com quase um milhão de habitantes quando foram criadas no Brasil as Regiões Metropolitanas, passando a cidade a constituir-se em uma delas. Em 1983 o DIF I passou a integrar o território do novo município de Maracanaú que, tão logo foi criado, passou a fazer parte da Região Metropolitana de Fortaleza.

Na década de 1980 Fortaleza ultrapassou Recife em termos populacionais, tornando-se a segunda cidade mais populosa do Nordeste, com 1.308.919 habitantes. Ao longo das últimas décadas do século XX a cidade foi "inchando" cada vez mais, até atingir mais de dois milhões de habitantes no ano 2000. Com uma população atual estimada em 2.431.415 habitantes (IBGE/2007), Fortaleza é a quinta cidade mais populosa do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

Imigrantes

Fortaleza recebeu poucos imigrantes estrangeiros ao longo de sua história. No começo do século XX houve um momento marcante para a cidade, que recebeu imigrantes de várias nacionalidades, com destaque para os portugueses. Várias famílias de origem síria-libanesa também chegaram a constituir uma comunidade forte em Fortaleza, nessa época. Espanhóis, italianos, ingleses, franceses e outras nacionalidades acabaram por ter cidadãos chegando e habitando a Fortaleza desse período,[23] mas sem grande destaque. Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade esteve movimentada com a presença de muitos militares americanos, chegando a ter consulado desse país.

Atualmente, motivados pelo turismo de lazer, grupos de portugueses, italianos, espanhóis e de vários outros países da Europa têm escolhido Fortaleza para morar. No censo de 2000, no Ceará existiam 2.562.[24] De acordo com a Polícia Federal existem 8.591[25] estrangeiros morando em Fortaleza atualmente, ou seja, houve um crescimento considerável durante a década de 2000.

Religião

Predefinição:Religiões em Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Existem várias doutrinas religiosas atuantes na cidade. Mesmo tendo surgido durante a ocupação protestante holandesa, Fortaleza é restabelecida como vila em função de uma fortificação e não de uma missão religiosa, mas com um cunho religioso católico fortíssimo. A primeira religião não católica foi o presbiterianismo, que se iniciou em 1881, mesmo sofrendo perseguição pelos católicos locais, resultando na fundação da Igreja Presbiteriana de Fortaleza. Atualmente existem diversas denominações protestantes (cerca de 12% da população residente[22]), além do Espiritismo, que apresenta uma penetração considerável, com mais de 17 mil adeptos.[22] As religiões afro-brasileiras, asiáticas e os judeus têm pouca relevância na população local.[22]

Segundo o último censo do IBGE, o percentual dos que não possuem filiação religiosa alguma está abaixo da média nacional, de 7,3% –, mas ultrapassa todas as outras religiões não cristãs.[22]

Igreja Católica Romana

Vista da Igreja de Nossa Senhora do Líbano uma das quatro igrejas melquitas no Brasil.

A Arquidiocese de Fortaleza, Sé Metropolitana da respectiva Província Eclesiástica, pertence ao Conselho Episcopal Região Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques. Fundada em 1854, abrange um território de 15.217 km², organizado em 113 paróquias. As paróquias residentes em Fortaleza somam mais da metade, com um total de 62, e as demais nas cidades adjacentes.

O Seminário da Prainha foi criado em 1864 e por ele passaram personalidades importantes como Padre Cícero, Dom Eugênio Sales, Dom Hélder Câmara e Dom José Freire Falcão, dentre outros.

A Catedral Metropolitana São José, ou Catedral Metropolitana, tem capacidade para 5.000 pessoas, sendo a décima catedral do mundo e a segunda do Brasil em tamanho, tendo começado a ser erguida em 1938, no mesmo lugar da antiga Igreja da Sé. Foi inaugurada em 1978 por Dom Aloísio Lorscheider. Outra de destaque em Fortaleza é a Igreja de Nossa Senhora do Líbano uma das quatro igrejas melquitas no Brasil, que foi erguida, em 1960, pela comunidade sírio-libanesa radicada na cidade.

Nossa Senhora da Assunção é reconhecida como a padroeira da cidade, em função do batismo da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Política

Ver artigo principal: Governo de Fortaleza
Vista da Av Eng Santana, Jr, vê se o Parque do Cocó e Centro Comercial Iguatemi.

O governo municipal de Fortaleza é dividido em dois poderes: executivo exercido pela prefeita Luizianne Lins, auxiliada por meio de ação regionalizada executada em conjunto pelas sete[26] Secretarias Executivas Regionais (SER), e o legislativo na figura dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que fiscaliza o executivo e discute as leis no âmbito municipal. No Brasil os municípios não tem poder judiciário. O número total de pessoas ocupadas diretamente na administração em 2005 foi de 24.592 pessoas.[27] A partir do ano de 2005 foi implantada na cidade a gestão participativa, que possibilita uma efetiva participação da população. O projeto encontra-se ainda em fase de implantação, melhorias e adaptações.

Capital do Ceará

Palácio Iracema, sede do Governo do Ceará

Fortaleza é a capital do estado desde que o Ceará se tornou uma capitania independente em 1799. O bairro Cambeba abriga o centro administrativo Governador Virgílio Távora, que concentra a sede da maioria das secretarias de governo e outras instituições administrativas[28]. Hoje, o Gabinete do Governador está instalado no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, também conhecido como Palácio Iracema[29], que historicamente foi no antigo Clube Iracema, situado na Praça dos Voluntários, então cedido para Paço Municipal (onde está instalada a Secretaria Municipal de Finanças).

Como sede do governo do estado do Ceará, Fortaleza é também sede regional de diversas instituições do governo federal, como o Banco do Nordeste e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A Base Aérea de Fortaleza é um importante marco da aviação militar durante a Segunda Guerra Mundial, que, junto com a Capitania dos Portos do Ceará e o Comando da décima Região Militar, são as instituições militares presentes em Fortaleza. A Cruz Vermelha e a Unicef também estão presentes em Fortaleza.

Cidades-irmãs

Fortaleza tem intercâmbio cultural, econômico e institucional com algumas cidades. As cidades-irmãs de Fortaleza são:

Subdivisões

  SER I
  SER II
  SER III
  SER IV
  SER V
  SER VI

A partir de 1911 o município aparece constituído de 2 distritos: Fortaleza e Patrocínio. Em 1933 um decreto estadual criou os distritos de Messejana e Mondubim e incorporou ao distrito de Fortaleza o extinto município de Porangaba. A prefeitura então dividiu a cidade em sete distritos: Fortaleza, Alto da Balança, Barro Vermelho, Messejana, Mondubim, Parangaba e Pajuçara, não mais figurando o distrito de Patrocínio. No ano de 1936 o distrito de Pajuçara passou a denominar-se Rodolfo Teófilo.

Com o decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, foram extintos os distritos de Rodolfo Teófilo, sendo seu território anexado ao distrito de Maracanaú, do município de Maranguape e Alto da Balança, sendo seu território anexado ao distrito sede de Fortaleza. Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Porangaba passou a denominar-se Parangaba. O município ficou constituído de 5 distritos desde então: Fortaleza, Antônio Bezerra, Messejana, Mondubim e Parangaba.

Atualmente são 116 bairros e seis "Secretarias Executivas Regionais" (SER), unidades administrativas diretas da prefeitura, responsáveis pela execução dos serviços públicos em cada área. A SER não tem área sobreposta à dos distritos históricos, que não têm função administrativa, mas as sedes das SER são próximas aos núcleos dos cinco distritos.

Economia

Ver artigo principal: Economia de Fortaleza
Vista da Avenida Santos Dumont, principal eixo de expansão econômica da cidade para a área leste.

Em 2006 o PIB de Fortaleza foi de 22.537.716.000,00 de reais, com um aumento nominal relativo ao ano anterior de quase de 3 bilhões. No ano de 2004, de acordo com o IBGE, o PIB foi de 15.797.377.000 reais. Esse total representa 47,5% do PIB do Ceará e 0,89% do Brasil. Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza possui o segundo maior PIB, sendo superado apenas por Salvador.

O comércio diversificado é o maior gerador de riquezas da economia de Fortaleza. A principal área de comércio continua sendo o Centro, reunindo o maior número de estabelecimentos. A Avenida Monsenhor Tabosa é outro corredor comercial importante, próxima ao polo turístico da Praia de Iracema, bem como a Avenida Gomes de Matos no bairro Montese. Ressalte-se ainda o grande crescimento econômico dos bairros da periferia de Fortaleza, como o bairro Montese, na Avenida Gomes de Matos, e do Bairro Bom Jardim, na Avenida Oscar Araripe. O fato de esses bairros, antes residenciais, estarem virando bairros comerciais, deve-se ao fato de estarem muito longe do centro da cidade, que é o bairro com maior atividade comercial de Fortaleza. Assim, a população desses bairros e adjacências consome localmente os produtos e serviços, fortalecendo a economia local e facilitando a descentralização da economia de Fortaleza. Grande parte do crescimento econômico desses bairros deve-se à criação de Associações de Moradores e Comerciantes, que fazem feiras locais, e Projetos sociais que visam mudar a cara dos bairros do Bom Jardim e Montese.

Os vários shoppings, dentre os quais os maiores são Iguatemi, North Shopping e Aldeota, Del Paseo, Benfica e Via Sul, são importantes áreas de comércio e entretenimento.

Avenida Dom Luís à noite.

A produção de calçados, produtos têxteis, couros, peles e alimentos, notadamente derivados do trigo, além da extração de minerais, são os segmentos mais fortes da indústria em Fortaleza. Em 2004 foram contados pelo IBGE um total de 7.860 unidades industriais. A Petrobras tem a LUBNOR instalada em Fortaleza, que é a menor refinaria da estatal, mas que tem subprodutos de alto valor agregado, como lubrificantes finos. Dentre as grandes empresas de alimentos do Brasil as maiores do mercado de massas e farinhas são de Fortaleza: M. Dias Branco , J. Macedo e Grande Moinho Cearense. A Ypióca, também com sede em Fortaleza, se destaca no ramo de bebidas alcoólicas. No segmento farmacêutico, é sede das Farmácias Pague Menos, maior rede do varejo farmacêutico do Brasil. No segmento da indústria naval o estaleiro INACE é um dos mais importantes fabricantes de iates do Brasil, com sede em Fortaleza. É ainda sede de grandes empresas de transporte, como a Companhia Ferroviária do Nordeste e a Expresso Guanabara. O Grupo Edson Queiroz, com diversas empresas tais como Indaiá, Nacional Gás, Esmaltec e o Sistema Verdes Mares, dentre outras, tem grande presença no desenvolvimento econômico da cidade.

No mercado financeiro, Fortaleza é a sede do Banco do Nordeste. O Banco Central do Brasil tem uma unidade descentralizada em Fortaleza, assim como a Bovespa. Outros bancos que foram extintos, como o BANCESA, Banfor e o BEC, que foi incorporado pelo Bradesco, tiveram suas sedes na cidade. Foi sede do BICBANCO e do BMC. Em 2005, de acordo com o IBGE, a cidade contava com 152 agências de instituições financeiras.

Turismo e relações internacionais

Ver artigo principal: Turismo em Fortaleza
Um dos principais brinquedos do Beach Park, o Insano, o maior toboágua da América Latina.

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, tendo alcançado a marca de destino mais procurado do país pela ABAV nos anos de 2004/2005.[13] As principais atrações são o parque temático Beach Park, em Aquiraz, na Região Metropolitana, que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano,[38] o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar[39] e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia. A cidade tem recebido um número cada vez maior de turistas estrangeiros a cada ano, especialmente de Portugal, Itália e França.

Na orla marítima de Fortaleza se localizam os principais meios de hospedagem da cidade e também muitos restaurantes e atrações turísticas, com destaque para as barracas de praia e parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows. Segundo o IBGE, a cidade abrigava em 2005 4.367 unidades locais de empresas de alojamento e alimentação.[40] A cidade dispõe ainda de vários consulados que dão assistência ao turista estrangeiro.

Na estrutura de apoio ao turismo, o Governo do Estado e a prefeitura realizam eventos e incentivam e colaboram para a divulgação de outros, com especial destaque para o turismo de eventos e negócios. Em 2007 surgiu uma parceria entre governos para a construção de um novo centro de convenções, o Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza. Existem na cidade diversos pontos de informação turística, com destaque para os localizados no aeroporto, rodoviária, calçadão da Av. Beira Mar e no Centro Cultural Dragão do Mar. Na Praia de Iracema existe um posto policial especializado para o turista estrangeiro.

Estrutura e planejamento urbano

Uma das primeiras plantas do arquiteto Adolfo Herbster.

A primeira planta de Fortaleza, datada do ano de 1726, é atribuída ao capitão-mor Manuel Francês. No desenho é notável a forca, o pelourinho, o forte e a igreja. O português Antônio José da Silva Paulet fez o primeiro desenho do que seria a atual configuração das ruas do Centro em 1818. Foi ele também o arquiteto da reforma da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, iniciada em 1812 e concluída em 1821.

Em 1859 o arquiteto pernambucano Adolfo Herbster fez a primeira planta detalhada e precisa de Fortaleza. Na planta de 1875 ele esboça a continuação de ruas e avenidas para a expansão da cidade. Os bulevares que circundam o Centro formam a principal característica desta planta: atuais avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel e Imperador. Herbster consolidou o plano de Paulet de organizar o traçado das ruas em xadrez, que continua sendo a principal característica das expansões que se seguiram.

Vista da Avenida Santos Dumont.

Durante todo o século XX vários planos de desenvolvimento urbano foram propostos para a cidade, mas não tiveram grande impacto no desenvolvimento dela de modo definitivo, estando a especulação imobiliária sempre à frente das iniciativas do poder público. O primeiro deles foi o Plano de Remodelação e Extensão de Fortaleza, de 1933, do urbanista Nestor de Figueiredo durante o governo de Raimundo Girão. Suas principais propostas eram a implantação de um sistema radial concêntrico de vias principais e o zoneamento urbano tendo por base as diretrizes da Carta de Atenas. Sua proposta não foi aprovada pelo Conselho Municipal, levando à suspensão do seu contrato em 1935.

O plano seguinte foi elaborado por Saboia Ribeiro entre 1947 e 1948, na administração de Acrísio Moreira da Rocha. O Plano Diretor para Remodelação e Expansão de Fortaleza de Saboia propunha a divisão da malha urbana em bairros demarcados por cintas de avenidas; implantação de parques urbanos e um sistema viário com avenidas radiais caracterizando a cidade como "radial-perimetral"; a elaboração de código urbano,/// dentre outros elementos; mudanças no traçado do sistema ferroviário; projetos específicos para alguns bairros e implantação de um centro cívico no entorno do riacho Pajeú.

Entre os anos de 1962 e 1963 o urbanista Hélio Modesto, contratado pela administração do prefeito Cordeiro Neto, elaborou o seu Plano Diretor de Fortaleza mantendo as propostas anteriores de um sistema viário radial e com recuos dos prédios e soluções de cruzamentos; uso e ocupação específica para o centro com a implantação de terminais de transporte; implantação de polos por bairro concentrando atividades comerciais, serviços, institucionais e de recreação; uso e ocupação específicos para bairros industriais e a regulamentação do parcelamento do solo.

Centro da cidade, e aeroporto.Imagem de satélite da NASA.
Avenida Beira Mar na década de 1980 antes da urbanização para a feira de artesanato.

O Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza (PLANDIRF) foi elaborado no governo do prefeito José Walter entre os anos de 1969 e 1971 por um consórcio de empresas e sua principal característica era o desenvolvimento integrado de Fortaleza em conjunto com as cidades vizinhas, mesmo antes da implantação da regiões metropolitanas no Brasil. Previa a integração da gestão urbana em seus múltiplos aspectos; zoneamento com a introdução do conceito de corredor de atividades e um programa de obras viárias com um horizonte máximo para o ano de 1990.

Meireles.

Em 1975 o Plano Diretor Físico foi elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza com base no PLANDIRF e em um levantamento aerofotogramétrico de 1972 no governo do prefeito Vicente Fialho. O plano criava quatro zonas residenciais diferenciadas; zonas de adensamento comercial e residencial; zonas industriais; zona especial de praia; zonas especiais de preservação paisagística e turística; áreas de uso institucional; áreas de renovação urbana; e um plano viário hierarquizado classificando as vias como expressas, arteriais, coletoras e locais.

Já no final do século XX, em 1992, no governo de Juraci Magalhães, foi lançado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza - PDDU-FOR. Seu planejamento gerou metas para 20 anos com a remodelação do trânsito e novas vias, ordenamento urbano e áreas para lazer. Durante a gestão de Luizianne Lins ocorreu uma revisão do Plano Diretor, a qual contemplava a participação da sociedade e da Câmara de Vereadores.

Vista de uma das áreas de risco, a chamada "cidade de deus" em Fortaleza.

Em 2007, foi elaborado um plano diretor de geoprocessamento da prefeitura municipal de Fortaleza, visando definir as plataformas tecnológicas necessárias para a implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário, com base num projeto de Geoprocessamento Corporativo.

Energia, água e esgoto

A quase totalidade da energia consumida em Fortaleza é fornecida pelas hidrelétricas da Chesf e distribuída pela COELCE, companhia que foi privatizada e adquirida pela então espanhola Endesa, que atualmente é controlada pela italiana Enel. Em Fortaleza existem duas unidades de produção de energia, sendo uma experimental de produção de energia eólica, próxima ao Porto do Mucuripe, e a outra de gás natural.

O primeiro sistema de abastecimento de água da cidade foi inaugurado em 29 de setembro de 1866, utilizando as fontes do Sítio Benfica. Atualmente o abastecimento de água de Fortaleza é feito pela Cagece e atende a 96,42% da população, beneficiando 559.911 famílias.

O engenheiro João Felipe projetou o primeiro sistema de esgotos da capital em 1911, que começou a funcionar em 1927. Atualmente opera uma rede de 4.579.227 metros.[41]

O sistema de esgoto é praticamente inexistente, visto que abrange apenas uma parcela mínima da população, podendo-se afirmar que Fortaleza é uma cidade assentada sobre fossas.

Favelas e áreas de risco

Hoje, cerca de um terço da população de Fortaleza mora em favelas, principalmente nas favelas do Barroso II, Novo Barroso, Lagamar, Jangurussu, Gato Morto, Pirambu, Favela do Rato, entre outras.[42] As frequentes secas no interior do estado do Ceará agravam o problema da favelização. Existem favelas em quase todos os bairros da cidade. No início da década de 1980 existiam 147 favelas e em 2003 o número aumentou para 722.,[43] O controle de Defesa Civil tem priorizado o levantamento de informações das chamadas "áreas de risco", que são locais propensos a sofrerem alagamento e inundações nos períodos chuvosos. Um levantamento realizado em 2002 pela prefeitura considerou que 92 áreas faveladas estavam em situação de risco, abrigando um total de 17.078 famílias..[44]

Segurança pública

Posto policial no Parque do Cocó.

Fortaleza é sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que tem jurisdição sobre todo o território do estado. O fórum da comarca de Fortaleza é o Fórum Clóvis Beviláqua, que abriga quase todas as varas de justiça da comarca. A cidade é dividida ainda por seis zonas cartoriais, sendo uma de registro de imóveis. A Polícia Militar do Ceará tem várias companhias e postos de patrulhamento na capital, sendo Fortaleza a sede da instituição de vários grupos e escolas da Polícia Militar. A Polícia Civil divide a cidade em 24 distritos policiais onde não são encontrados delegados. A Guarda Municipal de Fortaleza é uma instituição que complementa as atividades de Segurança Pública em Fortaleza. Seu atual contingente chega a mais de mil agentes e até o final de 2007 alcançará um total de mais de dois mil homens, mal remunerados e despreparados para exercer as suas funções.

O governo do estado implantou em Fortaleza um sistema conhecido por Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que congrega Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os CIOPS também são chamados de Distritos Modelos ou Distritos Polos que na prática não funcionam pois não reduziu os índices de criminalidade.

Criminalidade

Fortaleza não era tradicionalmente uma das capitais mais violentas do país, mas a criminalidade aferida através do número de homicídios tem crescido vertiginosamente na cidade, conforme o Mapa da Violência 2010 realizado pelo Instituto Sangari. Em 1997, a taxa de homicídios era de 27,0 por 100.000 habitantes (17ª entre as capitais brasileiras), subindo progressivamente - e principalmente após 2004 - para 40,3 por 100.000, o que a fez passar a ser a 10ª capital com maior taxa de assassinatos. Os aumentos foram de 49,5% na taxa de homicídios e de 82,5% no número de pessoas assassinadas. Tomando a taxa de homicídios como referência, a criminalidade em Fortaleza, no período 1997-2007, cresceu mais que a média nacional (-0,7%) e a das capitais nordestinas (28,5%), mas menos que a média da Região Nordeste (53,3%).[45]

Com o aumento da criminalidade, Fortaleza entrou no Pronasci,[46] que seria realizado somente nas 10 capitais mais violentas do país. No final de 2007 começou a ser implantado o programa Ronda do quarteirão de policiamento comunitário, no qual 91 equipes se revezam 24 horas em todos os bairros da cidade. O programa ajudou a diminuir a criminalidade, que continua assustando a população.

A exploração sexual tem se tornado um problema recorrente, divulgado pela mídia local e nacional. A cidade tem sido palco de uma rede de prostituição, inclusive infantil, com alvo no turista estrangeiro.[47] Em 2007 o Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura, iniciou diversas ações para o combate à exploração sexual.[48]

Em 2001 a Chacina dos Portugueses chocou a cidade e foi notícia internacional por envolver a morte de seis turistas portugueses, que foram brutalmente assassinados depois de atraídos por um compatriota, Luiz Miguel Melitão, em busca das riquezas dos empresários mortos. Já em 2005 o Assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza assustou por ter sido o maior furto a um banco no Brasil, alcançando o valor de aproximadamente R$164,7 milhões. A chacina foi solucionada, com a condenação dos criminosos. O furto ao banco ainda está em processo, mas a Polícia Federal já prendeu vários acusados e resgatou boa parte do dinheiro roubado.

Educação e ciência

Planetário Rubens de Azevedo, importante ferramenta de divulgação científica da cidade.

Em Fortaleza existem várias instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como a FUNCAP, FUNCEME, ROEN - o maior radiotelescópio do Brasil e a Embrapa - Agroindústria Tropical, dentre outras. O campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, é um dos lugares que mais concentra instalações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Fortaleza, incluindo a Embrapa, Nutec, Padetec, e vários laboratórios e cursos das áreas de tecnologia, como o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Nordeste e a sede da rede GigaFOR. No bairro Cidade dos Funcionários também existe outro polo de desenvolvimento tecnológico voltado para a tecnologia da informação, abrigando o Insoft e o Instituto Atlântico e a sede da FUNCAP. A sede da divisão regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial para o Norte e o Nordeste fica na capital cearense. A formação de mestres e doutores conta com 95 cursos, sendo 23 de doutorado, todos aprovados pela CAPES.

Fortaleza é um importante centro educacional tanto no ensino médio como no superior, não só do estado do Ceará, mas também da porção Norte e Nordeste do País. A cidade é sede ainda de duas importantes escolas de ensino médio federais: IFCE (Antigo CEFET-CE), Colégio Militar de Fortaleza, instituições bem avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Outra importante instituição de ensino público é o Liceu do Ceará, colégio mais antigo do estado, que é uma das bases para o ensino médio profissionalizante do Governo do Estado. O número de matriculados no ensino fundamental em 2006 foi 419.493 e no ensino médio foi 143.743.[49] Outras escolas também se destacam no cenário nacional como grandes "doadoras" de alunos para as mais difíceis universidades do país, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o Instituto Militar de Engenharia. São elas: Colégio Batista Santos Dumont, Farias Brito, 7 de setembro, Ari de Sá Cavalcante, Christhus, Colégio Santa Cecilia, dentre outros.

Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará.

Por ser a capital do Estado do Ceará, Fortaleza é sede dos primeiros cursos de nível superior no estado. O primeiro curso foi o de Direito, com a fundação em 1903 da Faculdade de Direito do Ceará. Depois disso, foram fundados outros cursos (como Farmácia e Odontologia, em 1916), os quais foram unidos para a fundação da primeira universidade de Fortaleza e também do Ceará: a Universidade do Ceará em 1954, que mudou posteriormente de nome, chamando-se Universidade Federal do Ceará. Atualmente Fortaleza dispõe de 32[49] instituições de ensino superior, sendo três universidades: Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Fortaleza, e as demais instituições são faculdades ou institutos. O total de matrículas no ensino superior em 2005 foi 78.710.[49]

Saúde

O primeiro hospital de Fortaleza foi a Santa Casa de Misericórdia inaugurado em 1861 com 80 leitos, que hoje conta com 455 leitos. Em 2005 a cidade contabilizava 8.138[50] leitos hospitalares distribuidos entre 70 estabelecimentos de internação. Dentre os princiapis hospitais merecem destaque: o Instituto Doutor José Frota, mais conhecido como IJF, que é o maior hospital de emergência da cidade administrado pela prefeitura; O Hospital Geral de Fortaleza é o maior hospital público administrado pelo governo do estado e dentre alguns privados têm destaque os hospitais São Mateus, Antônio Prudente, Unimed, Monte Klinikum e o SARAH-Fortaleza.

O Programa de Saúde da Família - PSF é um serviço cujo objetivo é aproximar profissionais da saúde e cidadãos, mudando a concepção sobre a atenção em saúde, tendo como missão o cuidado e o acompanhamento integral das famílias. Em 2006, o PSF teve uma ampliação de cobertura, saindo de 15% para 50%. Atualmente são 300 equipes trabalhando em 89 Centros de Saúde da Família. Em 2008, houve contratação de mais Agentes de Saúde e Agentes Sanitaristas.Complementando o atendimento popular, em Fortaleza existem duas unidades da Farmácia Popular do Brasil que é uma política do Ministério da Saúde para ampliar o acesso de toda a população aos medicamentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU em Fortaleza recebe de 80 mil a 100 mil chamadas por mês e cerca de seis mil atendimentos são realizados mensalmente. O serviço está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, sendo um programa do governo federal criado com a finalidade de atender pessoas em situação de emergência. A secretaria conta atualmente com três ambulâncias UTIs e 16 unidades básicas.[51]

Atualmente Fortaleza projeta um futuro de referência no ensino e estudo da medicina com a criação de mais dois cursos de medicina, o da Unifor, com início em 2006 e o da Faculdade Christus tendo iniciado em 2005. A Universidade Estadual do Ceará também criou recentemente seu curso de medicina. O melhor e mais antigo é o da Universidade Federal criado em 1948 contando com uma estrutura hospitalar de ensino completa, tendo o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Transportes

Ver artigo principal: Transporte em Fortaleza

Rodoviário

Vista aérea da saída de Fortaleza pela BR-116.

O sistema de transportes coletivo de Fortaleza é regulamentado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A (ETUFOR), órgão da prefeitura, enquanto que o trânsito de veículos é fiscalizado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Serviços Públicos e Cidadania. O transporte coletivo realizado por ônibus em Fortaleza é denominado de Sistema Integrado de Transportes (SIT-FOR), cuja operação teve início em 1992. O sistema proporciona ao usuário a opção de deslocamento através da integração física e tarifária em Terminais de Integração. A rede de linhas do SIT-FOR é baseada em dois tipos de linhas, as que fazem a integração bairro-terminal e as que integram o terminal ao centro da cidade ou ainda a outro terminal.

Fortaleza possui atualmente sete terminais integrados (Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana e Conjunto Ceará) e dois terminais abertos (Coração de Jesus e Estação). Cerca de 850 mil passageiros por dia utilizam os terminais fechados, através de 218 linhas de ônibus regulares (157 ligadas aos terminais integrados e 61 não integradas). São 25 empresas operantes, com uma frota de 1.776 ônibus. Desde 2008, a população de Fortaleza possui o benefício da integração temporal, com a qual, por meio da aquisição de um cartão eletrônico, pode fazer transferências entre linhas do sistema de ônibus sem o ônus de uma pagar por uma nova passagem. As transferências são, entretanto, limitadas em quantidade e pelas linhas de origem e destino. Os estudantes com carteira estudantil podem optar por usar sua carteira de estudante como bilhete eletrônico e usufruir do benefício.

Congestionamento em uma via de Fortaleza.

Está em implantação na cidade o Sistema de Informação ao Usuário, que permite saber em tempo real o tempo de espera pelo ônibus no local. Todos os ônibus possuirão GPS-sender interligados a monitores nos pontos de ônibus com maior demanda dos usuários, sabendo o horário que o ônibus passará.

Esse sistema já está em funcionamento há alguns anos na linha Campus do Pici-Unifor, que possui monitor de LCD informando em qual parada o usuário está passando, bem como as próximas pelas quais o ônibus irá passar. No geral, o transporte urbano é péssimo sendo usado apenas por pessoas carentes. Apesar das câmeras os assaltos são constantes.

Fortaleza possui também um dos mais modernos sistemas de controle e monitoramento do tráfego urbano do país, o CTAFOR, que além de dispor de uma central de tráfego que monitora grande parte da cidade através de um sistema de 35 câmeras de CFTV, dispõe também de um sistema de 20 Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) dispostos nos principais corredores de tráfego da cidade, para orientar os motoristas e usuários das condições do tráfego e das melhores opções de rotas para a melhoria da fluidez do tráfego. Além disso, 45% dos cerca de 550 semáforos da cidade são considerados semáforos inteligentes, que são controlados e monitorados pela central de tráfego do CTAFOR, com mudanças em tempo real nos tempos dos semáforos conforme a demanda e composição do tráfego, contribuindo para a melhoria da fluidez do tráfego de grande parte da área urbana de Fortaleza. No entanto, suas ruas são completamente esburacadas, visto que a camada asfáltica se constitui numa fina película que não resiste as chuvas. Os alagamentos são constantes pois o solo urbano foi indevidamente impermeabilizado pela forma inapropriada do asfaltamento utilizado. Concorre para isto o grande volume de lixo lançado nas ruas.

Ferroviário

Mapa do sistema que será o Metrofor.

O sistema Ferroviário de Fortaleza está integrado modalmente ao Porto de Fortaleza. Sua história remonta ao ano de 1870, quando começou a ser planejada e implantada a "Estrada de Ferro de Baturité" e depois a Rede de Viação Cearense. Atualmente é de competência da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e está interligado à rede nacional de ferrovias fazendo a conexão modal com o porto do Mucuripe.

O metrô de Fortaleza (Metrofor) é um importante sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana, que liga Fortaleza e mais outras três cidades. Suas linhas têm raízes no antigo sistema da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Fortaleza e está passando por uma adaptação para atender aos parâmetros do sistema metroviário. Atualmente estão em operação 22 estações: 13 na linha sul e oito na linha oeste além da estação central. Com a entrada em operação do metrô serão implantadas mais 14 estações, três das quais subterrâneas. No entanto, este ainda não está concluído, com sua obra bastante conturbada devido a problemas de administração municipal, estadual e federal. As obras do metrô foram incluídas no PAC e estão previstas para conclusão em 2010. Uma nova linha já faz parte do plano do metrô e, como Fortaleza foi confirmada uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, deverá estar pronta até a data do evento esportivo.

Aeroviário

Vista da Avenida Engenheiro Santana Junior em Fortaleza.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins está situado no centro geográfico de Fortaleza. Passou por uma reforma completa em 1998 quando então passou a ser classificado como Internacional. Após a reforma, o aeroporto passou a ter a capacidade para receber 6.2 milhões de passageiros por ano. É a principal "porta de entrada" de Fortaleza para o turismo.

Vista externa do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

O aeroporto Pinto Martins é o terceiro aeroporto mais movimentado da Região Nordeste e um dos mais movimentados do país, recebendo em média cerca de 277[52] aeronaves internacionais ao mês e 3700[52] de vôos domésticos ao mês.

É o segundo aeroporto do Nordeste que mais recebe passageiros internacionais, ficando atrás apenas de Salvador. A cada ano, o número de passageiros aumenta cerca de 20% com relação ao ano anterior. Em 2010, o aeroporto recebeu mais de 5 milhões de passageiros,[53] ultrapassando a marca histórica de 4.2 milhões de passageiros do ano de 2009.

Hidroviário

O primeiro porto da cidade funcionou na foz do Rio Ceará, que ainda abriga embarcações pesqueiras. Com a construção pelos holandeses do Forte Schoonenborch em 1649, nas proximidades do riacho Pajeú, uma estrutura de atracação foi pretendida como porto por 300 anos, com a elaboração de projetos e construção da Ponte Metálica e da Ponte dos Ingleses. Finalmente, foi construído na década de 1950 o Porto do Mucuripe, que veio a transformar a estrutura da cidade, contando com um cais com 1.054 metros de extensão e uma plataforma de atracação exclusiva para petrolíferos. Sua área de armazéns tem seis mil metros quadrados e mais de 100 mil metros quadrados de pátio para contêineres. Possui ainda três moinhos de trigo e está interligado ao sistema ferroviário por um extenso pátio de manobras.

Com o Porto ao fundo podem-se ver as torres do parque eólico de Fortaleza, à esquerda e navios atracados no centro assim como os moinhos de trigo. Na direita da foto as embarcações pesqueiras e jangadas.

Cultura

Ver artigo principal: Cultura de Fortaleza
O Farol Velho do Mucuripe é um dos marcos históricos da cidade de Fortaleza.

A vida cultural de Fortaleza é diversificada e fecunda. Muitos artistas, entre escritores, pintores e cantores, utilizam os palcos e as praças mais movimentadas da cidade para divulgar o que ela tem de mais sensível. Vários teatros, sendo o mais importante o Theatro José de Alencar, são palco das obras mais relevantes da cultura local e universal. Existem ainda os teatros ligados a instituições de ensino, tais como o teatro do Ibeu e o Teatro Arena do Colégio Christus. O Museu do Ceará e o Museu de Fortaleza, no Farol do Mucuripe, guardam os artefatos mais relevantes da memória fortalezense. As instituições mais relevantes e de maior passado histórico ainda presentes na vida da cidade são a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará, ambas tendo sido criadas no final do século XIX por nomes importantes como Capistrano de Abreu e Farias Brito. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza. Neste centro existem museus, teatro, um planetário, cinemas e espaços para apresentações públicas de cantadores, poetas, bandas e demais espetáculos. Fica no entorno de uma das áreas de fundação de Fortaleza, com um patrimônio arquitetônico ainda preservado remanescente do tempo da economia do algodão. O Passeio Público de Fortaleza é um dos patrimônios culturais e paisagísticos da cidade, praça onde foram fuzilados os revolucionários cearenses da Confederação do Equador. A Casa de Juvenal Galeno é outra importante instituição cultural de Fortaleza, que leva o nome de um dos mais importantes poetas nascido na cidade, Juvenal Galeno. Nesse espaço cultural foi criado em 1969 o Clube dos Poetas Cearenses pelos poetas Antônio Carneiro Portela, Artur Eduardo Benevides, Cid Carvalho, J. Camelo Ponte, Jader de Carvalho, L. C. de Alcântara, Marcos Catunda, Pádua Lima, Poeta Pardal, Waldemar Garcia, entre outros. A editora Nesinha Galeno, neta do ilustre poeta e compositor Juvenal Galeno, era uma das maiores incentivadores desse movimento sociocultural.

Imagem do Baobá do Passeio Público de Fortaleza. No local foram fuzilados os revolucionários da Confederação do Equador.

As festas populares mais importantes são as que envolvem a Igreja Católica, dentre elas o Carnaval que em Fortaleza é comemorado com desfiles de escolas de samba e de Maracatu, a da padroeira Nossa Senhora da Assunção, em 15 de agosto, as festas juninas, e outras datas tradicionais. O Fortal, micareta no final de julho, junto com o Ceará Music no mês de outubro são os eventos musicais mais populares.

O artesanato cearense tem em Fortaleza seu principal mercado e vitrine. Na cidade existem vários lugares específicos para a venda de produtos artesanais, tais como: Central de Artesanato do Ceará (CEART); Centro de Turismo (EMCETUR); Feira de Artesanato da Beira-Mar; Mercado Central de Fortaleza; Polo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa. A diversidade do artesanato encontrado em Fortaleza é grande, sendo mais característicos os oriundos do couro, garrafas coloridas, cerâmica, cestarias e trançados, rendas de bilro, entre outros. A rede de dormir também é bastante procurada nos mercados de artesanato.

A Estação João Felipe é um dos marcos arquitetônicos da Fortaleza.

O patrimônio arquitetônico está concentrado no centro da cidade. Apesar de distante do centro, a Casa de José de Alencar é um patrimônio de grande valor histórico e cultural. A Casa foi o primeiro bem tombado de Fortaleza no ano de 1964 por uma lei federal. Além da casa onde nasceu um dos maiores escritores do Brasil, Fortaleza possui ainda outras obras arquitetônicas, como o Cine São Luiz, onde todos os anos acontece o festival de cinema Cine Ceará, e o prédio da Estação João Felipe, ponto de partida da estrada de ferro construída na seca de 1877. A Praça do Ferreira é outro importante marco de Fortaleza, sendo esta praça o principal palco das manifestações sociais, pois foi em seus cafés do final do século XIX que surgiram movimentos abolicionistas, republicanos e literários como a Padaria espiritual.

Para além das manifestações culturais de cunho artístico a sociedade fortalezense também tem representações em clubes de serviço, como o Lions Club e o Rotary International. A maçonaria tem importantes representações em Fortaleza das duas obediências mais importantes do Brasil, como a Grande Loja Maçônica do Ceará e o Grande Oriente Estadual do Ceará.

Moda

Em Fortaleza a moda tem a morada de um dos grande expoentes do Brasil, Lino Villaventura, que fez carreira na cidade desde a década de 1980.[54] A indústria da confecção tem grande peso na produção local, tendo lançado marcas como a Vilejack de jeans, Santana Textiles e sede de importantes lojas de confecção no Nordeste, como a Esplanada e Otoch. Na cidade acontecem eventos importantes como o Festival da Moda em Fortaleza, Fortaleza Fashion Week e o Dragão Fashion Brasil. Produtos de couro e de renda também fazem parte da moda local com grande tradição e valor cultural.[55] A moda praia é uma das tendências mais marcantes no vestuário do cidadão fortalezense, em função da grande valorização do litoral da cidade e do Ceará como destino de turismo de praia.

Humor

Fortaleza é conhecida por ser o principal palco do humor brasileiro. Humoristas como Tom Cavalcante e Wellington Muniz, que fazem grande sucesso nacionalmente, nasceram em Fortaleza. Outros humoristas cearenses e até de outros estados fizeram carreira na cidade, tais como Renato Aragão, Tiririca, Espanta, Falcão e muitos outros. No início do século XX, surgiu o termo "Ceará Moleque", em alusão às brincadeiras e provocações sociais e políticas da população, como o festival de mentiras do dia 1 de abril, que nessa época pregava no "Cajueiro da Mentira", na Praça do Ferreira, várias lorotas. O Bode Ioiô é outro símbolo da verve fortalezense que frequentava lugares públicos e bebia cachaça. Atualmente, os bares e restaurantes servem de palco aos humoristas mais aclamados pelo público, e as praças atraem palhaços e outros artistas do riso.

Música

O forró é o gênero musical mais popular, com várias casas de show pela cidade. A banda Mastruz com Leite e a cantora Eliane, que surgiram em Fortaleza, são responsáveis pelo fenômeno do forró eletrônico, que popularizou um novo tipo de arranjo das bandas com guitarra, contrabaixo e instrumentos de sopro e teclado eletrônico, além da sanfona que faz o som característico. Atualmente a banda Aviões do Forró tem alcançado sucesso nacional. O sanfoneiro Waldonys é destaque no forró pé-de-serra.

Outros estilos musicais também têm vida movimentada com bandas locais como rock e suas várias vertentes, blues, jazz, samba, hip hop, cujo maior expoente nacional é o MH2O do Brasil (maior organização do gênero em atividade no país) e outros estilos contemporâneos. A lambada surgiu fortemente em Fortaleza no final da década de 1980 com o estrelato de Beto Barbosa. Em 1995 Beto lançou o CD "Navegar" com a música "Fortal Capital do Amor", em homenagem à cidade onde alcançou o grande sucesso.

A tradição musical de Fortaleza remonta ao compositor Alberto Nepomuceno, um dos fundadores da música orquestral brasileira. O Conservatório Alberto Nepomuceno é uma das principais escolas de música da cidade. A MPB tem alguns colaboradores fortalezenses tais como Fagner, Ednardo, Belchior e Amelinha.

Gastronomia

A gastronomia de Fortaleza é tipicamente nordestina, ressaltando-se pratos típicos como o baião de dois com churrasco de carneiro ou carne-de-sol. Frutos do mar são outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense, tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. Outro fruto do mar bastante degustado é o caranguejo. Todas as quintas-feiras é tradição comer uma "caranguejada", caranguejo cozido com molhos. O camarão também é uma iguaria bem degustada em pratos como o "arroz de camarão" ou "bobó de camarão". No Mercado do Mucuripe é possível comprar uma infinidade de pescados que podem ser preparados em restaurantes vizinhos. O mais comum é comprar-se camarão e prepará-lo "ao óleo" ao entardecer dos finais de semana.

Os polos gastronômicos da Varjota, Praia de Iracema e a Avenida Beira Mar são os locais com maior diversidade de restaurantes de cozinhas diversificadas de várias nacionalidades com ênfase para a árabe, francesa, chinesa, japonesa, italiana, alemã, portuguesa, espanhola e suíça, além de pizzarias, churrascarias, lanchonetes, cozinhas contemporânea e regional. Outro polo gastronômico fica no sul de Fortaleza, na divisa com Eusébio, nas tapioqueiras, um centro de vendas com vários restaurantes especializados no preparo desta que é uma das comidas típicas do Nordeste, a tapioca.

Feriados municipais

São feriados em Fortaleza os dias 19 de março, Dia de São José, 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, a Sexta-Feira da Paixão (Sexta-Feira Santa) e o dia de Corpus Christi.[56]

Até 2003, era feriado municipal o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.[57] A alteração se deu para declarar feriado a data dedicada à padroeira da cidade, segundo a tradição católica, Nossa Senhora da Assunção, o que não foi considerado feriado por 36 anos, desde 1967.

Esporte

Ver artigo principal: Esporte e lazer em Fortaleza
Presidente Vargas.

O lazer cotidiano de muitos fortalezenses é a caminhada ou cooper ao amanhecer ou ao entardecer nas praças das áreas residenciais. As academias de musculação e ginástica também são numerosas. Alguns dos eventos mais destacados são a Meia Maratona de Fortaleza, que comemora o aniversário da cidade, e a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento que ocorre em julho. O Red Bull Soapbox realizado pela Red Bull em junho de 2008 foi o primeiro do Brasil.

O esporte mais popular na cidade, assim como no resto do Brasil, é o Futebol. Devido a esse amor do fortalezense pelo futebol e por conta da importância da cidade no cenário nacional, Fortaleza foi escolhida como uma das Sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será disputada no Brasil. O Campeonato Cearense é disputado desde 1920 e tem seus principais jogos em Fortaleza. Os principais times da cidade (e do Estado) são: Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Atualmente os dois primeiros, e mais tradicionais, disputam a Série A e Série C do Campeonato Brasileiro, respectivamente. O Fortaleza Esporte Clube é o atual TetraCampeão de futebol do Estado - 2007 / 2008 / 2009 e 2010 e maior detentor de títulos do futebol cearense junto com o Ceará Sporting Club com 39 títulos cada e Ferroviário AC com 9 taças estaduais.

Atualmente Fortaleza possui 3 (três) estádios com condições de sediar jogos oficiais organizados pela Confederação Brasileira de Futebol, os principais são o Estádio Plácido Castelo, mais conhecido como "Castelão" de propriedade do Governo do Estado e com capacidade para 61 mil pessoas (a partir de janeiro de 2011 vai fechar para reformas e modernização para receber os jogos da Copa de 2014), e o Presidente Vargas, mais conhecido como "PV" de propriedade da Prefeitura Municipal de Fortaleza e com capacidade para 22 mil pessoas, o Estádio Alcides Santos, de propriedade do Fortaleza Esporte Clube, também tem condições para sediar jogos oficiais, possuindo capacidade para 8.200 pessoas e está em constante ampliação. É popularmente conhecido como "Pici" ou "Parque dos Campeonatos".

A maioria dos clubes esportivos mantém o futebol como principal atividade esportiva, mas apóia alguns outros esportes como o futebol de salão, voleibol e basquetebol, entre outros. Os esportes de praia também são bastante praticados como o surfe, Windsurf, vela, sandboard, triatlon, mergulho e kitesurf, entre outros. Várias etapas de competições nacionais e internacionais destas modalidades ocorrem em Fortaleza. Fortaleza é sede da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.


A cidade tem várias escolas e academias de lutas e artes marciais com destaque para o judô, aikido, capoeira e wushu entre outras. O automobilismo é praticado em pistas de kart em diversos lugares da cidade e no Autódromo Internacional Virgílio Távora que fica na cidade do Eusébio a menos de dez quilômetros de Fortaleza. Alguns esportes menos populares estão começando a surgir na capital do Ceará como é o caso do Futebol americano, Críquete e o Golfe que estão sendo praticados por pequenos grupos apoiados por federações desportivas de outros estados e por clubes locais. Para quem gosta de animes, mangás, HQ's, RPG's etc, em meados de julho acontece no Centro de convenções Edson Queiroz a Super Amostra Nacional de Animes.

A Columbofilia é outro esporte que tem se desenvolvido e se expandido. Provas de grande dificuldade técnica têm diferenciado das demais do Brasil, devido às áridas condições naturais de trajeto e longos percursos nas etapas finais.

A Praça Portugal é o local onde várias "tribos" se encontram para jogar um pouco de conversa fora, principalmente otakus (fãs da animação e gibi nipônico) e outros. A região onde se localiza é famosa pelos grandes shoppings ao redor, pelo movimento de pessoas e carros e por ser uma zona mista de residências de alto padrão e comércio de luxo, localizada entre bairros famosos como Aldeota e Meireles.

Vista panorâmica de Fortaleza.

Referências

  1. «Capitais dos estados». Atlas Geográfico do Brasil. Consultado em 1 de janeiro de 2011 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b c «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766&id_pagina=1
  7. a b «Estimativas das Populações dos Municípios em 2008». Consultado em 7 de setembro de 2009 
  8. «World: largest cities and towns and statistics of their population World Gazetteer.». Consultado em 27 de maio de 2008.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. «Tabela 793 – População residente, em 1º de abril de 2007». IBGE (SIDRA). 14 de novembro de 2007. Consultado em 10 de agosto de 2008 
  10. «Regiões de Influência das Cidades - 2008». IBGE. 2008. Consultado em 12 de outubro de 2008 
  11. «Property market overview Matéria em inglês da consultoria PricewaterhouseCoopers.» 🔗. Consultado em 5 de outubro de 2007.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. «Brasil em Foco – IPC Target Release Target Marketing.» (PDF). Consultado em 13 de junho de 2008.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. a b «Página da ABAV com informe de 2004/2005 -». Consultado em 3 de outubro de 2007.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. «Página da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil -». Consultado em 10 de julho de 2008.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. «Calcule a distância entre cidades» 
  16. «Fortaleza dos cearenses para o mundo» 
  17. «Evolução morfoestrutural do relevo da margem continental do estado do Ceará». Caminhos de Geografia. Fevereiro de 2007. Consultado em 16 de julho de 2008 
  18. «Os Índios do Ceará» (PDF). Outra História. Consultado em 18 de julho de 2008 
  19. Teensma, B. V. Roteiro de um Brasil desconhecido – João de Laert – Descrição das costas do Brasil. Petropólis. Kapa Editorial, 2007, pag. 134 - 146
  20. «Tabela 1287 - População dos municípios das capitais e Percentual da população dos municípios das capitais em relação aos das unidades da federação nos Censos Demográficos». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  21. «Tabela 4714 - População Residente, Área territorial e Densidade demográfica». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  22. a b c d e IBGE (2010). «Censo Demográfico 2010: Resultados da Amostra por Cidade: Fortaleza: Características da População (2010)». IBGE. Consultado em 4 de março de 2016 
  23. (Página 115) CHAVES, Gylmar; VELOSO, Patricia; CAPELO, Peregrina (Organizadores). Ah, Fortaleza!. Fortaleza: Terra da Luz Editorial, 2006.
  24. «IBGE (SIDRA) – População residente por nacionalidade Ano 2000» 
  25. «Espanhóis recebidos com norma padrão». Diário do Nordeste. 12 de março de 2008. Consultado em 23 de julho de 2008 
  26. «Site da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Seção Regional do Centro»  Página visitada em 4 de novembro de 2010
  27. «Perfil dos Municípios Brasileiros — Gestão Pública 2005». IBGE. 2006. Consultado em 7 de novembro de 2008 
  28. «Site do Governo do Estado do Ceará, seção Secretarias e Vinculadas»  Página visitada em 4 de novembro de 2010
  29. «Site do Governo do Estado do Ceará, seção Sedes Históricas»  Página visitada em 4 de novembro de 2010
  30. «Pragmatismo marca gestão de Luizianne em Fortaleza». Clipping do Ministério do Planejamento. 17 de abril de 2007. Consultado em 9 de julho de 2008 
  31. «Sister City of Miami Beach - City Commission Meeting» (PDF). City of Miami Beach. 26 de maio de 2004. Consultado em 9 de julho de 2008 
  32. «La Força Expedicionária Brasileira - F.E.B». MUSEO STORICO DI MONTESE. Consultado em 9 de julho de 2008 
  33. «Lei 9083 Considera Cidade Irmã de Fortaleza a cidade de Natal» (PDF). Diário Oficial do Município de Fortaleza. 1 de junho de 2006. Consultado em 9 de julho de 2008 
  34. «Praia gemina-se com Fortaleza no seu 150º aniversário». Embaixador de Cabo Verde em Brasília. 29 de abril de 2008. Consultado em 9 de julho de 2008 
  35. «Sister Cities International». Sister Cities International. 2008. Consultado em 9 de julho de 2008  Texto " Online Directory: Brazil, Americas " ignorado (ajuda)
  36. «O 1º Intercâmbio Econômico e Cultural Afro-Brasileiro possibilita negócios entre Senegal e Ceará». APRECE. 2006. Consultado em 9 de julho de 2008 
  37. «Contas Regionais 2009 - Ceará» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2011 
  38. «Página da revista Exame com indicadores de turismo do Ceará -». Consultado em 7 de Maio de 2007 
  39. «Slowing the Pace Along Brazil's Coast - Matéria em inglês no jornal New York Times publicada em 20 de fevereiro de 2005» 🔗 
  40. «Estrutura Empresarial 2005». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2008. Consultado em 16 de junho de 2008 
  41. «Estatísticas de controle da Cagece» 
  42. «Recife e Fortaleza, campeãs em número de favelas" Matéria do Jornal Diário do Nordeste do dia 3 de dezembro de 2006» 🔗 
  43. «Informações da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortalez» 
  44. «Informações do banco de dados da Defesa Civil» 
  45. Instituto Sangari (2010). «Mapa da Violência 2010» (PDF). Consultado em 3 de abril de 2010 
  46. «Fortaleza e Salvador aderem ao Pronasci». Agência Brasil. 22 de janeiro de 2008. Consultado em 16 de junho de 2008 
  47. «Estrutura para o turismo sexual». Jornal da Globo. 8 de março de 2006. Consultado em 16 de junho de 2008 
  48. «Fortaleza terá piloto contra exploração sexual de crianças e adolescentes». câmara dos Deputados. 5 novembro de 2007. Consultado em 16 de junho de 2008 
  49. a b c «Ensino - matrículas, docentes e rede escolar 2006». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2008. Consultado em 16 de junho de 2008 
  50. «Serviços de Saúde 2005». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 2008. Consultado em 16 de junho de 2008 
  51. «Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Fortaleza» 
  52. a b «Movimento nos Aeroportos». Infraero. 2008. Consultado em 7 de novembro de 2008 
  53. (PDF) http://www.infraero.gov.br/images/stories/Estatistica/2010/Dez.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  54. «Santo de casa faz milagre». Diário do Nordeste. 20 de abril de 2008. Consultado em 15 de outubro de 2008 
  55. «A Moda do Ceará». Vale Paraibano. 23 de novembro de 2003. Consultado em 15 de outubro de 2008 
  56. «Lei nº 8.796, de 2003.» 
  57. «Lei nº 3.347, de 1967.» 

  • ADERALDO, Mozart Soriano (1993). História Abreviada de Fortaleza e Crônicas sobre a cidade amada. Fortaleza: Edições UFC. ISBN 
  • AZEVEDO, Miguel Ângelo (2001). Cronologia Ilustrada de Fortaleza. Fortaleza: Programa editorial da Casa de José de Alencar. ISBN 
  • CHAVES, Gylmar; VELOSO, Patricia; CAPELO, Peregrina (Organizadores) (2006). Ah, Fortaleza!. Fortaleza: Terra da Luz Editorial. ISBN 85-88112-04-3 
  • CASTRO, José Liberal (1977). Fatores de Localização e de Expansão da Cidade de Fortaleza. Fortaleza: Editora UFC. ISBN 
  • ESCÓSSIA, Fernando Melo de (2000). Guia cultural: quatro vezes Fortaleza. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. ISBN 85-86375-61-6 
  • Instituto de Planejamento do Município (1998). Síntese Diagnóstica do Município. Fortaleza: Prefeitura Municipal. ISBN 
  • LOPES, Marciano (1988). Royal Briar: A Fortaleza dos anos 1940. Fortaleza: Gráfica Editora Tiprogresso. ISBN 
  • PONTE, Sebastião Rogério (1993). Fortaleza Belle Époque. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha/ Multigraf Editora LTDA. ISBN 
  • SILVA Filho, Antonio Luiz Macêdo e (2001). Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará. ISBN 
  • SOUZA, Simone de; NEVES, Frederico de Castro (organizadores) (2002). Fortaleza:História e Cotidiano — Comportamento. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. ISBN 85-7529-095-9 
  • SOUZA, Simone de; NEVES, Frederico de Castro (organizadores) (2002). Fortaleza:História e Cotidiano — Intelectuais. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. ISBN 85-7529-098-3 
  • SOUZA, Simone de; NEVES, Frederico de Castro (organizadores) (2002). Fortaleza:História e Cotidiano — Gênero. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. ISBN 85-7529-097-5 
  • SOUZA, Simone de; NEVES, Frederico de Castro (organizadores) (2002). Fortaleza:História e Cotidiano — Seca. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. ISBN 85-7529-096-7 
  • VIEIRA Jr., Antonio Otaviano (2005). Entre o futuro e o passado: Aspectos urbanos de Fortaleza (1799-1850). Fortaleza: Museu do Ceará. ISBN 85-88828-29-4 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Wikinotícias Categoria no Wikinotícias

Predefinição:Link FA