Saltar para o conteúdo

Porto Alegre: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 112: Linha 112:


Não é incomum a presença de "veranicos", que fazem a temperatura subir para 30 graus por alguns dias em pleno inverno. A média anual de [[chuva]] é de 1299 mm.
Não é incomum a presença de "veranicos", que fazem a temperatura subir para 30 graus por alguns dias em pleno inverno. A média anual de [[chuva]] é de 1299 mm.
Em tempos recentes, além de historicamente ser a segunda capital mais fria do Brasil na média anual, Porto Alegre vem confirmando a posição de capital brasileira com os invernos mais rigorosos. Segundo dados de julho de [[2009]] levantados pela [[Somar Meteorologia]], Porto Alegre registrou naquele mês uma média mensal mínima de 8,2°C e uma média mensal máxima de 16,8°C, registrando uma média mensal de 12,5°C.<ref>[http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/observados/PortoAlegre-RS/]</ref> Enquanto isso, [[Curitiba]], a capital mais fria do [[Brasil]] na média anual, no mesmo período registrou temperaturas mais elevadas, com uma média mensal mínima de 11,2°C e uma média mensal máxima de 21,6°C, registrando uma média mensal de 16,4°C.<ref>[http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/observados/Curitiba-PR/]</ref> Essa tendência se confirma desde meados da década de [[90]] até dados preliminares referentes ao mês de agosto de [[2009]].
Porto Alegre vem apresentando recentemente invernos rasoavelmente rigorosos. Segundo dados de julho de [[2009]] levantados pela [[Somar Meteorologia]], Porto Alegre registrou naquele mês uma média mensal mínima de 8,2°C e uma média mensal máxima de 16,8°C, registrando uma média mensal de 12,5°C.<ref>[http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/observados/PortoAlegre-RS/]</ref> Essa tendência se confirma desde meados da década de [[90]] até dados preliminares referentes ao mês de agosto de [[2009]].


{{Clima de Porto Alegre}}
{{Clima de Porto Alegre}}

Revisão das 12h43min de 23 de agosto de 2010

 Nota: Para Porto Alegre, veja Porto Alegre (desambiguação).
Porto Alegre
  Município do Brasil  
Da esquerda pra direita: Parque Farroupilha, Rio Guaíba, Cais Mauá, Usina do Gasômetro e o Monumento aos Açorianos com prédio do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul ao fundo.
Da esquerda pra direita: Parque Farroupilha, Rio Guaíba, Cais Mauá, Usina do Gasômetro e o Monumento aos Açorianos com prédio do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul ao fundo.
Da esquerda pra direita: Parque Farroupilha, Rio Guaíba, Cais Mauá, Usina do Gasômetro e o Monumento aos Açorianos com prédio do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul ao fundo.
Símbolos
Bandeira de Porto Alegre
Bandeira
Brasão de armas de Porto Alegre
Brasão de armas
Hino
Lema "Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre"
Gentílico porto-alegrense
Localização
Localização de Porto Alegre no Rio Grande do Sul
Localização de Porto Alegre no Rio Grande do Sul
Localização de Porto Alegre no Rio Grande do Sul
Porto Alegre está localizado em: Brasil
Porto Alegre
Localização de Porto Alegre no Brasil
Mapa
Mapa de Porto Alegre
Coordenadas 30° 01' 58" S 51° 13' 48" O
País Brasil
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Região metropolitana Porto Alegre
Municípios limítrofes Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Triunfo e Viamão.
Distância até a capital 2 027 km
História
Fundação 26 de março de 1772 (252 anos)
Administração
Prefeito(a) José Fortunati (PDT)
Características geográficas
Área total 496,827 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 1 436 123 hab.
Densidade 2 890,6 hab./km²
Clima subtropical (Cfa)
Altitude 10 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,865 muito alto
PIB (IBGE/2007 [3]) R$ 33 434 026 mil
 • Posição BR: 6º
PIB per capita (IBGE/2007 [3]) R$ 23 534,00

Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre e localiza-se junto ao rio Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília.

A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais portugueses açorianos, na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos. Também recebeu imigrantes árabes e poloneses.

Em 2001, a cidade apresentou o melhor índice de desenvolvimento humano e o terceiro melhor Índice de Condições de Vida (ICV), entre doze capitais brasileiras.[4] É também a capital da Região Sul com a maior renda per capita.

Em junho de 2009, dentre as seis principais regiões metropolitanas pesquisadas pelo IPEA, (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou o menor número de habitantes em condição pobreza (25,7%) e a menor desigualdade (concentração de renda): o índice de Gini ficou em 0,493. Na mesma época, segundo o IBGE, a Região Metropolitana de Porto Alegre também apresentou o menor índice de desemprego, dentre as seis regiões pesquisadas (5,8%).[5][6]

Porto Alegre é a maior região metropolitana do sul do Brasil, a quarta mais populosa do país, com 4.064.186 habitantes(IBGE/2009)[1], e a terceira mais rica, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade de Porto Alegre, com 1.436.123 residentes em 2009, foi a décima primeira cidade mais populosa do Brasil, segundo estimativas do IBGE.[1]

Em 2004, foi a única cidade brasileira incluída entre as 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo - segundo a consultoria britânica Jones Lang LaSalle.[7]

A capital gaúcha é também um importante polo educacional, atraindo estudantes não só da região Sul mas de outras regiões do Brasil e de países do Mercosul. Em 2008, a UFRGS foi incluída entre as 500 melhores universidades do mundo.[8]

Segundo a ICCA (International Congress and Convention Association), foi uma das cidades brasileiras que mais sediaram eventos internacionais em 2007.[9] Desde 2001, a cidade ganhou reconhecimento internacional ao sediar a primeira edição do Fórum Social Mundial, evento agora itinerante, que discute as questões sociais do mundo sob a perspectiva da esquerda política. Também nos anos de 2002, 2003, 2005 e 2010, o Fórum realizou-se em Porto Alegre.[10]

Foi escolhida como uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito em 31 de maio de 2009, em Nassau (Bahamas). Em virtude dos jogos, está prevista a realização de diversas obras, como a duplicação de avenidas e a ampliação do metrô.[11]

História

Ver artigo principal: História de Porto Alegre

As origens de Porto Alegre datam do período do Brasil Colônia, mais precisamente nas primeiras décadas do século XVIII. O primeiro nome dado à atual Porto Alegre foi o de Porto de Viamão.[12] Como ainda não existia um centro urbano, os estancieiros da região aproveitavam o Guaíba como meio de comunicação com Rio Grande e Rio Pardo. A região, na época conhecida como campos de Viamão, era um distrito de Laguna, em Santa Catarina. O porto, assim, era conhecido como Porto de Viamão.

Em 5 de novembro de 1740, a área foi concedida como sesmaria a Jerônimo de Ornelas, português nascido na ilha da Madeira e que já estava instalado ali desde 1732. Em decorrência, o porto passou a ser chamado de "Porto do Dorneles". De acordo com o historiador Walter Spalding, o porto propriamente dito ficava na foz de um pequeno riacho, onde atualmente está localizada a Ponte de Pedra do Largo dos Açorianos.

Nessa mesma época, o governo português incentivou a vinda de casais açorianos à região, com o intuito de resolver dois problemas: o primeiro era o superpovoamento das ilhas dos Açores, e o segundo era assentar a dominação portuguesa no sul do Brasil, região ameaçada pelas colônias espanholas do sul e oeste do continente sul-americano. Assim, em 1752 chegou a primeira leva de casais açorianos, que se instalaram no então Porto de Dorneles e serviram de ponto de apoio aos novos casais imigrantes que chegavam para se instalar em outras regiões do Rio Grande do Sul. Com essa leva de casais, o porto passou a ser conhecido como o "Porto dos Casais" e contava com cerca de 400 habitantes.

Em 1763, com a invasão espanhola da cidade de Rio Grande, então capital da recém criada Capitania de São Pedro do Rio Grande (ainda subalterna à Capitania do Rio de Janeiro), a sede do governo acabou por ser transferida para a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão (atual cidade de Viamão), adjacente ao Porto dos Casais. Em 26 de março de 1772, um edital eclesiástico dividiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão em duas, ficando esta como a data oficial de fundação, quando se tornou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.

Com o desenvolvimento do porto e sua posição estratégica à beira do rio Guaíba, o governador da época, José Marcelino de Figueiredo, resolveu transferir a capital de Viamão para Porto dos Casais, logo em 18 de janeiro do ano seguinte, trocando nessa ocasião o nome para Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. A antiga colônia açoriana, além de centro administrativo, virou área militar. Paliçadas de madeira foram construídas em torno da cidade, no lado oposto ao rio, nas proximidades do Hospital da Santa Casa (construído em 1803 e ainda em atividade atualmente). As estreitas ruas da Porto Alegre colonial foram projetadas como um labirinto, com nítido caráter defensivo.

Herrmann Wendroth: Porto Alegre vista das ilhas do Guaíba, 1852.
Antigo mercado público em meados do século XIX.

Em 19 de setembro de 1807, a capitania de São Pedro do Rio Grande foi elevada à condição de capitania-geral, desanexada do Rio de Janeiro e subalterna diretamente - como todas as outras - ao vice-rei do Brasil. Em 7 de outubro de 1809, uma provisão real, assinada pelo príncipe Dom João, autorizou a criação dos quatro primeiros municípios rio-grandenses: Porto Alegre, Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande. Nesse documento os quatro municípios foram classificados como vilas (embora Porto Alegre já tivesse sido assim classificada por alvará do próprio D. João, em 23 de agosto de 1808). A instalação oficial da vila ocorreu em 11 de dezembro de 1810, quando a Câmara Municipal lavrou o "auto de criação da Vila de Porto Alegre". E no dia 13 do mesmo mês foi lavrado o "auto de demarcação e declaração dos limites que ficaram pertencendo a Vila de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre". A partir dali ficaram subordinadas a Porto Alegre as freguesias de Viamão, Triunfo e Nossa Senhora dos Anjos da Aldeia (atual Gravataí).

Pela Carta de Lei, de 14 de novembro de 1821, o imperador D. Pedro I elevou Porto Alegre à categoria de cidade. Nessa época a população era de doze mil habitantes.

Em 1835 iniciou-se no Rio Grande do Sul uma das maiores guerras já travadas em território brasileiro, a Revolução Farroupilha. Mesmo fortificada, Porto Alegre foi invadida, sendo retomada no ano seguinte pelos Imperiais. A partir de então, a cidade sofreria três intermináveis cercos até o ano de 1838. Foi a resistência a esses cercos que fez D. Pedro II dar à cidade o título de "Mui Leal e Valerosa".

A guerra não impediu que fosse construído o primeiro Mercado Público, organizando o comércio nas áreas centrais. Apesar do inchaço populacional daqueles tempos, a malha urbana só voltaria a crescer em 1845, após o fim da revolução e da derrubada das muralhas que cercavam a cidade. A partir de então, chegaram os primeiros imigrantes alemães e italianos, ali instalando restaurantes, pensões, pequenas manufaturas, olarias, alambiques e diversos estabelecimentos comerciais.

No período de 1865 a 1870, a Guerra do Paraguai transformou a capital gaúcha na cidade mais próxima do teatro de operações. A cidade recebeu dinheiro do governo central, além de serviço telegráfico, novos estaleiros, quartéis, melhorias na área portuária, além da construção do primeiro andar do novo Mercado Público. Em 1872, as primeiras linhas de bonde entraram em circulação na cidade.

Em 1884 foi decretada a libertação de seus escravos, quatro anos antes da Lei Áurea. Entre o fim do século XIX e o início do século XX, quando a cidade já contava com cerca de setenta mil habitantes, intensas obras de melhoria foram realizadas - rede de energia elétrica, rede de esgotos, transporte elétrico, água encanada, hospitais, ambulância, telefonia - e instalaram-se as primeiras indústrias. Também surgiram as primeiras instituições de ensino superior do estado - as faculdades de Farmácia e Química, em 1895, de Engenharia, em 1896, de Medicina, em 1898, e de Direito, em 1900 - que dariam origem à atual UFRGS.

Geografia

Ver artigo principal: Geografia de Porto Alegre
Vista do Morro da Polícia.

A área do município de Porto Alegre é de 470,25 km² (Censo IBGE/2000). Destes, 44,45 km² estão distribuídos nas 16 ilhas do Guaíba sob jurisdição do município. Atualmente a cidade conta com 78 bairros.

Possui um relevo montanhoso na parte mais ao sul, onde se destaca o Morro Santana, com 311 metros de elevação acima do nível do mar. A cidade ainda possui 70 km de margens banhadas pelo Guaíba.

Clima

O clima é subtropical úmido, com verões quentes e invernos frescos (frios para os padrões brasileiros) e chuvosos (tipo Cfa, segundo Köppen).

A temperatura média em fevereiro é de 25 °C e em julho de 14 °C,[13] com as temperaturas recordes de 40,7°C em 1 de janeiro de 1943[14] e de - 4,0°C em julho de 1918.[15] A média anual é de aproximadamente 19,4 °C e a neve é muito rara, tendo sido observada em 1879, 1910, 1984,[16] 1994,[17] 2000[18] e em 2006.[19][20] As geadas ocorrem algumas vezes durante o ano.

Não é incomum a presença de "veranicos", que fazem a temperatura subir para 30 graus por alguns dias em pleno inverno. A média anual de chuva é de 1299 mm. Porto Alegre vem apresentando recentemente invernos rasoavelmente rigorosos. Segundo dados de julho de 2009 levantados pela Somar Meteorologia, Porto Alegre registrou naquele mês uma média mensal mínima de 8,2°C e uma média mensal máxima de 16,8°C, registrando uma média mensal de 12,5°C.[21] Essa tendência se confirma desde meados da década de 90 até dados preliminares referentes ao mês de agosto de 2009.


Dados climatológicos para Porto Alegre[nota 1]
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima recorde (°C) 40,7 40,6 38,9 36 33,4 31,6 32,9 35,2 38 38,4 39,8 40,3 40,7
Temperatura máxima média (°C) 31 30,5 29,2 26,4 22,6 20,3 19,7 21,8 22,8 25,2 27,7 30 25,6
Temperatura média compensada (°C) 25 24,7 23,5 20,7 17,2 14,8 14,1 15,7 17,2 19,7 21,7 24 19,9
Temperatura mínima média (°C) 20,7 20,7 19,5 16,8 13,6 11,3 10,4 11,6 13,3 15,7 17,2 19,4 15,9
Temperatura mínima recorde (°C) 10,1 11,9 9,6 4,5 2,3 −1,9 −1,1 −1,2 2,2 4,9 6,7 10 −1,9
Precipitação (mm) 120,7 110,8 103,3 114,4 112,8 130,4 163,5 120,1 147,8 153,2 105,5 112,1 1 494,6
Dias com precipitação (≥ 1 mm) 9 9 9 9 8 9 9 9 10 10 8 9 108
Umidade relativa compensada (%) 73 74,9 75,7 77,8 81,5 82,8 81,3 78,2 77,4 76 72,1 71,4 76,8
Horas de sol 237,6 206,9 206,5 167,1 144 119,1 133,7 150,1 149,6 176,2 223,7 238,5 2 153
Fonte: INMET (normal climatológica de 1991-2020;[23] recordes de temperatura: 1931-presente)[24][25]

Meio ambiente

Jardim Botânico de Porto Alegre.

Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do Brasil.[26] A cada habitante da cidade correspondem, aproximadamente, 17m² de área verde. Em 1976 foi criada em Porto Alegre a primeira secretaria do meio ambiente do Brasil.[27]

Existem programas de arborização e preservação das matas nativas. Muitas avenidas são arborizadas com tipos específicos de árvores, como por exemplo as paineiras da avenida Icaraí e os guapuruvus na avenida Teresópolis. As floradas adicionam beleza cênica à cidade. Também são frequentes os ipês, as timbaúvas, os jacarandás e os plátanos.

As encostas dos morros são preservadas, mas enfrentam problemas com loteamentos clandestinos e invasões. A cidade conta com três unidades de conservação ambiental: o Parque Estadual do Delta do Jacuí, a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger e o Parque Natural Municipal Morro do Osso.

Problemas ambientais

As grandes áreas verdes de Porto Alegre ajudam a amenizar seus problemas ambientais, mas a cidade apresenta problemas com resíduos e poluição, entre outros. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Folha de São Paulo, o nível de poluição na cidade é o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, sendo a segunda capital mais poluída do Brasil, atrás apenas de São Paulo.[28]

Alagamentos como o da avenida Goethe e regiões próximas se intensificaram com o aumento do asfaltamento da cidade, diminuindo a infiltração da água e aumentando o seu escoamento superficial. Para reverter esse problema de drenagem urbana, foi construído o Conduto Álvaro Chaves. Iniciada em maio de 2005, a obra teve seu término em 2008, diminuindo bastante os alagamentos.

Parques e outras áreas públicas

Espelho d'água do Parque Farroupilha.

Os parques mais frequentados pelos porto-alegrenses são o Parque Moinhos de Vento (ou Parcão), o Parque Farroupilha (ou Redenção) e o Parque Marinha do Brasil. Destaca-se também a Praia de Ipanema, localizada na zona sul da cidade.

Outras áreas públicas mais frequentadas são: Estância da Harmonia, Largo Glênio Peres, Morro do Osso, Morro Santa Teresa, Praça da Alfândega, Praça da Matriz, Parque Chico Mendes, Parque Mascarenhas de Moraes, Parque Maurício Sirotski Sobrinho, Praça da Encol e o Jardim Botânico de Porto Alegre.

Cidades vizinhas

A região metropolitana de Porto Alegre conta com mais de 30 cidades. Entre elas as principais são: Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha e Viamão. Elas estão ligadas a Porto Alegre através da rodovia BR-116, do Trensurb, da BR-290 (a freeway), da avenida Assis Brasil e da avenida Castelo Branco, formando uma grande conurbação.

Demografia

Ver artigo principal: Demografia de Porto Alegre

A capital conta com 1.430.220 habitantes, segundo estimativas do IBGE para 2008.[1] Tem em sua composição étnica 82% de brancos, descendentes de várias partes da Europa(principalmente alemães, italianos, poloneses, russos, além, é claro, portugueses e espanhóis, entre outros); 8% de mestiços, devido á miscigenação ocorrida entre brancos e negros (escravos) ou brancos e índios, entre negros e índios e até entre os três grupos; 8% de negros descendentes de ex-escravos; e uma minoria de asiáticos, inferior a 2%.

Segundo dados da ONU e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2001), Porto Alegre tem o "Melhor Índice de Desenvolvimento Humano" (IDH) entre as metrópoles nacionais.[29] No entanto, de acordo com a consultoria inglesa Jones Lang LaSalle, a cidade tem um terço dos habitantes vivendo em más condições habitacionais.[7] Além disso, apenas pouco mais de 25% do esgoto da cidade recebe tratamento,[30] e sua Região Metropolitana é a segunda pior no país no que se refere a saneamento básico - com índices semelhantes ao do nordeste brasileiro,[30] por exemplo.

Porto Alegre é a segunda capital brasileira com menor taxa de analfabetos no país (3,45%),[31] e onde a venda de livros é a maior entre as capitais.

O IDH de Porto Alegre é de 0,865, a 9ª melhor qualidade de vida do Brasil;[4] a longevidade na cidade é de 70,3 anos para os homens e de 78,6 anos para as mulheres, com uma média de 74,5. O índice de mortalidade infantil (mortes/mil nascimentos) é de 3,87.


Crescimento populacional
Censo Pop.
187243 998
189052 42119,1%
190073 67440,5%
1920179 263143,3%
1940272 23251,9%
1950394 15144,8%
1960641 17362,7%
1970903 17540,9%
19801 158 70928,3%
19911 263 2399,0%
20001 360 0337,7%
20101 409 3513,6%
20221 332 845−5,4%
Censos demográficos do
IBGE (1872-2022).[32][33]

Criminalidade

O crescimento populacional da cidade de Porto Alegre é acompanhado pelo crescimento da criminalidade. Nos últimos anos houve crescimento do número de roubos de carro na cidade. Porto Alegre é a cidade em que mais se roubam carros (proporcionalmente ao número da frota) no Brasil.[34] Para cada 100 mil carros, são roubados 113,83 mensalmente na cidade. Ao mesmo tempo em que o número de roubos de carros na cidade aumenta, o de furtos diminui. De 2003 até 2007, a média de furtos mensais diminuiu de 659 para 388.

Através da página Alerta Veículos é possível acompanhar as ocorrências de furto e roubo de veículos registradas nas últimas 72 horas na capital e em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Em 2007, dentre as 13 maiores capitais, Porto Alegre foi a campeã no aumento de homicídios de um ano para outro, com crescimento de 55,7%.[35] O crescimento da violência faz com que os porto-alegrenses invistam em equipamentos de segurança, como grades de proteção, presentes na maioria das casas e prédios da cidade.

A prefeitura vem instalando câmeras de segurança nas ruas, o que até agora não resultou em reduções significativas nos níveis de violência. Entretanto, essa ação é vista por parte da população como uma tentativa de compensar a escassez de policiais nas ruas.

Política

Prefeitos

Paço Municipal.
Monumento aos Açorianos com prédio do Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul ao fundo

Porto Alegre teve, de 1989 até 2004, apenas prefeitos do PT. Em 2005, José Fogaça, do PPS, foi o eleito.

Lista parcial de prefeitos eleitos de Porto Alegre

Câmara municipal

São dez os partidos políticos com representatividade na Câmara Municipal de Porto Alegre:

Cidades-irmãs

Cidades-irmãs é uma iniciativa do Núcleo das Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre, que busca a integração entre a cidade e demais municípios nacionais e estrangeiros.

A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações.

[36]

Subdivisões

Mapa dos Bairros de Porto Alegre

O primeiro bairro criado em Porto Alegre foi o Medianeira, através da Lei Municipal nº 1762, de 23 de julho de 1957. Somente a partir deste ano as demais áreas da cidade passaram a ter denominações próprias, pois, até então, a divisão era feita por "distritos". A primeira referência encontrada neste sentido data de 1º de dezembro de 1892, quando, pelo Ato n° 07, assinado pelo Intendente João Luiz de Faria, o município foi dividido em oito distritos e estes subdivididos em "comissariados".

Pela Lei Municipal n° 36, de 31 de agosto de 1925, foi autorizado o desmembramento do 8° e do 9° distritos. Em 1927, através do Decreto 115, houve uma retificação nos limites do Município e a divisão do território passou a ser feita por zonas (urbana, suburbana e rural) e distritos, além de ser criada uma subdivisão por seções.

Os distritos criados eram nove, subdivididos em até quatro seções cada um. Em 1940, através do Decreto-lei n° 25, foram delimitadas, novamente, as três zonas e os distritos. No texto do decreto são mencionados apenas três distritos (Distrito da Cidade, Distrito de Belém Novo e Distrito da Pintada). Este tipo de divisão foi mantido até quase o final da década de 1950, quando começaram a ser criados os bairros.

A primeira lei surgiu em 1957 e, posteriormente, em 1959, através da Lei 2022, além da delimitação do Centro, foram criados outros 58 bairros.

A cidade ainda conta com uma divisão não-oficial administrativa, utilizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação, para a organização das linhas de ônibus da cidade. A zona norte, onde opera o consórcio Conorte de transporte, a zona sul, onde opera o consórcio STS, e a zona leste, onde opera o consórcio Unibus.

Ainda existem algumas áreas do território sem denominação oficial (zona indefinida) e que são conhecidas por "apelidos", como é caso do Morro Santana, Passo das Pedras, Chapéu do Sol e Aberta dos Morros. Atualmente a cidade conta com 78 bairros oficiais. Os cinco mais populosos e suas respectivas áreas, segundo dados do Censo do IBGE de 2000, são:

Economia

O Mercado Público de Porto Alegre é um dos prédios históricos da cidade.
Shopping Iguatemi Porto Alegre.
Usina do Gasômetro, localizada às margens do Lago Guaíba.

Segundo dados do IBGE/2007, o PIB de Porto Alegre é de R$33.434.026 mil e seu PIB per capita R$ 23.534,00.

Segundo a consultoria britânica Jones Lang LaSalle (2004), Porto Alegre está em segundo lugar em produção rural e industrial entre as cidades brasileiras.

O turismo não é uma área muito aproveitada para a economia da cidade. Muito tem sido discutido sobre a revitalização do Cais do Porto, que incentivaria o turismo na região.

Setor terciário

A cidade conta com diversos shopping centers e lojas. No centro se encontra o Mercado Público, histórico prédio de Porto Alegre. No verão ocorre a maior liquidação da cidade, o Liquida Porto Alegre, consagrado como o maior evento comercial da Região Metropolitana. Para muitas lojas, a liquidação representa o segundo melhor período de vendas, superado apenas pelo Natal.

As ruas Padre Chagas e Fernando Gomes, também conhecidas como Calçada da Fama, estão localizadas no bairro Moinhos de Vento e possuem diversos bares, cafés, restaurantes e casas noturnas, sendo duas das mais famosas ruas da noite porto-alegrense. Além delas, a rua Lima e Silva, no bairro Cidade Baixa, também é conhecida por seus bares, restaurantes e casas noturnas, de estilo mais alternativo.

Turismo

Ver artigo principal: Turismo em Porto Alegre

Porto Alegre é a sexta porta de entrada de visitantes estrangeiros no país.[39] Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a estátua do Laçador (na entrada da cidade) e a Usina do Gasômetro. O pôr-do-sol do Guaíba também é outro ponto de destaque turístico de Porto Alegre.

Os parques mais frequentados são o Parque Moinhos de Vento, o Parque Farroupilha (da Redenção) e o Parque Marinha do Brasil.

Estão em construção, atualmente, novos centros de cultura, como o Multipalco, anexo ao Theatro São Pedro, que será um dos maiores complexos culturais do Brasil. Ainda estão em construção, ou por iniciar, o novo Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, o Centro Cultural da Caixa Econômica Federal e a Cinemateca Capitólio. Todos esses empreendimentos em andamento, somados aos já existentes, consolidam Porto Alegre como o terceiro polo cultural do país.

Atualmente a prefeitura de Porto Alegre vem investindo na Linha Turismo: uma linha de ônibus especial que tem como itinerário os principais pontos turísticos da cidade. Em funcionamento desde janeiro de 2003, já teve mais de 180 mil visitantes. O ônibus da linha possui dois andares, sendo o superior aberto. O passeio dura cerca de 80 minutos, tem 28 km de extensão e conta com guia especializado e sistema de áudio em três línguas, português, inglês e espanhol. Mais informações podem ser encontradas na página da Linha Turismo.

Porto Alegre também pode ser apreciada do lago Guaíba, através de passeios nos barcos Cisne Branco, Noiva do Caí e outros. Saindo de diferentes lugares e com diferentes trajetos, os barcos oferecem uma vista pouco usual da cidade.

Sendo um dos principais centros de negócios do Mercosul, Porto Alegre atrai eventos e congressos, trazendo à cidade milhares de turistas. Possui dezenas de centros de convenções, destacando-se o da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS), localizado na zona norte, e que possui um teatro e modernas instalações para convenções e exposições; o Centro de Eventos da PUC; e o Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

A rede hoteleira porto-alegrense é de boa qualidade [40] e, nos últimos anos, novos hotéis de importantes cadeias nacionais e internacionais têm se instalado na cidade.

Vista panorâmica do Rio Guaíba em Ipanema.

Infraestrutura

Transporte

Ver artigo principal: Transporte em Porto Alegre

Porto Alegre não enfrenta muitos problemas com o transporte. Entretanto, o transporte nas ruas e avenidas da cidade vem demonstrando sinais de saturação durante a última década. Apesar das diversas mudanças de tráfego já realizadas, os engarrafamentos ainda são constantes nas principais avenidas da cidade durante os horários de pico. A EPTC é a empresa que planeja e fiscaliza as atividades relacionadas ao trânsito e aos transportes de Porto Alegre.

Um dos ônibus da frota da Carris

Porto Alegre possui uma frota urbana com cerca de um veículo para cada 2,1 habitantes, assim distribuídos: 574.333 automóveis, 74.930 motocicletas, 17.168 caminhões e 6.193 ônibus, totalizando 672.624 veículos.

A ponte do Guaíba, que liga a capital à região sul do Estado, é um dos cartões-postais de Porto Alegre. As principais vias arteriais do trânsito urbano da cidade são a Avenida Ipiranga, Avenida Farrapos, Avenida Protásio Alves, Avenida João Pessoa, Avenida Bento Gonçalves, Avenida Sertório, Avenida Independência, Avenida Assis Brasil, Avenida Loureiro da Silva (Primeira Perimetral), Segunda Perimetral, Terceira Perimetral e Avenida Borges de Medeiros.

O transporte público de Porto Alegre é baseado em ônibus, uma linha de transporte suburbano com seis estações na área territorial do município, táxis e lotações. A empresa Carris é a maior empresa de transporte coletivo de ônibus da cidade. A Estação Rodoviária de Porto Alegre recebe milhares de viajantes diariamente. A Trensurb é a empresa que administra o trem suburbano que liga Porto Alegre a quatro cidades vizinhas.

A cidade conta com o Aeroporto Salgado Filho, o maior e mais movimentado do Sul do país. Localizado na zona norte da capital gaúcha, recebe aviões de todo o país e também, regularmente, voos internacionais. Em 2001, o aeroporto passou por uma reforma na qual foi construído um ambiente aeroportuário diferente do de antes. O aeroporto recebe passageiros de várias partes do país em direção a Buenos Aires, Santiago, Rosário, Córdoba e Montevidéu.

Na margem leste do lago Guaíba, está situado o porto de Porto Alegre. Sua posição geográfica possibilita um tráfego permanente entre Porto Alegre e Buenos Aires, transportando produtos siderúrgicos e principalmente produtos agrícolas.

Educação

Ver artigo principal: Educação em Porto Alegre
Entrada do Colégio Júlio de Castilhos, um dos mais tradicionais da cidade.

Porto Alegre conta com 93 escolas públicas municipais,[41] sendo 39 delas de ensino infantil,[42] 51 de ensino fundamental (sendo quatro delas de educação especial),[43] duas de ensino médio [44] e uma de ensino básico; e 258 escolas públicas estaduais,[45] além de 4 escolas públicas federais. A cidade conta com algumas dezenas de escolas particulares, sendo que grande parte delas pertencem a congregações religiosas católicas.

No ensino médio, Porto Alegre possui uma escola entre as melhores instituições do Brasil: no ENEM 2007, o Colégio Militar de Porto Alegre ficou em 14º lugar entre as escolas públicas.[46]

Frequentados por grande parte dos alunos que participam de concursos vestibulares concorridos, como os das faculdades federais do estado, os cursos pré-vestibulares vêm apresentando uma grande expansão na cidade ultimamente.

Porto Alegre conta com diversas faculdades e algumas universidades. A cidade possui duas universidades federais: a UFCSPA e a UFRGS, respectivamente segunda e quinta colocadas no ranking do Índice Geral de Cursos das Instituições (IGC), e uma estadual, a UERGS. A maior universidade privada de Porto Alegre é a PUCRS, que também é a maior universidade privada do Sul do país.

Saúde

Dois hospitais do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, hospitais de ensino da UFCSPA.

A cidade tem [47] 35 hospitais, 883 clínicas, 204 consultórios, 19 laboratórios de análises patológicas, 41 laboratórios de análises clínicas, num total de 1.182 estabelecimentos voltados aos serviços de saúde. O total de leitos hospitalares em Porto Alegre é 7.906, sendo 5.816 ocupados pelo SUS.

Porto Alegre conta com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é o hospital de ensino da faculdade de medicina da UFRGS, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, hospital de ensino da UFCSPA e o Hospital São Lucas, hospital de ensino da PUCRS. Como hospitais privados, são referência o Hospital Moinhos de Vento e o Hospital Mãe de Deus. O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre é referência no atendimento das urgências e emergências traumatológicas.

Água e energia

O abastecimento de água na cidade é realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). A distribuição de energia elétrica é realizada pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), com a transmissão da Eletrosul.

Mídia

Os jornais de maior circulação em Porto Alegre são Zero Hora, Correio do Povo, O Sul, Diário Gaúcho e Jornal do Comércio.

Existem diversas rádios em Porto Alegre.

Os canais com maior audiência na cidade são a RBS TV (afiliada à Rede Globo), a Bandeirantes, o SBT e a Rede Record, panorama parecido com o de várias cidades do país.

Cultura

Ver artigo principal: Cultura de Porto Alegre
Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

A cidade possui muitos museus, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e a Fundação Iberê Camargo.

Porto Alegre é uma cidade muito bem servida de cinemas, considerando o número de salas por habitante, apesar de os grandes cinemas de rua de Porto Alegre terem quase todos desaparecido. A cidade conta, atualmente, com 71 salas de cinema, localizadas principalmente em shopping centers, com destaque ao Bourbon Shopping Country, BarraShopping Sul e ao Bourbon Shopping Ipiranga, com oito salas cada um. No mês de dezembro/2008, a cidade ganhou 6 novas salas, no Shopping Center Iguatemi, pertencentes a rede GNC. Com esta inauguração, houve a consolidação da cidade como 3ª melhor servida em salas de cinema por habitante (atrás apenas de Vitória, ES e Florianópolis, SC).

Música

Música popular

Muitas bandas de Porto Alegre já tiveram grande projeção nacional, como Engenheiros do Hawaii, Cachorro Grande, Fresno, Nenhum de Nós, Cascavelletes, Os Replicantes e Papas da Língua, entre outras.

Destaques individuais porto-alegrenses na música popular são Adriana Calcanhoto, Elis Regina, Júpiter Maçã, Lupicínio Rodrigues e Renato Borghetti, entre outros.

Porto Alegre é conhecida como polo no cenário brasileiro de rock. Festivais como GIG Rock vêm ajudando na promoção de bandas da cena alternativa local e nacional.[48]

Música erudita

Existe na cidade um bom público para a música erudita, apreciador de vários gêneros e estilos, e que possibilita a existência na cidade de duas orquestras sinfônicas com coros sinfônicos associados - a OSPA, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e a Orquestra Filarmônica da PUCRS - além de uma orquestra de câmara estável, a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, e diversos outros grupos vocais e instrumentais e músicos solistas. Dentre esses se destacou o Conjunto de Câmara de Porto Alegre, dedicado à música medieval, de atuação marcante mas infelizmente há pouco dissolvido; mas o camerismo se mantém em alto nível através de outros grupos, como o Trio de Madeiras de Porto Alegre e o vanguardista Faskner. Solistas como Olinda Alessandrini, Augusto Maurer, Luciane Cuervo e Cristina Caparelli, e as cantoras Lúcia Passos e Ângela Diehl são também justamente apreciados pela comunidade em aparições frequentes.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

A continuidade da vida musical erudita em Porto Alegre é garantida ainda pela atividade da Escola de Música do Instituto de Artes da UFRGS, da Escola de Música da OSPA, de diversos conservatórios e escolas privados e inúmeros professores independentes de mérito, sem contar os estabelecimentos de ensino particular que oferecem aulas de iniciação musical. Especialmente a Escola de Música da UFRGS, com seus cursos de graduação e pós-graduação, tem sido historicamente um dos mais importantes centros de formação de instrumentistas e compositores que atuaram na cidade e mesmo desenvolveram carreiras internacionais. Ali ensinaram ou ensinam, ou passaram por suas classes músicos importantes como Esther Scliar, Hubertus Hofmann, Radamés Gnatalli, Celso Loureiro Chaves, Bruno Kiefer, Armando Albuquerque e Tasso Corrêa. Junto à PUC é notável a atuação do maestro e compositor Frederico Gerling Junior.

O mercado fonográfico começa a dar atenção ao movimento erudito local, incluindo a composição contemporânea, e há pelo menos uma gravadora sediada em Porto Alegre com apreciável catálogo de intérpretes e compositores locais, com repertório antigo e contemporâneo.[49] Há um programa variado de concertos em diversos teatros e centros culturais da capital, apresentações de óperas e bailados não são raras, e concertos sinfônicos em logradouros públicos atraem considerável assistência. Pelo Theatro São Pedro já passaram nomes como Arthur Rubinstein, Magda Tagliaferro, Heitor Villa Lobos e Bidu Sayão, com a OSPA já atuaram estrelas como Friedrich Gulda, Pierre Fournier, Kurt Redel, Montserrat Caballé, Luciano Pavarotti e Nelson Freire, e orquestras estrangeiras já incluem a cidade em suas excursões.

Arquitetura

Ver artigo principal: Arquitetura de Porto Alegre
Santander Cultural.

A cidade de Porto Alegre é um grande museu arquitetônico a céu aberto, onde são encontrados exemplares dos diferentes estilos em voga dos últimos dois séculos, concentrados principalmente no centro da cidade. Pelas ruas centrais podem ser vistos prédios históricos como a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, a Cúria Metropolitana de Porto Alegre, o Palácio Piratini e o Theatro São Pedro, dividindo espaço com a arquitetura moderna do Palácio Farroupilha, onde funciona a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A influência da arquitetura alemã é muito expressiva na cidade, e pode ser constatada nas obras de José Lutzenberger, que imigrou para o Rio Grande do Sul em 1920, e é o autor dos projetos dos prédios do Instituto Pão dos Pobres, da Igreja São José e do Palácio do Comércio; e de Theodor Wiederspahn, que imigrou em 1908, e foi o responsável pelo prédio da Delegacia Fiscal (atual MARGS), dos Correios e Telégrafos (atual Memorial do Rio Grande do Sul), do Banco da Província (atual Santander Cultural), do Hotel Majestic (atual Casa de Cultura Mario Quintana), do Edifício Chaves, do Cine Guarany, da antiga Cervejaria Bopp (depois, Cervejaria Brahma), da Central Telefônica Ganzo, do Edifício Ely (atual Tumelero), da Faculdade de Medicina da UFRGS, do Bier e Ulmann, do Moinho Chaves e do Hospital Moinhos de Vento, entre e outros, todos localizados na zona central.

Esportes

Ver artigo principal: Esportes em Porto Alegre
Estádio Olímpico Monumental.

A cidade se destaca em diversos esportes como o futebol, ginástica olímpica, natação, basquete, tênis, judô, faustebol, esportes à vela, corrida, entre outros.

O futebol é uma grande paixão dos porto-alegrenses. Há uma grande rivalidade entre dois times de futebol em especial, que são o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, fundado em 1903 e o Sport Club Internacional, fundado em 1909. Geralmente o Campeonato Gaúcho de Futebol é vencido por um desses dois times. O confronto entre as duas equipes é conhecido como clássico Grenal.

Na ginástica olímpica, destaca-se Daiane dos Santos, a mais famosa ginasta do Brasil. A ex-atleta do Grêmio Náutico União foi a primeira brasileira a conquistar a medalha de ouro nos mundiais.

No judô, João Derly, atleta da SOGIPA, tornou-se celebridade quando se tornou o primeiro atleta brasileiro da modalidade a conquistar uma medalha de ouro em um campeonato mundial da categoria principal (sênior). Além disso, Tiago Camilo e Mayra Aguiar, ambos judocas, também treinam no clube porto-alegrense. Em 2007, João Derly e Tiago Camilo foram campeões mundiais e, com isso, o clube de Porto Alegre tornou-se a única agremiação brasileira tricampeã do mundo.

Anualmente ocorre a Maratona Internacional de Porto Alegre, a maior e mais tradicional prova do segmento no Rio Grande do Sul.

Clubes

A cidade conta com muitos clubes ricos em áreas para prática de esportes de competição, além da atividade social. Os mais conhecidos, entre outros, são:

Restaurantes

Com uma rede de restaurantes de ótima qualidade, Porto Alegre oferece opções para todos os gostos e estilos: culinária alemã, árabe, brasileira, chinesa, espanhola, francesa, indiana, italiana, japonesa, mexicana, polonesa, portuguesa, tailandesa e vegetariana, entre outras, além da culinária típica gaúcha.

Casas noturnas

Pepsi arena.

Entre as diversas casas noturnas de Porto Alegre, destacam-se a microcervejaria Dado Bier (localizada no interior do shopping Bourbon Country), o Opinião (casa de shows e espetáculos), o Manara (tradicional casa frequentada por universitários), o Strike 410 (casa que conta como diferencial suas pistas de boliche) e o Dublin Irish Pub (pub típico irlandês localizado na "Calçada da Fama", com música ao vivo e às vezes presença de famosos que vão a Porto Alegre), a famosa rua Lima e Silva, com seus muitos bares, restaurantes e pubs de todos os tipos. Entre as opções porto-alegrenses mais alternativas há casas noturnas como a NEO, o Cabaret do Beco, o Porão do Beco (ambos situados na Avenida Independência), Garagem Hermética e o histórico e consagrado Bambus.

Eventos

Porto Alegre possui uma série de eventos e atividades culturais. Além da programação tradicional, há grandes eventos que marcam a passagem do tempo com um calendário peculiar.

No verão, Porto Alegre oferece anualmente para seus habitantes o Porto Verão Alegre, um circuito de peças teatrais, dança, artes plásticas e música. A Festa de Navegantes em Porto Alegre, que acontece no dia 2 de fevereiro, é a maior festa religiosa e homenageia Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da cidade. No início de abril ocorre o Fórum da Liberdade, organizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE). É um dos maiores eventos de debate de ideias das Américas. Em maio já ocorreu por duas vezes a Globaltech, a maior feira de ciências e tecnologia da América Latina, na qual as maiores universidades do estado e do país se encontram para discutir o futuro. Geralmente no 1º semestre ocorre o Fórum Internacional de Software Livre, um dos maiores eventos do mundo sobre software livre. O FISL reúne palestras, debates e os melhores profissionais da área.

Em setembro, ocorre na Estância da Harmonia, localizada no Parque Maurício Sirotski Sobrinho, o Acampamento Farroupilha, onde centenas de piquetes montam suas barracas e fazem os seus churrascos, para festejar a Revolução Farroupilha. Na área cultural, esse mês é marcado pelo Porto Alegre em Cena, festival de grandes proporções que reúne apresentações de teatro, dança e música de artistas e grupos convidados de todo o mundo. Em outubro ocorre a Feira do Livro, a maior feira de livros a céu aberto da América, visitada por quase dois milhões de pessoas.[50][51] A primeira edição da Feira foi em 1955, a primeira do Brasil.

A cada dois anos, em geral no período que compreende outubro a dezembro, Porto Alegre sedia a Bienal do Mercosul, evento artístico-cultural de grande porte e de grande atração turística. Também ocorre na cidade a "Corrida para Vencer o Diabetes", promovida pelo Instituto da Criança com Diabetes. Trata-se de uma corrida solidária na qual se arrecadam fundos para o instituto, que promove tratamento e assistência a crianças e adolescentes com diabetes.

A Feira do Livro de Porto Alegre ocorre anualmente na Praça da Alfândega.

Eventos já realizados na cidade

Porto Alegre já realizou alguns eventos de repercussão mundial. A Copa do Mundo de Futebol de 1950 teve dois jogos realizados no Estádio dos Eucaliptos, do Internacional. Porto Alegre também foi sede da Universíada de Verão de 1963.[52] Os jogos, que ocorrem a cada dois anos, tiveram como local de abertura e encerramento o estádio Olímpico. Nos verões de 2001, 2002, 2003[53] e 2005[54] a cidade foi sede do Fórum Social Mundial, reunindo em cada uma das duas últimas edições mais de 100 mil pessoas de mais de 100 países para discussões, debates e mobilização. Durante a última edição foi produzido o Consenso de Porto Alegre, onde os intelectuais de esquerda que compuseram boa parte do evento entraram num consenso quanto a medidas globais a serem tomadas urgentemente.

Referências

  1. a b c d «Estimativas da população para o Brasil em 2008» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 5 de setembro de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 20080&nbsp  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2006». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 09 de janeiro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. a b Pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sobre condições de vida e desenvolvimento humano
  5. IPEA: Desigualdade e pobreza continuaram caindo no Brasil mesmo com crise. O estudo analisou a evolução dos índices de desigualdade e pobreza no Brasil em seis regiões metropolitanas. O Imparcial Online, 04 de agosto de 2009
  6. Grande BH tem menor taxa de desemprego em julho desde 2002 por Flávia Denise de Magalhães. Portal Uai, 20 de agosto de 2009.
  7. a b «Consultoria coloca Porto Alegre entre as 24 "cidades do futuro" no mundo»  Folha Online, 11 de agosto de 2004.
  8. UFRGS entre as melhores universidades do mundo. Zero Hora, 14 de agosto de 2008. N°15695.
  9. Oito Cidades brasileiras na lista das que mais recebem eventos no mundo.
  10. [1]
  11. Porto Alegre é escolhida para receber jogos da Copa de 2014.
  12. Poasite: História de Porto Alegre
  13. The Weather Channel
  14. Metsul Meteorologia
  15. Metsul Meteorologia
  16. Metsul Meteorologia - 24 de agosto de 1984
  17. Metsul Meteorologia
  18. Climatologia Urbana de São Leopoldo
  19. Notícias do portal Terra - 4 de setembro de 2006, 14h03
  20. Metsul Meteorologia (com foto)
  21. [2]
  22. SIQUEIRA, Manuela Rolim (27 de dezembro de 2022). «Porto Alegre (RS) ganha nova estação meteorológica automática». INMET. Consultado em 29 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 29 de dezembro de 2022 
  23. INMET. Normais climatológicas do Brasil. Acesso em 23 mar. 2022.
  24. INMET. Normais Climatológicas do Brasil (1931-1960). 2 ed. Rio de Janeiro, 1979. Acesso em 24 jul. 2020.
  25. INMET. Banco de dados meteorológicos. Acesso em 23 mar. 2022.
  26. Site Terra - Notícias e meio ambiente (21 de setembro de 2007)
  27. História da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre
  28. Porto Alegre é a segunda capital mais poluída do Brasil
  29. Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural
  30. a b «Saneamento é precário na Região Metropolitana» 
  31. O estado de São Paulo online - 20 de junho de 2007
  32. «Tabela 1287 - População dos municípios das capitais e Percentual da população dos municípios das capitais em relação aos das unidades da federação nos Censos Demográficos». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  33. «Tabela 4714 - População Residente, Área territorial e Densidade demográfica». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 9 de dezembro de 2022 
  34. Costa, José Luis (1º de Julho de 2007). A capital do roubo de carros. Zero Hora, p. 4.
  35. http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_ultimas.php&intIdUltimaNoticia=55738
  36. a b «Partners cities from Paris». Porto Alegre, RS. Consultado em 19 de julho de 2009 
  37. Porto Alegre não aparece na lista de cidades-irmãs de Austin
  38. Comprovação de que Austin é cidade-irmã de Porto Alegre
  39. Boat Show
  40. Atlas sócio-econômico
  41. Página da Prefeitura de Porto Alegre - 3/3/2006 e Revista Educação - Edição 101
  42. Nos bairros - Lista das escolas municipais de educação infantil de Porto Alegre - 19 de junho de 2007
  43. Nos bairros - Lista das escolas municipais de ensino fundamental de Porto Alegre - 19 de junho de 2007
  44. Nos bairros - Lista das escolas municipais de ensino médio de Porto Alegre - 19 de junho de 2007
  45. Secretaria da Educação do RS
  46. http://educacao.uol.com.br/enem/20-melhores-publicas-brasil.htm
  47. «Porto Alegre é reconhecida por ser referência científica em saúde». Consultado em 1 de julho de 2007 
  48. http://www.beco203.com.br/views/gig.php
  49. [3]
  50. O Globo online
  51. Página do Ministério da Cultura do Brasil
  52. Página do Universia Brasil
  53. Página da prefeitura de Porto Alegre
  54. Página do Fórum Social Mundial

Bibliográficas

  • BRUM, Rosemary Fritsch. Uma cidade que se conta. Imigrantes italianos e narrativas no espaço social da cidade de Porto Alegre nos anos 1920-30. São Luis/MA: EDUFMA, 2009, 432p [4]
  • BRUM, Rosemary Fritsch. Caderno de Pesquisa: notícias de imigrantes italianos em Porto Alegre, entre 1911 e 1937. São Luis/MA: EDUFMA, 2009, 551 p.

Ver também

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons

Predefinição:Wikitravel


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente