Lista de bairros de Sobral (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Todos os bairros[editar | editar código-fonte]

Atualmente a cidade de Sobral está dividida em 64 bairros. São eles: Alto da Brasília, Alto do Cristo, Bairro da Santa Casa, Bairro das Nações, Betânia, Boa Vizinhança I, Boa Vizinhança II, Cachoeiro, Campo dos Velhos, Centro, Cohab I, Cohab II, Cohab III, Colina da Boa vista, Coração de Jesus, Derby Club, Distrito Industrial, Dom José I, Dom José II, Domingos Olimpio, Dom Expedito, Dr. José Euclides Ferreira Gomes (Terrenos Novos),Dr. José Euclides Ferreira Gomes II, Dr. Juvêncio de Andrade, Edmundo Coelho Neto, Expectativa, Granville Residence, Gerardo Cristino de Menezes, Jardim, Jatobá, Jatobá Residence, Jerônimo de Medeiros Prado, Juazeiro, Junco, Monsenhor Aloísio Pinto, Morada do Planalto, Morada dos Ventos I, Mucambinho, Nossa Senhora de Fátima, Nova Colina, Nova Januária, Novo Recanto, Padre Ibiapina, Padre Palhano, Paraíso das Flores, Parque Alvorada, Parque Boa vista, Parque Santa Clara, Parque Santo Antonio, Parque Silvana I, Parque Silvana II, Pedrinhas, Pedro Mendes Carneiro, Pintor Lemos, Recanto I, Recanto II, Renato Parente, Residencial Meruoca, Ressurreição, Rosário de Fátima, Sem Terra, Sumaré, Tamarindo, Várzea Grande e a Vila União.

Mais populosos[editar | editar código-fonte]

# Bairro Região Estimativa de População
Cidade Doutor José Euclides Junco 32.000 mil habitantes
Centro Centro 20.000 mil habitantes
Sumaré Santa Casa 17.000 mil habitantes
Sinhá Sabóia Sinhá Sabóia 14.000 mil habitantes
Junco Junco 12.000 mil habitantes
Alto da Brasila Grendene 8.500 mil habitantes
Alto do Cristo Centro 8.300 mil habitantes
Dom José Santa Casa 8.000 mil habitantes
Cohab II Sinhá Sabóia 6.500 mil habitantes
- Campos dos Velhos Coração de Jesus 6.500 mil habitantes
- Alto da Expectativa Grendene 6.500 mil habitantes
12° Dom Expedito Centro 6.200 mil habitantes
13° Domingos Olímpio Junco 6.000 mil habitantes
14° Coração de Jesus Coração de Jesus 5.800 mil habitantes
15° Pedrinhas Derby Clube 4.400 mil habitantes
16° Padre Ibiapina Santa Casa/Junco 4.000 mil habitantes
17° Cohab I Sinhá Sabóia 3.900 mil habitantes
18° Parque Santo Antônio(Sem Terra) Sinhá Sabóia 3.500 mil habitantes
19° Cohab III Junco 3.300 mil habitantes
20° Jatobá Sinhá Sabóia 3.200 mil habitantes

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Zona Norte[editar | editar código-fonte]

Cidade Doutor José Euclides ou comumente chamado de, Terrenos Novos, é um bairro de SobralCeará que em seu nome homenageia o pai do Governador Cid Gomes.Criado pela Lei Municipal N° 013/82 de 1 de dezembro de 1982, o bairro é hoje o mais populoso do Município de Sobral. Conta com uma população estimada em mais de 30 mil habitantes e tem um aquecido comércio local, que abrange de tudo, desde simples mercearias de gêneros alimentícios a serviços de farmácia, lojas, depósitos de construção e escritório de contabilidade.

O Centro é sem duvida o bairro mais rico da cidade,porém, vem sendo desvalorizado pelas as empresas não só por conta da grande concorrência,mais também pelo fato dos outros bairros estarem crescendo e atraindo os empreendedores,mas o desenvolvimento não para apesar de não haver espaço para crescer o bairro ainda se desenvolve e mantem por enquanto sua posição.

Zona Sul[editar | editar código-fonte]

O bairro Dom Expedito se encaminha para ser o maior corredor comercial da cidade,superando o Centro.O bairro tem uma boa localização entre a ponte Othon de Alencar e José Euclides e espaço enorme que está sendo muito valorizado e cobiçado por empresas,que já entraram em ação tais como Faculdades INTA,Grupo North Shopping,FLF(Faculdade Luciano Feijão),Assaí,Posto Flash,Cameron S/A entre outras empresas,o bairro já entre os mais ricos,tem um futuro promissor,se tornar centro ou se juntar ao mesmo.O Sinhá Sabóia é o segundo mais rico da cidade,com alta concentração de lojas e população,o bairro até parece um centro comercial,o que atrai vários empresários de grandes e pequenas empresas.

Como seus vizinhos Sinhá Sabóia e o Dom Expedito,o Distrito Industrial(localizado entre a ponte do "Pintinho" e a José Euclides) é o maior bairro da cidade no quesito território, por isso está entre as prioridades do município faze-lo crescer como fizeram com Junco,que junto a Distrito tem um área quase do tamanho da sede,por isso ele se institui como um bairro projetado para ser um dos maiores.Várzea Grande(conhecido como Marrecas) já foi distrito,porem,por conta do seu desenvolvimento rumo sede,foi decidido que ele passaria a ser um bairro,o que já era desejado pela a população local(estimada em 400 moradores),apesar de ser pequeno,o bairro deu um salto enorme no desenvolvimento quando deixou de ser distrito e se integrou a sede.

[1]

[2]

  1. http://www.brasilsabido.com.br/populacao/sobral-ce-4379.html
  2. pt.wikipédia.org/Sobral_(Ceará)