Geografia da República Popular da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Fevereiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Geografia física da República Popular da China

Mapa da República Popular da China

Continente Ásia
Região Ásia Oriental
Coordenadas geográficas
Área  
 - Ranking 3º maior
 - Total 9596961 km²
 - Terra 9569901 km²
 - Água 27060 km²
Fronteiras  
 - Total 22117 km
 - Países vizinhos Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Coreia do Norte, Índia, Laos, Myanmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Vietnã.
Linha costeira
Reivindicações marítimas  
 - Mar territorial nm
 - Zona contígua nm
 - Zona econômica exclusiva nm
 - Plataforma continental nm
Extremos de elevação  
 - Ponto mais alto Monte Evereste: 8.848 m
 - Ponto mais baixo Depressão de Turfan: -154 m
Relevo
Clima
Recursos naturais
Uso da terra  
 - Terra arável
 - Cultivos permanentes
 - Outros
Terra irrigada
Perigos naturais
Problemas ecológicos

Com uma área de aproximadamente 9 600 000 km², a República Popular da China é o terceiro maior país do mundo, tendo uma linha fronteiriça de cerca de 26 000 km. O território chinês no seu conjunto forma uma escadaria colossal que em patamares vem descendo desde os pontos mais altos do Tibete até ao oceano Pacífico. Junto à costa há mais de 3000 ilhas.

A extensão total da fronteira da China com as nações vizinhas totaliza 22117 km, sendo dividindo este número com os seguintes países: Afeganistão (76 km), Butão (470 km), Cazaquistão (1533 km), Coreia do Norte (1416 km), Índia (3380 km), Laos (423 km), Mianmar (2185 km), Mongólia (4677 km), Nepal (1236 km), Paquistão (523 km), Quirguistão (858 km), Rússia (3645 km), Tajiquistão (414 km) e Vietnã (1.281 km).

A precipitação na China

A China tem muitas paisagens, muito diferentes umas das outras, mas é composta principalmente por planaltos e montanhas no oeste e terras mais baixas a leste. Consequentemente, os rios principais fluem de oeste para leste (o Chang Jiang (Yangtze), o Huang He (centro-leste), o Amur (nordeste), etc.), e por vezes para sul (Rio das Pérolas, Mekong, Brahmaputra, etc.). Todos os rios desaguam no Pacífico.

A maior parte das terras aráveis da China situam-se ao longo dos dois maiores rios, o Chang Jiang (Yangtze) e o Huang He, e ambos são centros em redor dos quais se fundaram as principais civilizações antigas da China.

A leste, ao longo das costas do mar Amarelo e do mar da China Oriental, encontram-se largas planícies aluviais, densamente povoadas. A costa do mar da China Meridional é mais montanhosa e o sul da China é dominado por colinas e por cadeias montanhosas mais pequenas.

Para oeste, o norte possui uma grande planície aluvial, e o sul contém uma vasta meseta calcária, atravessada por cadeias montanhosas de elevação moderada relativamente à meseta, culminando nos Himalaias e no ponto mais elevado do país, o Monte Everest, e seus 8.848 metros. A parte noroeste também inclui planaltos elevados, entre paisagens de deserto mais árido, como o Takla-Makan e o deserto de Gobi, que se têm vindo a expandir. Devido a uma seca prolongada e talvez a más práticas agrícolas, tempestades de poeira têm-se tornado habituais na primavera na China.

Durante muitas dinastias, as fronteiras sudeste da China têm sido marcadas pelas montanhas elevadas e vales profundos do Yunnan, que separam a China moderna da Birmânia, Laos e Vietname.

O clima da China varia bastante. A zona norte (na qual se situa Pequim) tem um clima com invernos de severidade ártica. A zona central (que inclui Xangai) tem em geral um clima temperado. A zona sul (onde se situa Guangzhou) tem geralmente um clima subtropical.

As formações paleozoicas da China, excetuando apenas a parte superior do sistema carbonífero, são marinhas, enquanto que os depósitos mesozoicos e terciários são estuarinos, de água doce ou de outra origem terrestre. Grupos de cones vulcão|vulcânicos ocorrem na Grande Planície do norte da China. Nas penínsulas de Liaodong e Shandong, existem planaltos basálticos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]