Microrregião de Ouro Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ouro Preto
Unidade federativa  Minas Gerais
Microrregiões limítrofes Belo Horizonte, Itabira, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Ponte Nova e Viçosa
Área 3.146,449 km²
População 168.100 hab. est. 2006
Densidade 53,4 hab/km²
Cidade mais populosa Não disponível
PIB R$ 2.100.118.687,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 12.958,29 IBGE/2003
Igrejas de Mariana

A microrregião de Ouro Preto é uma das microrregiões do estado brasileiro de Minas Gerais pertencente à mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 168.100 habitantes e está dividida em quatro municípios. Possui uma área total de 3.146,449 km².

História[editar | editar código-fonte]

A microrregião de Ouro Preto foi o palco do nascimento de Minas Gerais. Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. A urbanização da região começou quando foi descoberto o ouro na região, fazendo com que várias pessoas migrassem para essa região.

Catedral de Nossa Senhora de Assunção em Mariana

Economia[editar | editar código-fonte]

Os municípios dessa microrregião, principalmente Ouro Preto, Mariana e Itabirito possuem uma economia de forte crescimento, sendo assim muito importante para todo o estado. A economia da região é movida principalmente pela extração de minério de ferro. O turismo também é uma importante fonte de renda para a região.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Na região ha um grande fluxo turístico. Os municípios mais visitados são Ouro Preto e Mariana. Esses municípios possuem várias igrejas de estilo barroco, além de possuirem lindas cachoeiras.

Museu da Incofidência em Ouro Preto

Municípios[editar | editar código-fonte]