Aeroporto de Arcoverde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aeroporto de Arcoverde[1]
Aeroporto
Aeroporto Airon Rios
IATA: *** - ICAO: SNAE
Características
Tipo Público
Administração Governo de Pernambuco
Serve Arcoverde, (PE) Brasil[2]
Coordenadas 8° 24' 30" S 37° 5' 17" O
Altitude 634 m (2 080 ft)
Mapa
SNAE está localizado em: Pernambuco
SNAE
Localização do aeroporto em Pernambuco
Pistas
Cabeceira(s) Comprimento Superfície
15/33 1 300  m (4 265 ft) Asfalto

O Aeroporto de Arcoverde - Airon Rios (IATA: ***ICAO: SNAE) é um aeroporto localizado na cidade de Arcoverde, no estado de Pernambuco.[2] Situado a 244 quilômetros da capital Recife.[3]

Possui a pista asfaltada de 1300x28 metros de dimensão, a cabeceira 15/33, com operação do tipo VFR Diurno/Noturno e com elevação de 634m e de Resistência/PNC do tipo 6/F/B/Y/U. O aeroporto recebe aeronaves de pequeno porte.

Atende praticamente a demanda privada da região do Sertão Pernambucano. Sua importância se deve ao comércio e ao turismo que é muito importante na cidade.

Reforma[editar | editar código-fonte]

É um dos 9 aeroportos do estado que está incluído no PDAR - Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, que receberá investimentos do Governo Federal. Serão aproximadamente 220 milhões de reais para a construção e/ou reforma dos aeroportos e/ou aeródromos.

Em 2012, o Governo Municipal investiu cerca de R$ 6 mil, de recursos próprios para a manutenção da iluminação do local, quem vez ou outra sofre com a ação de vandalismo. Em janeiro de 2014 recebeu a visita de técnicos do Banco do Brasil para realizar o estudo de viabilidade do aeroporto. Tiraram fotos, fizeram anotações, realizaram a topografia do local, além da parte ambiental.

Em maio de 2014, foi anunciado pelo ministro-chefe da aviação civil, Moreira Franco, que começariam as obras de reforma do aeroporto já no mês de junho. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, em um documento atualizado no início de junho de 2015, este aeroporto encontra-se na segunda etapa (de cinco), que é a Fase de Estudo preliminar. Ainda terá a fase do anteprojeto, da licitação e das obras, para só então inaugurar e ser aberto a aviação comercial regular. Até o final de Junho de 2017, nada aconteceu, ou seja, não houve avanços.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Airport SNAE» (em inglês). Great Circle Mapper. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  2. a b «Aeroporto de Arcoverde». Aeroportos do Brasil. Consultado em 10 de agosto de 2019 
  3. «Distância de Arcoverde a Recife». Distância Entre Cidades. Consultado em 10 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um aeroporto, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.